Entre janeiro e agosto, seguro fiança locatícia cresceu 25,7%, destacando-se pela praticidade, segurança e facilidade na locação sem fiador.
Entre janeiro e agosto de 2024 o setor de seguro fiança locatícia cresceu em 25,7%, se comparado ao mesmo período de 2023. Estima-se que esse crescimento ocorreu devido a uma série de fatores, tais como o crescimento do mercado de locação, simplicidade e praticidade na contratação, percepção de segurança, personalização das apólices e um ambiente econômico desafiador. Essa modalidade de seguro tem se expandido de modo significativo, facilitando a locação de imóveis àqueles que não possuem um fiador.
O que é seguro fiança locatícia
Ao alugar um imóvel, é necessário haver uma garantia de pagamento, algo que comprove que o inquilino arcará com seus compromissos financeiros. A Lei do Inquilinato prevê quatro possibilidades: caução, fiança bancária, seguro fiança locatícia e título de capitalização.
Laura Arruda, especialista em Fiança Locatícia na Genebra Seguros, afirma que “o seguro fiança locatícia é uma solução estratégica que traz benefícios importantes para proprietários de imóveis e imobiliárias, promovendo segurança, agilidade e eficiência no processo de locação.” Ele se apresenta como uma alternativa prática e fácil, visto que pode ser personalizada conforme as necessidades do contratante e possui rápida contratação.Esse produto oferece coberturas que garantem segurança financeira para locadores em casos de inadimplência ou outros riscos relativos a contratos de locação. Suas coberturas podem incluir:
- Aluguel em atraso;
- Despesas acessórias;
- Danos ao imóvel;
- Multas contratuais;
- Pintura ou reparos ao final do contrato;
- Honorários advocatícios e despesas jurídicas;
- Taxa de condomínio em atraso.
O crescimento do setor
De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em 2023, as vendas de imóveis residenciais novos registraram um aumento de 32,6% em relação a 2022. Ademais, em São Paulo, vendas e lançamentos de imóveis obtiveram um aumento considerável em agosto deste ano. Enquanto as vendas subiram 21,4%, os lançamentos cresceram 42%, se comparado ao mesmo período no ano anterior.
Nas palavras de Laura, “o seguro fiança locatícia tem se consolidado como uma alternativa prática e segura para garantir o cumprimento das obrigações contratuais, substituindo opções tradicionais como fiadores ou cauções.” Ela acrescenta ainda que “um aumento no número de locações residenciais e comerciais pode ter contribuído para o fortalecimento dessa modalidade, especialmente em um contexto de recuperação econômica ou migração para centros urbanos”.
Quanto à facilidade de contratação, o que também contribui para o crescimento do setor, a especialista afirma que “muitas seguradoras têm oferecido soluções mais personalizadas, preços competitivos e maior flexibilidade nas condições, o que facilita a adesão ao seguro fiança locatícia”.
Como contratar esse produto
Em suma, o seguro fiança locatícia é uma solução prática e segura para locadores e inquilinos, garantindo o pagamento do aluguel em caso de inadimplência. Ele elimina a necessidade de fiador, agilizando a locação e proporcionando mais confiança entre as partes. Além disso, é uma alternativa que contribui para a profissionalização do mercado imobiliário, oferecendo proteção jurídica e financeira.
Para contratá-lo, basta contatar uma seguradora especializada e fazer uma cotação gratuita. Após o envio de alguns documentos e uma análise do perfil do contratante, será enviada uma proposta segundo suas necessidades.