O Marketing 3.0 Coloca o Consumidor no Topo da Hierarquia de Mercado, Fazendo Com Que As Empresas Precisem Adaptar Suas Operações Para Manterem a Competitividade. Sob Essa Nova Orientação, é Preciso Mais do Que um Produto Funcional Para Satisfazer um Cliente
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Um dos maiores pensadores do Marketing moderno – Philip Kotler – escreveu em seu novo livro que, durante a era industrial, o Marketing dizia respeito a “vender produtos da fábrica a todas as pessoas que quisessem comprá-los”.
Os produtos eram relativamente básicos e o principal objetivo era ganhar em escala das vendas, a fim de reduzir os custos de produção. O modelo “T” de automóvel da Ford resumia bem a estratégia do Marketing 1.0; isto é, “o carro pode ser de qualquer cor, desde que seja preto”.
Mais tarde, na era da informação, surgiu o Marketing 2.0 cujo núcleo era a tecnologia da informação e, nessa época, a tarefa do Marketing já não era tão simples. Desde essa época, os consumidores passaram a ser bem informados, podendo comparar várias ofertas de produtos semelhantes e as preferências dos consumidores passaram a ser muitíssimo variadas.
Mas, a abordagem centrada no consumidor pressupunha que os clientes fossem o alvo passivo das campanhas de Marketing e, tal visão, felizmente já se tornou obsoleta.
Hoje estamos testemunhando o surgimento do Marketing 3.0; ou seja, uma era voltada para os valores. O Marketing 3.0 também visa satisfazer consumidores, mas as empresas que o praticam têm uma contribuição muito maior em termos de missões, visões e valores a apresentar ao mundo.
Na verdade, o objetivo do Marketing 3.0 é oferecer soluções para os problemas da sociedade, acreditando que os consumidores são seres humanos completos cujas outras necessidades e esperanças jamais devam ser negligenciadas. Dessa forma, o Marketing 3.0 complementa o Marketing Emocional com o Marketing do Espírito Humano.
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Em épocas de crise econômica global, o Marketing 3.0 passou a obter mais importância na vida dos consumidores, na medida em que eles são afetados pelas enormes transformações nas esferas social, econômica e ambiental.
Sendo assim, para KOTLER as empresas que praticarem o Marketing 3.0 oferecerão respostas – e esperanças – às pessoas que são afetadas por esses problemas, influenciando-as em um nível superior. Nesse contexto, as organizações que praticarem o Marketing 3.0 – afirma ele – acabarão se diferenciando por seus valores. E, em épocas de turbulência como essa que estamos vivenciando atualmente, trata-se definitivamente de um diferencial a ser considerado.