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domingo, 21 de julho de 2024

Etiqueta e Comportamento em Ambientes de Trabalho

Como Aperfeiçoar Sua Apresentação, Postura e Linguagem Corporal em Ambientes de Trabalho?

Atualmente, a convivência com um número maior de pessoas nos ambientes de trabalho tornou-se um fator presente e constante, pois jamais houve uma valorização pelo trabalho em equipe tal como é visto hoje. Nota-se também que, mesmo o espaço físico, torna-se gradativamente mais reduzido, ora para integrar as equipes em busca de um mesmo fim, ora como maneira de racionalizar custos e aumentar o faturamento das empresas.

E, de forma automática, somos obrigados a dividir nosso espaço diário com outras pessoas, cujas características e comportamentos podem ser diferentes dos nossos. Esse cenário favorece o aparecimento de “atritos” pessoais, cuja motivação pode surgir em atitudes que desequilibrem o bem-estar do próximo, e que certamente se converterão em conflito com o tempo.

Muitas pessoas não percebem, mas a maioria dos conflitos surgidos no ambiente de trabalho surgem em focos de embate notadamente pessoais, e não propriamente com relação a assuntos profissionais. Sendo assim, a etiqueta no trabalho é uma prática que visa minimizar tais riscos para quem a exerce, e tende a reduzir significativamente a ocorrência dos mesmos. O bom senso, aliado a algumas regras bem simples, tende a evitar grande parte dos problemas surgidos com o desgaste provocado pela convivência diária, oferecendo benefícios comprovados.

Apresentação, Postura e Linguagem. Corporal

Veremos abaixo algumas dicas práticas para aperfeiçoar sua apresentação, postura e linguagem corporal em ambientes de trabalho:

  • Evite mascar chicletes no ambiente profissional, pois algum cliente ou até mesmo um superior pode chegar de repente, e será constrangedor ter de colocá-lo no lixo.
  • Os fumantes devem tomar cuidado com roupas e hálito, principalmente após o uso de cigarros. Convém passear ao ar livre e usar desodorizantes bucais se sentir que pode afetar aos demais colegas não-fumantes.
  • Evite comentários desnecessários sobre a vida pessoal. Não aborreça seus colegas desnecessariamente com seus problemas. Se você trabalha com pessoas do sexo oposto, respeite limites e não faça comentários que possam constranger o próximo (a).
  • Não utilize pejorativos para referir-se a alguém, tais como “querida”, “anjo”, “amor” e quaisquer palavras semelhantes. Telefonemas pessoais devem ser feitos apenas se você não tiver outra opção.
  • Atenda ao telefone celular fora de sua sala, de preferência. Se isto não foi possível, e você atendeu a ligação ainda na frente de outras pessoas, dirija-se para um local reservado e conclua lá a conversa. Não trabalhe “espalhado” em sua cadeira. Mantenha uma postura ereta e firme. Tal atitude passa confiança e credibilidade para quem o vê.

Reuniões de Negócios

A etiqueta em reuniões de negócios é importantíssima, visto que ali podem ser tomadas decisões que influenciarão seus resultados para a empresa e podem colocar em evidência sua competência e desempenho. Observe como se comportar em acontecimentos deste tipo:

a) Quando Você Organiza:

  • Tenha em mente: uma reunião sempre tem um objetivo, que naturalmente é partilhado entre os participantes desta. Procure nunca perder de vista essa ideia, para aumentar a produtividade e reduzir a perda de tempo nestas ocasiões.
  • Planeje e sintetize sua apresentação ou participação. De preferência elabore um roteiro, para ninguém precisar notar que você está perdido ou desorientado.
  • Se você for o responsável por convocar os interessados, chame apenas quem é realmente necessário. Será falta de consideração desperdiçar o tempo de alguém em prol de algo que não o interesse.
  • Deixe claro local e datas aos participantes. Não cometa erros neste aspecto. Certifique-se de que há lugar para todos Não deixe ninguém de pé, mesmo que tenha de dividir a reunião em duas sessões. Não se atrase.

b) Quando Você Apenas Participa:

  • Responda ao convite enviado, se for participar. Caso não seja possível participar, justifique as razões ao organizador. Logo após, procure inteirar-se do assunto tratado e se tem algo a fazer.
  • Desligue celular, pager, relógio com alarme e qualquer outra coisa que possa fazer barulho ou tocar repentinamente. Se precisar chegar tarde, avise ao organizador e peça licença ao chegar.

