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quinta-feira, 14 de novembro de 2024

As Ações de Promoção de Vendas e o Seu Contexto na Internet

Que Ações Estratégicas o Marketing Digital Possibilita às Organizações? Quais as Principais Ferramentas de Promoções de Marketing Que Podem Ser Utilizadas Pelas Empresas?

Com o advento da internet o Marketing Digital surgiu pela mobilização da imersão na cultura digital associada aos acessos a diferentes ferramentas, como os e-mails, as redes sociais e as páginas conectadas. Então, pode-se afirmar que o Marketing Digital possibilita a interação on-line entre uma corporação / organização e múltiplos consumidores. O Marketing Digital possui ações estratégias de merchandising e Cruz et al. (2014, p. 5-6) destaca que possui princípios essenciais chamados de os 8Ps.

  • 1º P, de Pesquisa: Envolve a questão de a empresa buscar fatos sobre seu consumidor, como hábitos, preferências etc.
  • 2º P, de Planejamento: Nessa fase as informações, levantadas com a pesquisa sobre o consumidor, são usadas para a elaboração de estratégias de marketing, como por exemplo, a criação de websites.
  • 3º P, de Produção: Envolve a produção e execução das ações elaboradas no planejamento.
  • 4º P, de Publicação: Envolve o conteúdo que será disponibilizado pela empresa para o consumidor no mercado.
  • 5º P, de Promoção: Está relacionado à criação de campanhas, hotsites promocionais, entre outros.
  • 6º P, de Propagação: Está relacionado ao trabalho envolvendo redes sociais, fóruns, blogs que possibilitam a propagação do conteúdo da empresa de consumidor para consumidor.
  • 7º P, de Personificação: Envolve o relacionamento com o cliente, utilizando e-mail e redes sociais para fidelizar o mesmo, e consequentemente, divulgar as promoções da empresa.
  • 8º P, de Precisão: Consiste na mensuração dos resultados obtidos através da utilização do marketing digital pela empresa.

O comércio eletrônico (ou e-commerce) é a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, dependente de tecnologias e informação e comunicação (CRUZ et al., 2014, p. 6). Vejamos a seguir que tipos de promoções podem ser feitas por meio do Marketing Digital.

Tipos de Promoções

Kotler e Keller ([1]) explicam que as ações (métodos e recursos) de promoções de vendas incluem uma variedade de incentivos de curto prazo para estimular a experimentação ou a compra de um produto ou serviço. Com o objetivo de aumentar o volume de vendas de um produto/serviço durante um período determinado. Conforme os autores acima, as principais ferramentas ou técnicas de promoções de marketing podem ser:

  • Amostras: São produtos ou serviços oferecidos visando à experimentação. Por exemplo: oferecer café ou suco aos clientes em supermercados.
  • Cupons: São comprovantes que garantem aos consumidores um desconto na compra de um produto específico.
  • Ofertas de Devolução de Dinheiro ou Reembolso: São comprovantes semelhantes aos cupons, porém a redução de preço acontece depois da compra, e não na loja.
  • Pacotes Promocionais ou Descontos Promocionais: Oferecem aos consumidores descontos sobre os preços normais do produto.
  • Brindes: São mercadorias oferecidas gratuitamente ou a baixo custo como um incentivo à compra de determinado produto.
  • Brindes Promocionais: São produtos úteis usados no cotidiano com o nome do anunciante impresso, oferecidos como presente aos consumidores. A diferença dos brindes para os brindes promocionais é que no segundo, além de agradar ao consumidor, a empresa ainda tem a vantagem de exibir a marca por meio do brinde.

Além dessas ferramentas encontramos:

  • Promoções nos pontos de venda que incluem colocação de displays (imagens em telas de TV, por exemplo) e demonstrações nos pontos de compras.
  • Concursos, sorteio e jogos que possibilitam ao consumidor a chance de ganhar alguma coisa, como dinheiro vivo, viagem ou mercadorias, por sorte ou por esforço extra.
  • Recompensas pela fidelidade que são quantias ou outros prêmios oferecidos pelo uso constante dos produtos e serviços de determinada empresa.

É importante destacar que essas técnicas de promoções podem ser realizadas por contato em meios digitais: e-mails, redes sociais, comércio eletrônico, dentre outros.


([1])  KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. “Administração de Marketing”. Pearson Education, São Paulo, 2006

https://www.facebook.com/juliocesar.s.santos

Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

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