O presente artigo, consiste em um estudo de campo, sobre orientação Psicológica a queixa escolar, orientado pela professora Marleide Marques de Castro, desenvolvido na Escola Municipal Márcio Andrade de Guerra, na cidade de Ipatinga. Realizado pela aluna Luila Tássia Silva Miranda, do 10º período do curso de Psicologia. No artigo, ressaltamos a importância da psicologia educacional como processo de conhecer e aprender sobre educadores e educandos, em suas implicações relacionais. A psicologia Educacional não está confinada à escola, mas freqüenta outros espaços onde a presença do psicólogo educacional se faz possível: a creche, o hospital de crianças, os grupos de pais e professores, as associações comunitárias, o consultório, o centro de saúde pública, entre outros. Enfim, e importante concorrer, com os instrumentos da psicologia, para que o espaço de reflexão possa ser compartilhado por educadores e educandos, sejam eles pais e filhos, professores e alunos, profissionais de saúde e clientes, instigando a problematização sobre as práticas, relações e concepções educativas que circundam e constituem o processo de desenvolvimento, conhecimento e aprendizagem. A psicologia educacional deve-se comprometer teórica e eticamente com o sujeito social, psíquico, humano
Palavras-chave: Psicologia. Educadores. Educandos.
Autoras:
Marleide Marques de Castro
Luila Tássia Silva Miranda