23.3 C
São Paulo
quarta-feira, 19 de junho de 2024

Literatura, arroz e relações complicadas

Rihanna não conheceu o pai e sua mãe morreu jovem, atacada por Pitbulls. Beyoncé viveu no luxo até que sua família caiu em desgraça e faliu. Ludmila morou num Brechó, entre um Sebo de obras clássicas e uma lanchonete. Quando a família ia aumentar, o lugar virou estacionamento e ela teve de sair. Mais perdidas que cego na rotatória, as 3 foram parar na pacata e deteriorada Vila Brasil, com 8 mini casas. Tinham comida, um cantinho para dormir, mas não se bicavam. 

Uma viúva herdou a Vila Brasil e a transformou na Pensão da Dona Nena. Na juventude, assistia comédias românticas, dançava e ouvia Beatles, Cauby e Rolling Stones. Hoje, com vista fraca e artrose, não assiste nada, não dança e ouve só zumbidos na cabeça.

A casa 8 é “micada”, no jargão pensionista, e ninguém para muito tempo lá, seja por intriga, inadimplência ou morte. Quando alguém ocupa a casa 8, todos apostam quanto tempo vai durar. Quem curte as apostas é a bisbilhoteira Anitta, moradora mais antiga da pensão, que intermediou a paz entre Rihanna, Beyoncé e Ludmila.

Novos moradores ocuparam a casa 8 e o terror se instalou. Nonô, com caspa até no bigode e perda auditiva, irrita os vizinhos com rádio e TV em alto volume. Átila e Nero, sarados e brutos, não dão sossego a Rihanna e Beyoncé, que só saem de casa quando eles dormem e Anitta dá o alerta de pátio livre. Nonô era Assessor Político em Brasília, especialista em inventar soluções equivocadas para problemas inexistentes. Foi pego na Lava Jato, fez acordo, devolveu parte da propina e aposentou-se. Hoje, palpita em briga de galo e na vida alheia.

Não demorou para Átila e Nero se desentenderem com moto-entregadores. Foram apreendidos, mas no dia seguinte Nonô, com amigos influentes, conseguiu liberar. Anitta selou a paz entre os rapazes e as meninas: ou essa briga fica mais interessante, ou acaba agora! Deu certo.

  • O que vocês dois querem da vida? – perguntou Rihanna, uma felina Sem Raça Definida. 
  • Queremos apenas ser fiéis ao nosso cuidador – respondeu Nero, um dos Dobermann mestiços.
  • Cuidador? Tem certeza? – perguntou Anitta, papagaia crítica e afetada.

Ao contrário de Beyoncé, Angorá de família rica, Rihanna nunca teve donos ou cuidadores. Átila e Nero também não, pois segundo Anitta, eles não têm plano veterinário, não vão ao Pet Care e nem comem ração balanceada. É só angu, sobras de pizza e ossos. Para humanos, é inaceitável morrer sem sofrimento, mas Pet com cuidador é bem tratado. Quando tem doença terminal, é anestesiado e parte sem sofrer. Ninguém quer ver Pet sofrer. De que adianta mudar o nome, de dono para cuidador, se não cuidam?

  • Shakespeare diria: Você pode chamar uma rosa por qualquer outro nome que isso não lhe tira a beleza ou perfume – falou Ludmila, que acompanhava a conversa fora da toca.
  • Olha! Uma ratazana gigante – gritou Átila assustado. Vocês não vão pegá-la?
  • Nada disso – falou Beyoncé. Ludmila é nossa amiga, mãe de 5 pirralhos e está prenhe de novo. É muito culta. Era vizinha de um Sebo, leu toda a obra de Shakespeare e conta histórias lindas!

Os cães aceitaram Ludmila. Passam o tempo fofocando sobre os humanos, com mediação da tagarela Anitta. Tudo corria bem até que um dia, Ministério Público, Ibama, Receita Federal e Controle de Zoonoses baixaram na Vila. Rihanna e Beyoncé escalaram o muro e viram Anitta ser apreendida. A família de Ludmila tentou fugir, foram perseguidos e exterminados. Dona Nena foi autuada pela Receita Federal e terá de vender uma casa para saldar o débito com o Leão. Tudo por causa de uma denúncia anônima, provavelmente feita pelo Assessor Político pilantra!

Anistiado, Nonô entregou os cães para adoção e voltou para Brasília para coordenar a operação de importação de arroz por empresas de amigos, nanicas e sem tradição. O trambiqueiro sabe dar ares de legalidade ao negócio, mediante uma boa propina, claro. Rihanna lembrou:

  • Se Ludmila estivesse aqui, citaria Abraham Lincoln: “Quer conhecer o caráter de um homem, dê-lhe poder”. Mas ela partiu. Anitta, que falava verdades inconvenientes, foi apreendida e silenciada. Dona Nena, doente e sem qualquer auxílio público, caiu na malha fina.
  • Sempre fomos fiéis ao Nonô – disse Átila – e quando ele ganhou poder, nos abandonou e entregou para adoção. Agora todos teremos de nos mudar!
  • Todos, não. Só vocês, cães fiéis de inquilino safado. Nós ficamos. Somos gatas da senhoria.

Por texto psicografado, Ludmila filosofou: Gato é fiel à casa e cão ao cuidador, que nem sempre cuida. Nomeados passam, carreiristas ficam. Quem fala o que pensa, acaba preso. Alegria de pobre é impossível. De que adianta ter estudo se não tiver bons contatos. Quem tem padrinho não morre pagão. Aos amigos, tudo; aos inimigos, nada; aos demais, a lei. É triste ver o justo ser julgado pela cartilha dos injustos. Certos crimes compensam. Para quem fica, vida que segue. Fui!

Laerte Temple
Laerte Temple
Administrador, advogado, mestre, doutor, professor universitário aposentado. Autor de Humor na Quarentena (Kindle) e Todos a Bordo (Kindle)

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio