O programa Ecoa powered by InovAtiva executado pelo Manaus Tech Hub, formou 21 novas startups de diversos segmentos na cidade de Manaus.
O Manaus Tech Hub, espaço de inovação e empreendedorismo do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia formou 21 novas startups, por meio do Ecoa powered by InovAtiva, programa de pré-aceleração que oferece apoio intelectual e conexões para projetos inovadores, de qualquer segmento, em fases iniciais de maturidade em Manaus.
Durante um período de 11 semanas, entre outubro e dezembro de 2023, as startups receberam acesso a capacitação empreendedora, mentorias individuais com profissionais experientes e, na etapa final, apresentaram suas ideias para potenciais parceiros comerciais, clientes e investidores em um evento ocorrido no Ocean Manaus.
A iniciativa é uma realização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução do Manaus Tech Hub, suporte à execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e apoio metodológico da Wadhwani Foundation.
Para o especialista em Inovação do Manaus Tech Hub, Daniel Goettenauer, a seleção para execução do programa pelo hub de inovação foi positiva. “Ficamos felizes e entusiasmados com a escolha do MDIC para que fossemos os executores do programa na região Norte, gerando impacto local e formando novas startups para o mercado”.
O programa foi desenvolvido a partir do InovAtiva Brasil, um dos maiores programas de aceleração de startups da América Latina, mas com o propósito de desenvolver ecossistemas de empreendedorismo inovador em nível regional. Renan Hubert, Gestor do programa “powered by InovAtiva”, ressalta:
“A relevância está relacionada ao Ecoa apoiar projetos em fases de maturidade inicial, que não costumam contar com muitos apoios de outros programas, principalmente nacionais. A apresentação dos pitches finais, fase proporcionada na iniciativa, foi muito importante para que elas pudessem apresentar as soluções trabalhadas durante o período de capacitação”.
Para Helen Araújo, membro da startup Trilha do Aprendiz – plataforma com foco no desenvolvimento dos jovens talentos em empresas parcerias, a participação no programa teve grande impacto para o amadurecimento do negócio.
“Para nós, o principal benefício do programa foi o amadurecimento do Trilha do Aprendiz como empresa, a mentora que nos acompanhou mergulhou no nosso mundo para apoiar na quantificação do nosso mercado. Nós tínhamos uma percepção da nossa própria empresa e acreditamos que subimos um degrau e os degraus abaixo ficaram obsoletos. Isso mostra claramente a nossa evolução.”
Nívia Carvalho, Especialista em novas Tecnologias e Metodologias Ativas e membro da banca de avaliação do evento de encerramento do programa, afirma que a iniciativa é de grande relevância para o desenvolvimento do ecossistema de startups e inovação da cidade.
“Iniciativas como o Ecoa devem ser muito valorizadas aqui no Amazonas, e divulgadas. Quantos projetos lindos, inovadores e que com a aceleração poderão acontecer, e se tornarem negócios, empreendimentos e serviços de impacto social e de transformação no mundo.”
Sobre o Manaus Tech Hub
O Manaus Tech Hub é um espaço de inovação e empreendedorismo criado pelo Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de executar programas e projetos, promovendo a conexão de startups, empresas e governos com foco na Amazônia Ocidental e estado do Amapá.
Com amplo portfólio de negócios, o time atua em diversas frentes, tais como promoção de eventos de tecnologia, mentorias, consultorias, pré-aceleração e aceleração de startups, parcerias públicas e privadas, programas de inovação corporativa e apoio à captação de recursos via Lei de Informática CAPDA e CATI.
Autora:
Thalita Lima Bandeira