19.4 C
São Paulo
domingo, 25 de janeiro de 2026

ESQUERDA X DIREITA

Como Nasceu o Conceito de Esquerda e Direita Política? Qual é a Síntese do Pensamento Esquerdista? Como se Construiu o Pensamento de Direita?

Reza a lenda que a origem da divisão do campo político entre esquerda e direita –  assim como muitas outras coisas das sociedades contemporâneas –  data da época da Revolução Francesa quando, durante as assembleias, os revolucionários dividiam-se nas salas.

À direita, ficava o grupo que defendia – entre outras pautas – o rompimento com o Absolutismo e o fim das estruturas do antigo regime, tudo sob um viés estritamente liberal. Eles falavam da organização dos poderes, uma menor interferência do Estado sobre a economia, mas pouco falavam da ampliação de direitos para toda a sociedade.

Do outro lado do espaço onde acontecia a assembleia – à esquerda – ficavam aqueles que, além das propostas de ruptura com a monarquia, tentavam incorporar demandas sociais às suas propostas políticas.

Mas, foi preciso muito “corpo teórico” e importantes acontecimentos históricos desde então para moldar o pensamento político, da forma como conhecemos hoje. Afinal, ninguém dormiu sem posicionamento político antes da Revolução Francesa e acordou “de esquerda” ou “de direita”, da forma como conhecemos hoje.

A teoria que ajudou a consolidar o pensamento de esquerda e direita veio um tempo depois da Revolução Francesa – por volta do século 19 – e, entre os importantes pensadores da esquerda deste período, estão Karl Marx, Friedrich Engels e Mikhail Bakunin.

Já entre os pensadores que moldaram a teoria de direita estão Edmund Burke, Alexis de Tocqueville e Thomas Carlyle – todos autores que terão muita influência sobre aquilo que vai se apresentar como ideias mais à direita – pelo menos no século 19.

O grande acontecimento histórico que, depois da Revolução Francesa, consolidou o ideal de esquerda foi a Revolução Russa, pois a partir dela ficou explícito mundialmente o que significaria uma revolução de esquerda. Em um primeiro momento, além de ser orientada a partir do pensamento de Marx e Engels, na Revolução Russa surgiram as teorias de Lênin que deram um acabamento mais empírico para esse tipo de pensamento.

O pensamento mais à direita foi construído, ao longo do tempo, centrado na figura do indivíduo e de suas liberdades. Ele prega que a sociedade será tanto melhor se as pessoas tiverem ampla liberdade e tomarem suas decisões individualmente – principalmente no campo econômico.

Pessoas desse campo político tendem a acreditar que cabe ao indivíduo solucionar os próprios problemas com interferência inexistente – ou mínima do Estado. Já o pensamento à esquerda moldou-se sob a ideia de coletividade e de intervenção do Estado, especialmente a fim de minimizar as diferenças socioeconômicas que nos foram impostas pelo capitalismo.

https://www.facebook.com/juliocesar.s.santos

Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Imagem em Destaque

Leia mais

Patrocínio

Genebra Seguros
Bristol