Ocasiões Sociais e Especiais

Quando você participa de eventos da sua empresa, mesmo que seja fora dela, é prudente observar alguns mandamentos para o bom comportamento em tais ocasiões. Acreditar que estes eventos são menos importantes ou que os mesmos não contam para sua carreira é um erro. Mesmo que sejam rotulados de maneira contrária, estas ocasiões sociais dizem respeito à sua vida profissional, e devem permanecer cercadas de cuidados. Observe abaixo quais são os mandamentos para a participação em eventos e ocasiões especiais.

a) No Restaurante ou em Refeições Sociais:

  • Não coma nem pão ao esperar os convidados. Limite-se a beber água ou outra coisa. Guardanapo: desdobre-o e coloque-o em seu colo.
  • Certifique-se de tempos em tempos, de que não há comida grudada no meio de seus dentes durante uma refeição. Antes de tomar um gole de sua bebida, limpe a boca com o guardanapo, para evitar que o copo fique sujo.
  • Se você não for o anfitrião, nunca reclame da comida ou serviço. A postura à mesa é a mesma que você mantém em sua cadeira no escritório: ereta e sem sombra de desleixo.
  • Mastigar pedaços grandes demais de alguma coisa é uma atitude deselegante. Não estique o braço para pegar coisas que não estejam a seu alcance.
  • Ao terminar a refeição, não empurre o prato. Não arrume ou penteie cabelos quando você estiver à mesa. Tampouco maquie-se. Vá à toalete para estes fins. Não use o palito de dentes na frente dos demais convidados.

b) Eventos na Empresa:

  • Palitos e papéis que venham junto com os canapés devem ser jogados diretamente no lixo ou local apropriado para isto, e nunca devolvidos à mesa ou bandeja.
  • Ao cumprimentar, não estenda a mão se a outra pessoa estiver segurando a bebida e o canapé ao mesmo tempo. Um aceno com a cabeça é suficiente.
  • Lembre-se: a comida é menos importante que o evento. Não exagere ao encher seu pratinho, mesmo que seja muito tentador. Ao propor um brinde, pense bem antes de falar, para não haver acidentes no seu discurso.

Sobre Cumprimentos e Cortesia

Vejamos primeiramente as regras de ouro para Cumprimentos:

ETAPAS INDISPENSÁVEIS:

  • Levante-se ou erga-se da cadeira / Coloque um sorriso no rosto e olhe nos olhos da pessoa / Diga “Olá” ou “Como vai? ” / Aperte a mão da pessoa apresentada.

a) Como Apertar a Mão de Alguém:

  • Estenda sua mão primeiro, tanto para homens quanto para mulheres.
  • Pressão adequada: se você apertar sem firmeza, parecerá falso, se apertar demais vai parecer dominador. O aperto médio e firme é suficiente.
  • O aperto deve ser palma a palma, e não dedos a dedos. A mão deve estar perpendicular ao chão. Não use o aperto com as duas mãos.
  • Não é preciso retirar as luvas, no frio, para cumprimentar alguém. Se alguém recusar sua mão estendida, recolha-a e continue a cumprimentá-la. Não fique constrangido (a), o erro foi dela, e não seu.
  • Se for apresentado a um grupo maior, não é necessário que você aperte a mão de todos.

b) Ao Ser Apresentado Se …

  • Errarem seu nome, corrija educadamente orientando o interlocutor: “Pedro, na realidade é Marcus, não Márcio” / Perguntarem algo sobre seu nome difícil, não fique constrangido e faça alguma brincadeira com o fato.
  • Você já conhece a pessoa, cumprimente e comente onde a conheceu a quem os apresentou

c) Emergências:

  • Esqueceu o nome de alguém conhecido? Coloque a culpa em si mesmo e pergunte o nome da pessoa, dizendo que lembra de tê-la conhecido (se puder mencione o local), mas que sua memória falhou naquele momento. Peça desculpas logo em seguida.
  • Não entendeu o nome da pessoa apresentada? Pergunte na mesma hora, pedindo desculpas por não ter entendido. Se for fazer contato posterior, peça para anotar ou solicite um cartão de visitas.

d) Considerações Sobre Beijos e Abraços:

  • Qualquer tipo de beijo deve ser evitado em ocasiões formais. É correto estender a mão sempre, mesmo entre mulheres. Beijar fica reservado aos eventos sociais e para pessoas conhecidas de longa data.
  • Beijar “no ar” somente quando a maquiagem fará marcas no rosto do outro. Do contrário, evitar. Abraços fortes não devem ser dados. Apenas a colegas e amigos bem conhecidos, a quem não se vê há bastante tempo.
  • Os homens devem abraçar as mulheres sem empurrá-las exageradamente contra o peito. Pode parecer vulgar.

