Descubra como um software de gestão financeira pode fazer a diferença na sua empresa e quais são as opções mais indicadas para o seu perfil e o seu orçamento
Depois de um 2023 difícil, a expectativa do mercado é que esse novo ano traga uma situação financeira melhor para muitas empresas. É o que aponta um levantamento do Centro de Estudos de Mercado de Capitais (Cemec-Fipe), que demonstra um aumento na captação líquida das empresas já no segundo semestre de 2023.
“Nossas projeções indicam alguma continuidade do aumento da inadimplência nos próximos meses, com provável reversão a partir do início de 2024”, afirma o coordenador da Cemec-Fipe, Carlos Antonio Roca, ao Valor Econômico.
Antes mesmo da redução da Selic em agosto de 2023, os recursos de crédito bancário e do mercado de capitais já estavam observando uma queda nas taxas de juros. Isso deve impulsionar a diminuição do custo médio das dívidas das empresas a partir do primeiro semestre de 2024.
A notícia é boa, já que manter a saúde financeira é um dos pilares essenciais para o sucesso de uma empresa. O respiro do mercado após um pico de inadimplência é o momento ideal para colocar as contas do seu CNPJ em dia, garantindo estabilidade, impulsionando a inovação e aumentando a sua capacidade de investimento.
A chave do sucesso financeiro está no controle de gastos, e a tecnologia oferece uma gama diversificada de softwares projetados especificamente para essa finalidade. São ferramentas valiosas para que as empresas possam melhorar seu gerenciamento financeiro.
Controle financeiro: a chave do sucesso
Independente do segmento do seu negócio, qual o tamanho, o valor do seu faturamento ou a quantidade de funcionários na sua folha de pagamento, uma coisa é certa: quem empreende precisa saber cuidar muito bem do dinheiro da sua empresa.
Isso é feito através do controle financeiro, isto é, realizando o acompanhamento e monitoramento de todas as entradas e saídas do caixa da empresa. Pode parecer simples, mas é aí que muitos empresários erram: segundo dados do IBGE, 48% das pequenas e médias empresas brasileiras fecham em menos de 3 anos, a maioria delas devido a falta de uma gestão eficiente.
Além de registrar todo o fluxo de caixa, o controle financeiro também é responsável por categorizar esses gastos e analisar esses dados, encontrando gargalos e desperdícios e propondo soluções. Quando essas informações não são atualizadas de forma automática, o risco de falhas é muito grande. Lançamentos errados, multas por contas atrasadas e perdas de estoque são algumas delas.
A tecnologia como aliada
Um controle financeiro eficiente não é feito através de anotações a mão, notas impressas ou planilhas no excel. A tecnologia deve ser usada como uma aliada nesse momento, monitorando todos os dados do negócio para economizar tempo e diminuir os erros humanos.
Existe uma infinidade de softwares de controle de gastos empresariais no mercado, soluções importadas e nacionais, que oferecem programas para ajudar desde o Microempreendedor Individual até o CFO de uma multinacional a manter um controle financeiro eficaz. Conheça alguns!
5 softwares para controlar os gastos da sua empresa
1. Controlle
Com uma proposta focada em simplicidade e praticidade, o Controlle visa ajudar micro e pequenos empresários com a sua gestão empresarial. O software tem funções como contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, emissão de boletos e nota fiscal, criação de metas, propostas e relatórios, entre outros.
2. Conta Azul
Focado em pequenas e médias empresas, a ContaAzul é uma fintech brasileira já bastante consolidada no mercado. Possui diversos planos, que variam de acordo com o porte da empresa e as funcionalidades desejadas. Dentre as ferramentas, estão a emissão de boletos, fluxo de caixa, importação de NF-e, entre outras.
3. Quickbooks
A primeira alternativa internacional da nossa lista, o Quickbooks se propõe a ser um software simples e inteligente para pequenos negócios. Os planos incluem a possibilidade de importar as transações bancárias, além de controle de contas a pagar e a receber, emissão de notas fiscais, relatórios customizados, orçamentos e planos contábeis, entre outros.
4. Nibo
Outra empresa brasileira, seu diferencial é possuir duas versões do software: uma focada nas empresas e outra nos contadores. O Nibo, a depender do plano contratado, oferece as seguintes funcionalidades: histórico de atividades, centro de custos, auditoria dos lançamentos, planejamento orçamentário, emissão de faturas, boletos e notas fiscais, controle de estoque, entre outros.
5. Sumus
Há mais de 35 anos no mercado, a empresa é especializada no desenvolvimento de softwares completos de gestão de custos para empresas de todos os segmentos e tamanhos. As soluções Sumus Billing, Sumus Expense e Sumus Concept oferecem uma gama de funcionalidades que permitem gerenciar todos os recursos corporativos.
Autora:
Rebecca Goulart