Curso de investimentos registrou 1.300 novos alunos, com destaque ao crescimento feminino na plataforma educacional
O curso “Eu Investidor”, criado e oferecido pela Simpla Invest, holding especializada em serviços educacionais e recomendações de investimentos em renda fixa e variável, teve um aumento expressivo de novos alunos, ultrapassando 1.300 inscrições. O destaque foi a presença das mulheres, que representaram 61,3% desse total, com a maioria na faixa etária de 25 a 34 anos, registrando 54% do montante, em seguida o público de 35 a 44 anos que obtiveram 38,9% do valor total dos novos matriculados.
Segundo o CEO e fundador da Simpla Invest, Lucas Rufino, houve uma mudança significativa no cenário financeiro nos últimos dois anos, especialmente entre as mulheres. “A pandemia trouxe uma nova percepção de riscos e oportunidades para as investidoras”, afirma. Ele também destaca que o maior incentivo e disponibilidade de informação sobre investimentos em ações e em outras classes, favorecem essa transformação. “O mercado financeiro se tornou mais acessível e diverso, e as mulheres fazem parte dessa mudança”, analisa Rufino.
Maior participação feminina no mercado financeiro
Um dos exemplos de investidoras formada pela plataforma é o de Daniela Sanches de Souza, que atua como servidora pública e assistente social. Ela afirma que nunca teve grandes aspirações financeiras e que pensava em se aposentar na sua função. Porém, depois de ver os vídeos de Rufino, em diferentes redes sociais, Sanches se deu conta de que não estava feliz com a sua situação atual. “Eu desejava mudar e investir, mas tinha receio de me aventurar por causa da minha profissão. De certo modo, estava segura , com uma certa estabilidade”, relata.
Depois de uma análise profunda, Daniela se interessou e resolveu entrar para o curso desenvolvido por Rufino, com o objetivo de entender melhor o mercado de capitais. Ao entrar, ela descobriu que muitas mulheres não são tão conservadoras quanto os homens pensam na hora de investir, e que o fundamental para se arriscar seria ter conhecimento e uma boa estratégia de investimentos.
A partir desse momento, a assistente social começou a aplicar seu dinheiro em renda fixa e variável, buscando diversificar suas fontes de renda. Ela conta que foi a primeira na sua família a fazer isso, e que quer incentivar outras pessoas a seguirem seu exemplo. “Eu acho que todas as mulheres deveriam buscar a independência e o conhecimento financeiro. Isso influencia muito na nossa qualidade de vida”, pontua.
Caminho promissor
Além do aumento expressivo das mulheres, os números também apontam que o curso teve mais procura nos estados da região sudeste, principalmente em São Paulo, com crescimento de 4%; em Minas Gerais – onde fica a sede da empresa – com um acréscimo de 2,4% e no Rio de Janeiro, com cerca de 1,9% de alunos ingressantes na plataforma. Apesar da predominância dos estados do sul e sudeste, os dados apontam para um crescimento linear em todo o Brasil.
Rufino atribui o sucesso do curso à metodologia única, que visa ensinar como investir de maneira eficiente e segura, seguindo o Método ISIS, um acrônimo que representa: Imediato, Simples, Inteligente e Seguro. O método foi desenvolvido pelo próprio Rufino e também é uma homenagem à sua filha, Isis. O fundador da holding conta que ela foi sua grande motivação para compartilhar seus conhecimentos sobre investimentos na internet. “Eu queria ter mais tempo para acompanhar o crescimento dela e consequentemente também poder ajudar outras pessoas a conquistarem a liberdade financeira”.
Sobre a Simpla Invest:
Simpla Invest é uma empresa que oferece soluções para investidores de todos os níveis. Através da research Simpla Club, os clientes têm acesso a análises e recomendações de carteiras feitas por profissionais certificados. Além disso, a empresa conta com uma área educacional que oferece cursos sobre diversos temas relacionados ao mercado financeiro. Fundada pelo influenciador digital Lucas Rufino, a Simpla Invest tem como missão democratizar o acesso ao conhecimento e às oportunidades de investimento. Hoje, a empresa tem 13 mil clientes e mais de 100 milhões sob custódia.
Autor:
Adriano Santos