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quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Domine a Black Friday: especialistas apontam estratégias para o sucesso

Especialistas destacam a importância de contar com sistemas de gestão, de programar a logística da equipe que atenderá a alta demanda e de atentar à logística reversa

São Paulo, outubro de 2023 – A Black Friday, que ocorre dia 24 de novembro, deve gerar um aumento considerável no volume de vendas para negócios de diversos tamanhos e segmentos. Relatório Black Friday 2023, da Olist, aponta que 68,8% dos lojistas estão otimistas para um faturamento maior nesta edição. Entretanto, a preparação para a data é crucial para aproveitar a oportunidade. Essa preparação passa por alguns pontos voltados à gestão e a logística dos negócios, pensando nisso, alguns especialistas que estão à frente de empresas que fornecem sistemas e serviços para outros players reuniram algumas dicas que podem fazer diferença para os empreendedores quando a data chegar.

Logística de equipe e antecipação de demanda

Trabalhar a projeção da demanda para a dara é extremamente importante, e isso deve ser trabalhado entre todo o time, é o que destaca Thiego Goularte, Country Manager Brasil da Zubale, empresa focada em elevar o ecossistema do e-commerce na América Latina por meio de suas soluções. Um dos principais focos de clientes da empresa são players do setor de supermercados e hipermercados que possuem presença no universo digital, porém, assim como os PMEs, esse segmento também lucra durante a Black Friday.

Segundo Thiego, uma das principais necessidades demonstradas pelo setor dentro do e-commerce é em relação à equipe disponível para atender a demanda, que aumenta de forma considerável no período. “As lojas precisam contratar pessoas para fazer a separação e a entrega dos produtos, só que quando se faz uma contratação no modelo CLT, há muitos custos, como salário, custo de aquisição e benefícios. Por isso, uma alternativa viável para os mercados é a contratação de gig workers, que trabalharão durante o período e receberão de acordo com os pedidos”, comenta o especialista.

Estabeleça processos eficientes para trocas e devoluções: 

Para reduzir a insegurança do consumidor nos casos de trocas ou devoluções, deixe muito claro como a devolução pode ser feita. Se necessário, componha um passo a passo e sempre informe um contato para que ele possa esclarecer eventuais dúvidas. O e-commerce precisa enfrentar diversos desafios e a logística reversa é um dos maiores, pois está ligada à qualidade da experiência de compra, que influencia diretamente a imagem da empresa e as vendas. Especialmente em períodos como a Black Friday, é esperado que o número de devoluções aumente, por conta do aumento do número de pedidos.

Acompanhar a sazonalidade e se preparar para os períodos de pico, onde as solicitações de devolução tendem a aumentar ou diminuir pode ser a chave para encontrar os pontos fracos da operação e assim implementar as ações ideais para gerar mais eficiência e velocidade e fornecer a melhor experiência por meio da entrega perfeita.

Segundo Ross Saario, CEO do Grupo Intelipost, líder em gestão de logística no Brasil, é preciso apostar em planejamento estratégico, tanto para as vendas quanto para a logística das entregas. “O e-commerce precisa ainda otimizar a sua oferta de frete. Só para se ter uma ideia, a taxa mundial de abandono de carrinho em 2022 é maior que 70%, segundo dados do Statista. Então, se você não oferece aos consumidores opções flexíveis, com diferentes prazos e valores de entrega, o varejista estará perdendo oportunidades em vendas. Já faz um tempo que a logística se consagrou como o principal diferencial competitivo no e-commerce”.

Sistemas de gestão para a otimização de processos

Para poder manter a organização de um negócio e otimizar o tempo, destinando-o para a elaboração de outras tarefas que visam aproveitar a Black Friday, os empreendedores recorrem a soluções tecnológicas que atuam como um sistema de gestão, denominados de ERPs. Segundo um levantamento realizado pela Gartner esse tipo de sistema aumenta a produtividade das empresas em até 25% .

Conforme Marcelo Navarini, diretor do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company, algumas ações devem ser consideradas antes da escolha de um ERP, ainda mais quando a ferramenta será definida para auxiliar com a demanda da Black Friday. “Um dos pontos principais que o empreendedor deve se atentar é em relação as integrações que a ferramenta disponibiliza. O período da Black Friday agita o comércio de inúmeros varejistas no e-commerce e por isso, é importante que esse seller esteja presente nos mais diversos marketplaces para aumentar seu alcance. Por meio de integrações, toda a gestão dos produtos vendidos nesses ambientes pode ser realizada em um único sistema”, comenta.

Autor:

Gabriel Ojea

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