O projeto arquitetônico do Hub da Construção da Bahia, que está com suas obras em fase de finalização, recebeu duplo reconhecimento na etapa regional Sergipe/Bahia, da Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB 2023
Unindo a sua expertise em inovar a um projeto que tem como propósito fomentar a tecnologia pautado nos princípios de ESG, a Trisoft, empresa 100% brasileira com mais de 60 anos de história e pioneira na produção de soluções acústicas no Brasil, atua como parceira na execução do Hub da Construção da Bahia. O projeto, assinado pelas arquitetas Flávia Porto e Giovanna Portella, ainda está em fase de construção, mas acabou de conquistar dois prêmios na etapa regional Sergipe/Bahia, da Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB 2023.
Premiado com o 1° lugar na categoria “Interiores e Design”, o projeto também recebeu o “Prêmio Destaque Wellington Costa” e está concorrendo automaticamente à etapa nacional. A parceria entre as arquitetas, a Trisoft e a Audium se deram graças a uma iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA em construir o Hub da Construção.
A ideia do espaço é integrar empresas da construção, parceiros, fornecedores, profissionais e estudantes das áreas relacionadas à construção civil em um espaço de conexão e desenvolvimento de soluções transformadoras que favoreçam a produtividade e o networking para a geração de negócios, além de trazer diversos benefícios para o ecossistema de inovação e para as grandes corporações.
O espaço
Baffles ondulados no teto e painel ripado compõem a sala para reuniões climatizadas. O piso elevado permite a instalação do telhado verde, proporcionando excelente conforto térmico no pavimento inferior, além de permitir a captação e reuso da água da chuva. O forro, em Baffles da Trisoft, traz a serenidade do movimento das ondas para dentro da sala, enquanto o tom amadeirado confere elegância à sala. | Foto: Divulgação |
Localizado na sede do Sinduscon-BA, o Hub da Construção é composto por três pavimentos. Com salas semiprivativas, o projeto também prevê a construção de estações de trabalho compartilhadas e individuais, salas para pequenas reuniões, nicho destaque para exposições, espaço fechado para equipamentos de realidade virtual, área para lanches e snacks, e o Rooftop – ambiente para confraternizações, almoços, happy hours e apresentações.
O lounge ao ar livre é destinado não apenas a eventos, mas também será uma área de descompressão para os profissionais que utilizarem a estrutura do Hub, proporcionando um ambiente relaxante para lazer ou refeições. Os sofás em formatos orgânicos ao fundo do espaço também foram confeccionados pela Trisoft. Além de decorar o espaço, as peças também carregam a sustentabilidade em seu DNA ao serem produzidas com a fibra provinda da garrafa PET. | Foto: Divulgação |
“O projeto, feito com maestria pelas arquitetas Flávia e Giovanna, teve como base a neuroarquitetura. Elas nos apresentaram a proposta de criar espaços voltados para a essência da natureza, mais humanizados e estimulantes, incorporando elementos de design biofílico em cada detalhe da estrutura com materiais recicláveis. Receber esta dupla honra antes mesmo da conclusão da obra, nos mostra o quão transformador este espaço é”, conta Maurício Cohab, CEO da Trisoft.
Alinhado 100% a este objetivo de ser conectado com a natureza, a Trisoft leva ao projeto soluções acústicas inovadoras, com design totalmente único e personalizado, sem abrir mão da sustentabilidade em todo o processo de produção.
Revestidos com painéis em Formakustica de 10 mm, os espaços para mini reuniões oferecem a privacidade necessária sem perder a beleza e o dinamismo do conceito aberto. | Foto: Divulgação |
Reconhecendo que um ambiente de trabalho saudável é fundamental para o sucesso e a satisfação dos colaboradores, foram incorporadas ao projeto elementos de design biofílico. Este conceito estabelece que a estrutura de um local não promove somente o bem-estar e a eficiência, mas também inspira a criatividade e a colaboração.
O forro foi o grande ponto de partida do projeto. Simbolizando o surgimento do conhecimento que brota, cresce e se ramifica em todas as áreas de atuação, cria-se a possibilidade de trocas de conhecimento constantes. | Foto: Divulgação |
O projeto vencedor do prêmio é um verdadeiro convite para estar em um espaço onde a arquitetura está focada, de maneira sustentável, no bem-estar do ser-humano. “Este projeto transcende as fronteiras de tudo o que já conhecemos no mercado da construção e redefine totalmente a interação entre os ambientes e seus ocupantes. O forro, por exemplo, não significa apenas o início físico, mas simboliza também o nosso despertar para o conhecimento”, finaliza Mauricio.
Sobre a Trisoft
Com mais de 60 anos de história e tradição no mercado brasileiro, a Trisoft usa toda a sua excelência produtiva e gene inovador para atender mais de 100 segmentos industriais, entre eles, arquitetura, construção civil (materiais para piso flutuante e paredes de drywall), palmilhas para calçados, insumos para estofados e colchões, indústria automotiva, filtragem industrial e produtos têxteis, aliando inovação, sustentabilidade, funcionalidade, qualidade e design em seu extenso portfólio.
Com a sustentabilidade em seu DNA, a empresa desenvolve mais de 25 mil itens e usa como principal matéria-prima a lã extraída de garrafa PET reciclada, sem adição de água ou qualquer aditivo químico em seu processo produtivo. Estima-se que a empresa tenha retirado cerca de 5,1 bilhões de garrafas PET do meio ambiente até dezembro de 2022.
Conhecida como a maior empresa com capacidade produtiva de soluções para o conforto sustentável da América Latina, a Trisoft possui três fábricas distribuídas estrategicamente pelo país, em Itapevi (SP), Blumenau (SC) e Fortaleza (CE), um escritório em Dubai e atendimento para toda a América Latina.
Autora:
Heloisa Vieira