17.2 C
São Paulo
quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Dia mundial de combate ao câncer: rastreamento e acompanhamento por equipe multidisciplinar

Neste domingo, 04 de fevereiro, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi instituída para alertar sobre a segunda causa de morte no mundo com ações de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), na última década a incidência da doença aumentou em 20% e são esperados, para até 2030, mais de 25 milhões de novos casos.  

A doença ocorre pelo crescimento desordenado de células, ocasionando a formação de tumores. Pode aparecer em diversas partes do corpo e atingir todas as faixas etárias. Dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA revelam que o tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).  

Diante de tantas dúvidas sobre a doença e das possibilidades de prevenção, cada vez mais se faz necessário a contribuição de equipes multidisciplinares para diagnóstico precoce e tratamento do câncer. Consolidadas como estabelecimentos de saúde desde uma mudança na legislação em 2014, as farmácias representam o fácil acesso para informações sobre sintomas, testes de triagem para algumas doenças, entre elas alguns tipos de câncer, encaminhamento para especialista médico e acompanhamento de tratamento medicamentoso. 

Pesquisas mostram que o câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e alterações genéticas). Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas.

Para um dos tipos de câncer mais frequente em homens, o câncer de próstata, a triagem precoce pode ser feita nas farmácias e as chances de cura chegam a 90%, quando diagnosticado no início. O teste de Antígeno Prostático Específico (PSA) – exame de sangue que identifica uma substância produzida pela próstata – é realizado para rastrear possíveis problemas neste órgão. Lembramos que nem toda alteração neste exame é indicativa de câncer, sendo que outras condições de saúde também podem causar alterações na produção do PSA.

“Os exames feitos nas farmácias vêm para somar e facilitar a jornada de saúde do paciente. No caso da dosagem de PSA, é importante o monitoramento anual para homens a partir dos 45 anos. O teste é rápido e seguro, realizado por meio de um compacto equipamento laboratorial, com algumas gotas de sangue coletadas da ponta do dedo, o resultado fica pronto em apenas 15 minutos após a coleta”, explica a gerente de Suporte Técnico Farmacêutico da Rede de Farmácias São João, Nicole Fernandes de Lima.

Outro exame preventivo que pode ser feito nas farmácias é o de TSH, feito com a coleta de algumas gotas de sangue da ponta do dedo. O exame permite avaliar a produção hormonal da tireoide e o diagnóstico precoce de problemas nessa glândula, para ajudar na detecção do câncer de tireoide, um dos tipos de tumor frequente nas mulheres brasileiras. Esse exame pode ser feito para avaliar a função da tireoide, assim como em casos em que se identifica aumento da tireoide ou sintomas clínicos como: cansaço, ganho de peso, fraqueza muscular, que são sintomas observados em casos de hipotireoidismo, uma condição muito frequente em mulheres e que pode ser tratada com medicamentos.

Os exames são realizados em salas confortáveis e acolhedoras nas filiais da São João. A atuação farmacêutica em prol da saúde da população, combinada com a evolução dos equipamentos e o surgimento de novos testes rápidos, permite um processo de triagem e direcionamento cada vez mais assertivo, com segurança e praticidade. 

Para todos os tipos de câncer, a orientação do Ministério da Saúde é a realização de exames preventivos conforme fatores de risco e faixa etária. Além disso, a prevenção do câncer está ligada aos hábitos saudáveis como: manter uma alimentação equilibrada, atividade física regular, peso ideal, controle da pressão arterial, diabetes, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Casos em crianças e adolescentes

O INCA estima 7.930 novos casos de câncer em crianças e adolescentes, para cada ano até 2025. De acordo com o médico responsável pelo Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo/RS, Dr. Pablo Santiago, até os 19 anos existem dois períodos principais de ocorrência do câncer.

“No primeiro, de zero aos 10 anos, as principais neoplasias são as leucemias agudas, em segundo lugar os tumores do sistema nervoso central e em terceiro lugar o neuroblastoma, que é um tumor suprarrenal. Após, dos 10 aos 19 anos, a prevalência é o linfoma de Hodgkin, em segundo lugar os tumores gonadais (testiculares e ovarianos), terceiro lugar os tumores do sistema nervoso central e tumores ósseos na fase do estirão da puberdade”, explica o oncologista.

O Centro Oncológico Infantojuvenil é referência para uma população de mais de 2 milhões de habitantes, de 226 municípios das regiões norte e missioneira do RS. Neste último ano, o centro realizou 3.167 sessões de quimioterapia e 14.334 atendimentos médicos e multiprofissionais em crianças e adolescentes. Segundo o oncologista Pablo Santiago, dos casos diagnosticados até os 19 anos as chances de cura chegam a 70%, se combinado o diagnóstico precoce com o tratamento em centros de referência.

Sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes

Os sintomas do câncer em crianças e jovens de até 19 anos são muito parecidos com os de doenças comuns e por isso é importante observar o somatório de sintomas, como:

·         Dificuldade em ganhar peso;

·         Perda de peso;

·         Suor noturno;

·         Febre persistente;

·         Dor óssea (principalmente pernas e costas);

·         Hematomas pelo corpo;

·         Palidez;

·         Cansaço;

·         Aumento de volume abdominal;

·         Ínguas;

·         Dor de cabeça;

·         Vômitos.

Sobre a São João

Consolidada como a maior empresa do segmento no Sul do Brasil, a Rede de Farmácias São João é também a 4ª maior rede varejista de medicamentos do país, conforme ranking da Abrafarma, presente em mais de 300 cidades do RS, SC e PR, com dois centros de Distribuição (Passo Fundo/RS e Gravataí/RS) e mais de 1100 lojas.

Comprometida com as melhores práticas do ESG (Environmental, Social and Governance), para alcançar um desenvolvimento sustentável nas áreas ambiental, social e financeira, a São João também preza pelo respeito à diversidade, pluralidade e incentivo à inclusão social.

Crédito:  Comunicação HSVP

Farmácias São João em um só click:

Site: www.saojoaofarmacias.com.br

App: Farmácias São João

Blog de notícias: www.saojoaofarmacias.com.br/blog      

Instagram: @farmaciassaojoao

Autora:

Keli Karczeski 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio