20.1 C
São Paulo
sábado, 12 de outubro de 2024

Jovens talentos de Itanhaém vão representar a cidade em festival de dança na Argentina

Bailarinos participam das modalidades balé solo e conjunto

Os estudantes Ryan Nascimento (12 anos), Ester Vitório (16 anos), Kelly Luísa (10 anos) e Gabrieli Santana (14 anos) estão na final do Festival Internacional de Dança Matrix, que acontece em Rosário, na Argentina, de 27 a 29 de outubro. Eles se classificaram durante as duas primeiras etapas do festival de dança realizados na cidade de Mongaguá (SP), em março desde ano, e na cidade de Florianópolis (SC), no mês de maio. “Foi muito emocionante vê-los conquistarem uma vaga na final internacional”, diz a coreografa e professora de balé Sheyla Fernanda.

Os quatros jovens talentos fazem parte do balé da Associação Nordestina e Nortista de Itanhaém (ANNI), uma instituição social, sem fins lucrativos, criada em 2000 na cidade de Itanhaém (SP). A escola de balé teve inicio em 2013, como parte da associação. “Quando começamos tínhamos apenas 3 crianças. A aulas eram no galpão da associação e usávamos cadeiras como barra de balé. Hoje atendemos 215 crianças da comunidade”, conta Margareth Barros, Gestora Social da ANNI.

Em 2016, o Rotary Club de Itanhaém, liderado na época pela presidente Maria do Carmo Trovatti de Castro, presenteou a associação com uma sala de balé, com recursos da Fundaçāo Rotária. “Pela primeira vez tínhamos um espaço estruturado com espelhos e barras para as crianças”, ressalta Margareth. “A procura pela comunidade por aulas de balé cresceu muito nesses anos e a associação precisava de um espaço mais amplo para acomodar essas crianças e adolescentes. E mais uma vez o Rotary nos acolheu”, completa.

Desde agosto de 2022, o Rotary Club de Itanhaém, sob presidência de Cintia Rossi Depieri, cedeu a sede do clube para a realização das aulas de dança semanais. “Além de uma sala de dança toda equipada, temos disponível o salão principal da sede para os ensaios de dança”, conta Margareth.

Na Argentina, os quatro bailarinos finalistas farão apresentações solos na categoria balé, de acordo com suas idades, e em conjunto levarão ao palco a coreografia Feirantes, também na categoria balé. “Eles são muito dedicados as aulas e não faltam aos ensaios. Estão realmente colhendo o resultado de seus esforços”, se orgulha Sheyla.

O evento reúne jovens talentos da Argentina, Chile e Brasil. “Será nossa primeira experiência internacional. Fizemos de tudo para proporcionar essa experiência aos nossos alunos. Graças ao apoio do Rotary Club de Itanhaém e da comunidade, que promoveu rifas, doações coletivas e individuais, estamos realizando esse sonho”, finalizou, emocionada, Margareth.

Associação Nordestina e Nortista de Itanhaém (ANNI) é uma Instituição Social sem fins lucrativos fundada em abril de 2000, com sede no município de Itanhaém, se coloca no campo de proteção social básica e especial, através de um conjunto de ações e cuidados junto aos jovens, seus familiares e a comunidade, visando prevenir situações de riscos e oferecendo alternativas para a saída dessa condição.  O objetivo é colaborar com o restabelecimento e fortalecimento de valores e vínculos da família, como núcleo básico de sustentação afetiva, biológica e relacional. Todo esse trabalho é realizado através da inclusão cultural, como a escola de balé.

Autora:

Flávia Du Chenoy Bucey.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio