16.6 C
São Paulo
quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Telecom: CAP24 debate impacto da IA nos negócios

O palestrante Arthur Igreja subiu ao palco da plenária do Congresso Apronet de Provedores (CAP24), realizado em Santa Catarina, com o propósito de conversar com os presentes sobre o uso de inteligência artificial nos negócios. Na plateia, centenas de profissionais ligados ao segmento telecom, com destaque para provedores de pequeno e médio porte, ouviram atentamente as projeções de Arthur – mestre em Administração e especialista em Tecnologia, Inovação e Tendências.

No evento, promovido pela Associação Catarinense de Provedores de Internet (Apronet), Arthur Igreja destacou que a tecnologia deve ser usada para melhorar a performance dos negócios – que seguirão atuando em suas áreas, mas de maneira diferente. “É preciso adotar a inteligência artificial como aliada, e não achar que ela significa o fim. Com a IA, é possível atingir resultados mais expressivos. Algo que demoraria muito tempo para ser executado pode ser resolvido em poucos segundos com o suporte dos algoritmos, por exemplo”, explicou Igreja.

Explorando casos de sucesso de gigantes como Amazon e Alaska Airlines, que têm a inovação no centro de suas operações, Arthur Igreja deu exemplos de como empresas telecom de qualquer porte podem adotar tecnologias de IA em suas rotinas. “Com o comando certo, a IA é capaz de estudar todos os feedbacks de clientes e pontuar pontos de melhoria em produtos e serviços. A IA consegue estruturar um script de vendas eficiente com base nas objeções mais levantadas por seus clientes, mapeadas nos contatos comerciais. Desenvolvedores podem usar a IA para programar. Aplicações não faltam”, disse o especialista.

Arthur citou também ferramentas como o Chat GPT, o Duet AI no Google Meet, além de extensões que agregam mais inteligência nas rotinas em empresas. “Aquela história de fazer anotações durante reuniões, ou de perder algo importante, cai por terra quando se tem uma IA como o Duet fazendo registros da reunião, pontuando os temas falados, trazendo os destaques. A única questão é não esquecer de ativar o Duet quando começar uma reunião”, brincou o palestrante.

Setor aposta em IA

Marcel Zamboni, sócio e diretor de desenvolvimento de negócios da VSB International, acredita que a IA pode melhorar a eficiência das redes e a qualidade nos serviços prestados, permitindo aos provedores oferecer melhores opções de expansão, seja com redes próprias ou com o uso da rede de sistemas.

“Hoje, na VSB, já temos sistemas como o SGIC, capaz de analisar em segundos e apresentar aos usuários diversas opções para atendimento de conectividade em qualquer localidade, considerando não apenas o custo, mas uma série de fatores como qualidade de atendimento de cada fornecedor de infraestrutura”, explica o executivo, que completa dizendo que o futuro da IA no setor de telecomunicações tende a ser muito próspero, sobretudo no que tange à experiência dos clientes.

Sobre o palestrante

Arthur Igreja é mestre em Administração e especialista em Tecnologia, Inovação e Tendências. Três vezes palestrante na TEDx, uma das conferências mais importantes e inovadoras do mundo nas áreas de tecnologia, entretenimento e design, Arthur também é mestre em Negócios Internacionais pela Universidade Georgetown (nos Estados Unidos) e autor dos livros “Conveniência é o Nome do Negócio” e “Rock in Rio: a Arte de Sonhar e Fazer Acontecer”.

Sobre o CAP24

O CAP – Congresso Apronet de Provedores, é um evento, promovido pela Associação Catarinense de Provedores de Internet (Apronet), que reúne provedores de internet e empresas relacionadas para promover o intercâmbio de conhecimento, experiências e tecnologias, além de debates sobre assuntos pertinentes ao setor. Durante o congresso, também são apresentadas as novidades do setor, discussões sobre temas relevantes, novas tendências e soluções para problemas comuns.

O Congresso Apronet de Provedores foi criado com o objetivo de incentivar a troca de experiências e conhecimentos entre provedores de internet e empresas relacionadas. Desde então, o CAP cresceu e se expandiu, tornando-se um importante evento para o setor.

Autora:

Grayce Rodrigues

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio