Quais São as Etapas Que Compõem o Ciclo de Vida de Um Projeto? Que Áreas do Conhecimento São Consideradas na Organização de Um Projeto?
Quando for implantar seus projetos, o Gerente de Projetos da empresa precisa estar atento a alguns aspectos, tais como:
1º) Ciclo de Vida – É um conjunto de atividades que caracterizam a sequência de desenvolvimento do projeto, organizadas em fases e etapas. A árvore – por exemplo – passa por várias fases e etapas como um projeto e, dessa forma, podemos dizer que todos os projetos possuem um ciclo de vida. Ou seja, nascimento, maturidade, velhice e morte.
2º) Processos – Essas etapas acima são chamadas de “processo no gerenciamento de projetos”. As etapas estão ligadas umas às outras e os processos do gerenciamento de projetos também. Podemos dizer que processos são conjuntos de ações ou atividades inter-relacionadas, para criar um produto ou serviço específico.
3º) Processos de Gerenciamento de Projetos
Em gerenciamento de projetos, temos:
- Nascimento = iniciação ou concepção
- Adolescência = planejamento
- Maturidade = execução
- Velhice = Monitoramento e controle
- Morte = encerramento.
OBSERVAÇÃO: Toda organização que trabalha com projetos possui uma metodologia à qual se adapta melhor e: (a) estabelece que os processos sejam executados ao longo do ciclo de vida; (b) estabelece que os projetos possuam um ciclo de vida.
A formalização dos processos ao longo do ciclo de vida permite que a organização administre seus projetos considerando sempre as suas características internas. Pode-se traduzir isso da seguinte forma:
- Ciclo de vida é formado por processos;
- Os processos são: processos de iniciação; processos de planejamento; processos de execução; processos de monitoramento e controle; processos de encerramento; e que
- O inter-relacionamento desses processos permite um bom gerenciamento de projetos.
4º) Áreas de Conhecimento – o relacionamento dos processos é igual ao ciclo do PDCA, ou seja, planejamos, desenvolvemos, checamos e corrigimos as falhas. Segundo o PMBOK, temos nove (9) áreas de conhecimento que nos ajudam na gestão de projetos:
- Gerenciamento de Integração – processos que garantem que os diversos elementos do projeto estão apropriadamente coordenados. Consiste do desenvolvimento do plano de projeto, execução do plano e controle de mudanças.
- Gerenciamento de Escopo – processos necessários para garantir que o projeto inclui todo o trabalho requerido, e somente o trabalho requerido, para que seja completado com sucesso. Consiste da iniciação do projeto, planejamento de escopo, definição de escopo, verificação de escopo e controle de mudança do escopo.
- Gerenciamento do Tempo – processos que garantem que o projeto seja concluído no tempo correto. Consiste de definição das atividades, sequenciamento de atividades, estimativas de duração de atividades, criação do cronograma e controle do cronograma.
- Gerenciamento de Custo – processos necessários para garantir que o projeto seja completado dentro do orçamento aprovado. Consiste de planejamento de recursos, estimativa de custos, definição de orçamento e controle de custos.
- Gerenciamento da Qualidade – processos necessários para que o projeto satisfaça as necessidades para as quais foi criado. Consiste do planejamento, asseguramento e controle da qualidade.
- Gerenciamento de Recursos Humanos – processos para garantir o uso mais eficiente das pessoas envolvidas no projeto. Consiste de planejamento organizacional, bem como de formação e desenvolvimento da equipe.
- Gerenciamento de Comunicações – processos necessários para que a informação do projeto seja gerada, coletada, disseminada, armazenada e/ou descartada da forma correta. Consiste de planejamento da comunicação, distribuição da informação, relatórios de desempenho e fechamento administrativo.
- Gerenciamento de Risco – processos que identificam, analisam e respondem aos riscos do projeto. Consiste de identificação de riscos, quantificação e qualificação de riscos e desenvolvimento e controle da resposta aos riscos.
- Gerenciamento de Aquisições – processos necessários para a aquisição de bens e serviços de terceiros. Consiste de planejamento de aquisições, planejamento de solicitações, seleção dos fornecedores, administração de contratos e fechamento de contratos.