Sua pesquisa tem como foco as “inquietudes femininas”
A artista visual mineira, radicada em São Paulo, Jamile Sayão foi uma das 10 artistas selecionadas do 15º Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo Mapa das Artes, e que conta com exposição que abre no dia 18 de janeiro de 2024 (quinta-feira), das 19h às 22h, na Zipper Galeria, nos Jardins, em São Paulo.
Os outros artistas – que foram selecionados entre 255 inscritos, são Chiara Sengberg (SP); Clara A (SP); Fil Souza Vieira (RJ); Francisco Horta Maranhão (SP); Lucas Ribeiro (RJ); Ramonn Vieitez (PE); Renan Henrique Carvalho (RJ); Thix (RS/RJ) e Vicente Brasileiro (AL/SP).
O júri foi composto pela curadora independente Alice Granada; o produtor independente Hiro Kai e o curador independente e diretor do Paço das Artes-SP Renato De Cara.
Em suas obras, a artista constrói narrativas que retratam a mulher em situações cotidianas, sempre envoltas em sonhos e desejos, inspirações, medos e até melancolia. Os retratos dessas mulheres aparecem ao lado de frases autorais, ora ácidas, ora doces, que geram identificação e tocam a alma feminina. “Primeiro eu escrevo, depois eu desenho”, diz a artista, que descreve seu processo de trabalho, que privilegia também o texto.
Na sua última exposição coletiva na Galeria Tato, a curadora Katia Salvany escreveu sobre a sua obra: textos e figuras são como protagonistas de uma narrativa “banalíssima”, desglamourosa, onde mulheres normais desabafam suas inquietações como frames de um quadrinho fragmentado.
Sobre a artista
Jamile Sayão é mineira de Belo Horizonte e vive atualmente em SP. Graduada em Comunicação Social pela PUC-SP, fez MBA pela Fundação Dom Cabral – FDC, e tem especialização em curadoria, também pela PUC SP. A partir de 2009, deixou a carreira em marketing, para se dedicar à pintura e ilustração. E, em 2012, quando se mudou para Nova Iorque, nos Estados Unidos, e posteriormente para a cidade do México, Jamile começou a produzir gravuras, risografias e bandeiras, sempre tendo a inquietação feminina como fonte de pesquisa e inspiração.
Participou de diversas coletivas, entre elas: na Galeria Tato e Radar Arte (2023), ambas em São Paulo; na Galeria Sá da Costa e Espaço Tu ca Tu lá (2022), ambas em Lisboa, em Portugal.
SERVIÇO RÁPIDO
15º Salão dos Artistas Sem Galeria
artistas: Jamile Sayão (MG/SP), Chiara Sengberg (SP); Clara A (SP); Fil Souza Vieira (RJ); Francisco Horta Maranhão (SP); Lucas Ribeiro (RJ); Ramonn Vieitez (PE); Renan Henrique Carvalho (RJ); Thix (RS/RJ) e Vicente Brasileiro
júri: Alice Granada, Hiro Kai e Renato De Cara
promoção: Mapa das Artes – Celso Fioravante
abertura: 18 de janeiro de 2024 (quinta-feira), 19h às 22h
visitação: até 24 de fevereiro de 2024 (segunda a sexta-feira., 10h/19h; sábado., 11h/17h)
local: Zipper Galeria
rua estados unidos, 1.494
jardins – são paulo – sp – 01427-001
tel: (11) 4306-4306
site: www.zippergaleria.com.br
redes sociais
Jamile Sayão @jamilesayao
Chiara Sengberg @chiara.sengberg
Clara A @a_clara_a
Fil Souza Vieira @fil.that
Francisco Horta Maranhão @francisco_horta_maranhao
Lucas Ribeiro @lucasribeiro.art
Ramonn Vieitez @ramonnvieitez
Renan Henrique Carvalho @__renanhcarvalho
Thix @thix
Vicente Brasileiro @brasileirovicente
Mapa das Artes @mapadasartesoficial
Zipper Galeria @zippergaleria
créditos
obras: Divulgação
retratos: Paulo Pereira / Divulgação
legendas
Jamile Sayão
É só isso mesmo. 2023
Acrílica, lápis e marcadores sobre tela
80 x 60 x 3,0 cm
Jamile Sayão
Fica calma que ela não morde. 2023
Série: Banalíssimas.
Acrílica, lápis e marcadores sobre tela
150 x 130 x 4 cm
Jamile Sayão
Não é exatamente o que você está pensando. 2023
Série: Banalíssimas.
Acrílica, lápis e marcadores sobre tela
90 x 70 x 4,0 cm
Autor:
Erico Marmiroli