Veremos a seguir as boas maneiras em relação à cortesia:

  • Portas devem ser seguradas por quem passa primeiro. Se você está com as mãos livres, tem a obrigação de auxiliar quem está com as mãos ocupadas. Se alguém tiver dificuldades com casacos, ajude-o a vestir.
  • Quem convida deve pagar a conta.  Ficar de pé é primordial ao cumprimentar. Homens devem andar do lado de fora da calçada ao acompanhar mulheres.
  • Puxar a cadeira para que outra pessoa sente, somente se esta tiver deficiência ou for incapacitada. Do contrário, não é obrigatório. Pessoas sobrecarregadas devem ser auxiliadas. Ajude a carregar sacolas, livros e papéis

O Que Dizer Quando…

Algumas situações incomuns devem ser observadas com atenção, e falar ou não pode demonstrar sua educação nestes momentos. Observe os cenários abaixo e saiba o que dizer quando:

  • Alguém morreu – se um colega perder um parente ou pessoa querida, expresse verbalmente suas condolências. Se for próximo dele, e for convidado, vá até o velório e o enterro confortá-lo.
  • Seu colega foi demitido – Seja solidário com a pessoa, e se puder auxilie-o de alguma forma. Aceite a explicação dele e não dê margem para as versões alheias.
  • Uma colega ou esposa de colega engravidou – mostre que ficou feliz e cumprimente. Mas não dê conselhos sobre cuidados ou conte casos escabrosos sobre perdas de bebês.
  • Uma colega, ou esposa do colega, perdeu o bebê – expresse solidariedade, e não faça demais comentários. Não procure saber muitos detalhes sem ser informado.
  • Alguém se divorciou – Limite-se a ouvir. Se for pertinente, é permitido dar ajuda sobre detalhes materiais (apartamentos para alugar, por exemplo).
  • Um (a) colega se casará – Deseje sinceramente que ele(a) seja feliz, e dê os parabéns. Não conte histórias sobre casamentos que não deram certo e detalhes do seu para comparar. Nunca dê conselhos conjugais.

Vestindo-se Para o Sucesso

Vestir-se bem é fundamental para os profissionais que se relacionam com clientes. A imagem é parte integrante do negócio, e não é permitido fazer feio em nenhuma ocasião. Seguirão abaixo algumas regras e dicas para tornar esta tarefa fácil, tanto para homens quanto para mulheres:

a) Mulheres:

  • Seja discreta, acima de tudo. Não ultrapasse o limite do bom senso exagerando em cores e acessórios. Cuidado com manchas, sujeira e costura. Tudo deve estar em perfeita ordem.
  • Não se exponha: decotes acentuados e roupas semitransparentes devem ser evitados. Cuidado com as adequações: roupas para o dia e a noite possuem diferenciações básicas. Cuide para não invertê-las.
  • Tenha um bom guarda chuva no armário. Óculos de grau usados no trabalho devem ser discretos. Não use adornos e acessórios muito chamativos no cabelo. Não permita que os cabelos caiam aos olhos.

Atenção Para os Itens Inaceitáveis:

  • Camiseta com dizeres, desenhos e personagens de desenhos animados / Calças jeans desfiadas  / Tops de ginástica / Moletons / Saias muito curtas.

b) Homens:

  • Cuidado com a caspa: use xampu especial ou evite banhos quentes para combatê-la. Cuidado com manchas e costuras. Sua roupa deve estar em boas condições de uso.
  • Não use sapatos com meias brancas. Apenas se o sapato for branco (médicos e enfermeiros). Combine sapatos com as calças ou com o sapato. O ideal é combinar ambos.
  • Não use gravatas com estampas de desenho animado e nem muito indiscretas. Se usar boné, tire-o no trabalho e só volte a usar este na rua. Se usar acessórios (anéis, pulseiras, relógio) combine-os entre si. Relógio dourado com pulseira prateada está vetado. Canetas devem ser portadas no bolso do paletó, e não da camisa.
  • Regra: unhas sempre devem estar bem aparadas. Apare pelos nos ouvidos e no nariz regularmente. Observe seus sapatos de vez em quando: não os deixe sujos em hipótese alguma.

OBSERVAÇÃO: Se optar por usar barba e bigode, mantenha-os bem aparados e limpos. Tenha cuidado com a comida e com resfriados. Não use perfumes fortes e loções pós-barba de muito impacto. Se for possível reconhecê-lo pelo cheiro de longe, repense o uso daquela fragrância. Combine as roupas.

https://www.facebook.com/juliocesar.s.santos

Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

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