23 C
São Paulo
terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Como Organizar a Gestão de Um Projeto

Quais São as Etapas Que Compõem o Ciclo de Vida de Um Projeto? Que Áreas do Conhecimento São Consideradas na Organização de Um Projeto?

Quando for implantar seus projetos, o Gerente de Projetos da empresa precisa estar atento a alguns aspectos, tais como:

1º) Ciclo de Vida – É um conjunto de atividades que caracterizam a sequência de desenvolvimento do projeto, organizadas em fases e etapas. A árvore – por exemplo – passa por várias fases e etapas como um projeto e, dessa forma, podemos dizer que todos os projetos possuem um ciclo de vida. Ou seja, nascimento, maturidade, velhice e morte.

2º) Processos – Essas etapas acima são chamadas de “processo no gerenciamento de projetos”. As etapas estão ligadas umas às outras e os processos do gerenciamento de projetos também. Podemos dizer que processos são conjuntos de ações ou atividades inter-relacionadas, para criar um produto ou serviço específico.

3º) Processos de Gerenciamento de Projetos

Em gerenciamento de projetos, temos:

  • Nascimento = iniciação ou concepção
  • Adolescência = planejamento
  • Maturidade = execução
  • Velhice = Monitoramento e controle
  • Morte = encerramento.

OBSERVAÇÃO: Toda organização que trabalha com projetos possui uma metodologia à qual se adapta melhor e: (a) estabelece que os processos sejam executados ao longo do ciclo de vida; (b) estabelece que os projetos possuam um ciclo de vida.

A formalização dos processos ao longo do ciclo de vida permite que a organização administre seus projetos considerando sempre as suas características internas. Pode-se traduzir isso da seguinte forma:

  • Ciclo de vida é formado por processos;
  • Os processos são: processos de iniciação; processos de planejamento; processos de execução; processos de monitoramento e controle; processos de encerramento; e que
  • O inter-relacionamento desses processos permite um bom gerenciamento de projetos.

4º) Áreas de Conhecimento – o relacionamento dos processos é igual ao ciclo do PDCA, ou seja, planejamos, desenvolvemos, checamos e corrigimos as falhas. Segundo o PMBOK, temos nove (9) áreas de conhecimento que nos ajudam na gestão de projetos:

  1. Gerenciamento de Integração – processos que garantem que os diversos elementos do projeto estão apropriadamente coordenados. Consiste do desenvolvimento do plano de projeto, execução do plano e controle de mudanças.
  2. Gerenciamento de Escopo – processos necessários para garantir que o projeto inclui todo o trabalho requerido, e somente o trabalho requerido, para que seja completado com sucesso. Consiste da iniciação do projeto, planejamento de escopo, definição de escopo, verificação de escopo e controle de mudança do escopo.
  3. Gerenciamento do Tempo – processos que garantem que o projeto seja concluído no tempo correto. Consiste de definição das atividades, sequenciamento de atividades, estimativas de duração de atividades, criação do cronograma e controle do cronograma.
  4. Gerenciamento de Custo – processos necessários para garantir que o projeto seja completado dentro do orçamento aprovado. Consiste de planejamento de recursos, estimativa de custos, definição de orçamento e controle de custos.
  5. Gerenciamento da Qualidade – processos necessários para que o projeto satisfaça as necessidades para as quais foi criado. Consiste do planejamento, asseguramento e controle da qualidade.
  6. Gerenciamento de Recursos Humanos – processos para garantir o uso mais eficiente das pessoas envolvidas no projeto. Consiste de planejamento organizacional, bem como de formação e desenvolvimento da equipe.
  7. Gerenciamento de Comunicações – processos necessários para que a informação do projeto seja gerada, coletada, disseminada, armazenada e/ou descartada da forma correta. Consiste de planejamento da comunicação, distribuição da informação, relatórios de desempenho e fechamento administrativo.
  8. Gerenciamento de Risco – processos que identificam, analisam e respondem aos riscos do projeto. Consiste de identificação de riscos, quantificação e qualificação de riscos e desenvolvimento e controle da resposta aos riscos.
  9. Gerenciamento de Aquisições – processos necessários para a aquisição de bens e serviços de terceiros. Consiste de planejamento de aquisições, planejamento de solicitações, seleção dos fornecedores, administração de contratos e fechamento de contratos.

https://www.facebook.com/juliocesar.s.santos

Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Imagem em Destaque

Leia mais

Patrocínio

Genebra Seguros
Bristol