Segundo episódio do MCast explica a modularização da jurimetria
Lançado em dezembro de 2023, a nova fase do MCast – o podcast do Mandaliti – está acessível em todas as principais plataformas de streaming. Esta nova fase tem como destaque a introdução de uma inovadora abordagem de jurimetria. Segmentada de forma modular e abordando as principais dores das operações jurídicas, a nova abordagem do MCast busca aumentar a eficiência e objetividade na resolução de problemas dos clientes.
No segundo episódio, que está no ar, Marina Cury, gerente jurídica do Mandaliti e especialista em jurimetria, vai comentar sobre a importância da modularização da jurimetria por meio da segmentação dos dados, de acordo com as necessidades da informação.
“A transformação da jurimetria em formato modular, conforme as exigências do cliente, proporciona um trabalho mais focado e direcionado. Essa abordagem não apenas melhora a gestão dos processos, mas também fortalece a sua defesa. Ao se aprofundar nos módulos necessários, identificando a causa raiz, por exemplo, é possível compreender melhor as dores do cliente e desenvolver estratégias mais eficazes”, explica Marina.
Segundo a gerente, em um exemplo prático, ao analisar a carteira de um grande banco com uma ampla capilaridade, é possível identificar as causas raiz dos processos judiciais perdidos. Ao segmentar a carteira e examinar as ações com maior perda, é viável entender os motivos que levaram os autores a acionarem o banco. Nesse sentido, a jurimetria e a organização dos dados proporcionam ao departamento jurídico informações focadas e eficientes, resultando em estratégias mais direcionadas para solucionar ou defender eficazmente os problemas.
Já no módulo de subsídios, por exemplo, pode-se avaliar a efetividade das provas apresentadas nas defesas e verificar se esses documentos, testemunhos e perícias contribuem de fato para o resultado das ações. Isto porque a qualidade destes é determinante para obter decisões favoráveis. Em outro cenário, como o de uma seguradora, a análise do material juntado ao processo pode revelar a falta de clareza e transparência nas cláusulas contratuais. E, ao identificar essas fragilidades, é possível realizar os ajustes necessários para aumentar as chances de sucesso nas defesas.
Por fim, ao aplicar o módulo de parte ofensora, identificam-se padrões de comportamento de advogados que entram com ações em massa, avaliando reiterados ajuizamentos e identificando possíveis fraudes. “Nesse sentido, a análise modular e mais aprofundada permite traçar planos para evitar práticas predatórias no judiciário, beneficiando tanto os departamentos jurídicos quanto os escritórios de advocacia na defesa dos interesses de seus clientes”, finaliza Cury.
O segundo episódio da nova temporada do MCast está disponível pelo Spotify, YouTube, além dos principais canais de streaming. E pode ser acessada pelo link: https://open.spotify.com/show/0lMxRgbSuaCLosK84btM2P.