17.9 C
São Paulo
segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

A Tendência do Marketing Moderno: o Marketing 3.0

O Marketing 3.0 Coloca o Consumidor no Topo da Hierarquia de Mercado, Fazendo Com Que As Empresas Precisem Adaptar Suas Operações Para Manterem a Competitividade. Sob Essa Nova Orientação, é Preciso Mais do Que um Produto Funcional Para Satisfazer um Cliente

Um dos maiores pensadores do Marketing moderno – Philip Kotler – escreveu em seu novo livro que, durante a era industrial, o Marketing dizia respeito a “vender produtos da fábrica a todas as pessoas que quisessem comprá-los”.

Os produtos eram relativamente básicos e o principal objetivo era ganhar em escala das vendas, a fim de reduzir os custos de produção. O modelo “T” de automóvel da Ford resumia bem a estratégia do Marketing 1.0; isto é, “o carro pode ser de qualquer cor, desde que seja preto”.

Mais tarde, na era da informação, surgiu o Marketing 2.0 cujo núcleo era a tecnologia da informação e, nessa época, a tarefa do Marketing já não era tão simples. Desde essa época, os consumidores passaram a ser bem informados, podendo comparar várias ofertas de produtos semelhantes e as preferências dos consumidores passaram a ser muitíssimo variadas.

Mas, a abordagem centrada no consumidor pressupunha que os clientes fossem o alvo passivo das campanhas de Marketing e, tal visão, felizmente já se tornou obsoleta.

Hoje estamos testemunhando o surgimento do Marketing 3.0; ou seja, uma era voltada para os valores. O Marketing 3.0 também visa satisfazer consumidores, mas as empresas que o praticam têm uma contribuição muito maior em termos de missões, visões e valores a apresentar ao mundo.

Na verdade, o objetivo do Marketing 3.0 é oferecer soluções para os problemas da sociedade, acreditando que os consumidores são seres humanos completos cujas outras necessidades e esperanças jamais devam ser negligenciadas. Dessa forma, o Marketing 3.0 complementa o Marketing Emocional com o Marketing do Espírito Humano.

Em épocas de crise econômica global, o Marketing 3.0 passou a obter mais importância na vida dos consumidores, na medida em que eles são afetados pelas enormes transformações nas esferas social, econômica e ambiental.

Sendo assim, para KOTLER as empresas que praticarem o Marketing 3.0 oferecerão respostas – e esperanças – às pessoas que são afetadas por esses problemas, influenciando-as em um nível superior. Nesse contexto, as organizações que praticarem o Marketing 3.0 – afirma ele – acabarão se diferenciando por seus valores. E, em épocas de turbulência como essa que estamos vivenciando atualmente, trata-se definitivamente de um diferencial a ser considerado.

https://www.facebook.com/juliocesar.s.santos

Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Imagem em Destaque

Leia mais

Patrocínio

Genebra Seguros
Bristol