Esporte originário da Tailândia trabalha todos os músculos e ajuda na defesa pessoal.
A participação feminina em práticas de luta está cada vez maior no Brasil e no mundo. Segundo dados do UFC, organização global de artes marciais mistas, a presença das mulheres no evento passou de 4% no primeiro ano, para 18% em 2020. Em 2021, de acordo com o site especializado LVSportBiz, elas protagonizaram cerca de 100 disputas, maior registro da história no evento.
Entre as práticas desse universo está o Muay Thai, modalidade que oferece diversos benefícios. Durante a atividade, as praticantes trabalham com todas as partes do corpo, já que usam punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés para atacarem e se defenderem do adversário.
Há diferentes locais, espalhados pelo país, que oferecem aulas para as interessadas na modalidade. É possível realizar a atividade em academias, centros de treinamento, clubes e escolas especializadas na prática.
O que é Muay Thai?
Há diferentes histórias sobre o significado e a origem do Muay Thai. Segundo um artigo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a teoria mais difundida é que a modalidade foi criada a partir de uma adaptação do treinamento tático de guerra para autodefesa. O nome da prática significa, em tradução livre, “luta tailandesa”.
Também chamado de boxe tailandês, trata-se de uma arte marcial que, de acordo com a Unisinos, existe há mais de dois mil anos. Quando começou, a modalidade utilizava golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos e estratégias de imobilização e mãos em garras para segurar o oponente.
Com o tempo, transformou-se no estilo de luta que é hoje, responsável por movimentar diferentes partes do corpo. Durante as aulas do Muay Thai, as alunas pulam corda, fazem polichinelos, correm e realizam flexões de braço, além de praticarem socos e chutes para melhorar o condicionamento físico.
Por envolver muitos movimentos, a atividade deve ser praticada com roupas adequadas. O público feminino pode usar: Shorts Fitness ou calças legging e tops para garantir a sustentação dos seios.
Benefícios do Muay Thai para as mulheres
Segundo um artigo acadêmico da Faculdade União de Goyazes, a modalidade pode ser uma aliada no processo de emagrecimento e na definição corporal, já que favorece o fortalecimento muscular, o ganho de massa magra e a perda de gordura corporal.
Como prática esportiva, contribui para o bem-estar emocional, uma vez que aumenta a autoconfiança e a autoestima. De acordo com a pesquisa, a mulher que luta Muay Thai se sente mais segura, confiante e disposta, atributos que também promovem benefícios para a saúde mental.
O artigo cientifico da Unisinos destaca a melhora no condicionamento físico como um dos maiores benefícios da luta. Esse é um dos principais motivos que têm atraído mulheres para a prática.
A pesquisa da Faculdade União de Goyazes constatou que 30% do público feminino que busca por esse esporte está a procura desse resultado. Outros 22% desejam definição muscular, enquanto 16% praticam a atividade para aliviar o estresse. Ainda foram apontados os motivos estéticos (14%), o aprendizado de defesa pessoal (8%), o momento de descontração com amigos (6%) e a busca por saúde mental (4%).
Autora:
Nathani Paiva