Parlamentares e especialistas da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL CCF) e da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPE) estiveram presentes no ato simbólico
Em homenagem ao Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, na última terça-feira (18/02), médicos e médicas da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL CCF) e da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPE), reuniram-se com parlamentares em um Ato Solene na Câmara dos Deputados. O ato foi marcado pela iluminação do Congresso Nacional na cor roxa, símbolo da campanha.
Entre os presentes estavam o atual presidente da ABORL-CCF, Dr. Leonardo Haddad, o presidente da ABOPE, Dr Rodrigo Pereira, a ex-presidente da ABOPE, Dra Melissa Avelino, e o Deputado Dr Zacharias Calil – autor do projeto de lei que instituiu a data, entre outros especialistas e apoiadores em prol de dar voz aos pacientes e suas respectivas famílias, compartilhando histórias reais que mostram o impacto dessa iniciativa.
“Nosso objetivo, além de educar, é mostrar que há caminhos para que essas crianças tenham uma vida plena, com direito ao desenvolvimento, à comunicação e à convivência social. É preciso desmistificar a traqueostomia, combatendo preconceitos e inseguranças, e garantir que as famílias tenham acesso ao suporte necessário para lidar com os desafios do dia a dia com segurança e confiança”, destaca médica otorrinolaringologista e membro da ABORL-CCF, Dra Melissa, que também é a idealizadora da campanha.
Sobre a Campanha
Instituído pela Lei 14.249/21, o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, celebrado em 18 de fevereiro, tem como objetivo ampliar a conscientização sobre as necessidades específicas desse grupo. Para marcar a data, a Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe) e a ABORL-CCF estão promovendo uma campanha especial entre os dias 17 e 22 de fevereiro, com ações presenciais e digitais.
Durante esta última semana, centros especializados, como o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, a Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, ofereceram orientações para familiares e capacitação para profissionais da área da saúde. Além disso, distribuíram materiais educativos sobre os cuidados com a traqueostomia infantil.
Nas redes sociais, a campanha está sendo divulgada nos perfis @otorrinoevoce e @abopepediatrica, trazendo vídeos informativos, depoimentos de especialistas e materiais didáticos acessíveis ao público.
Serviço
Campanha do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada
Data: 17 a 22 de fevereiro
Canais:
Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica: Instagram @abopepediatrica.
Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial: Instagram @otorrinoevoce
Manual de cuidados da criança com traqueostomia: https://abope.org.br/









Autora:
Beatriz Felicio