1. Eixo de Leitura: Explorando Diversidade Textual
Atividade: Propor aos alunos a leitura de diferentes gêneros textuais, como notícias, poemas, e histórias curtas. Em seguida, promover uma discussão em grupo sobre as características de cada gênero, destacando elementos estruturais e linguísticos.
Essa abordagem possibilita a compreensão da diversidade textual, desenvolvendo a habilidade de identificar e interpretar diferentes formas de expressão na língua portuguesa.
2. Eixo de Produção de Textos: Narrativa Colaborativa
Atividade: Iniciar uma narrativa coletiva em sala de aula, onde cada aluno contribui com uma parte da história. Isso estimula a criatividade, a cooperação e a expressão individual.
Ao final, os alunos terão construído coletivamente uma narrativa, aplicando conceitos de coesão e coerência, e desenvolvendo a capacidade de produção textual de forma colaborativa.
3. Eixo de Oralidade: Podcast Literário
Atividade: Propor a criação de um podcast literário, onde os alunos escolhem um texto de sua preferência, leem em voz alta e compartilham suas interpretações.
Além de desenvolver a expressão oral, essa atividade promove a apreciação literária e a capacidade de argumentação, conforme preconizado pela BNCC.
4. Eixo de Análise Linguística: Investigação Gramatical na Prática
Atividade: Propor desafios linguísticos contextualizados, como identificar e explicar o uso de diferentes recursos gramaticais em textos reais. Por exemplo, analisar o emprego de figuras de linguagem em anúncios publicitários.
Essa abordagem torna a análise linguística mais significativa, conectando- a ao uso prático da língua.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Autor:
Rodrigo Barbosa de Souza