Nem todo mundo sabe que problemas como transações não processadas, cobranças duplicadas e taxas equivocadas são bem comuns no varejo e podem levar a perdas financeiras, comprometendo a lucratividade das lojas.
Nesses casos, o empreendedor precisa ficar atento às diferenças entre os valores pagos e recebidos – o que pode ser difícil de identificar, dependendo do volume de transações realizadas – e abrir um chamado com o adquirente solicitando o reembolso.
A F360, plataforma de gestão financeira criada por e para varejistas, identificou esse problema e desenvolveu um recurso que permite fazer essa conferência de forma automatizada. Com essa ferramenta, o empreendedor pode verificar todas as incompatibilidades nessas operações.
Processo que é bem mais difícil de ser feito manualmente, devido ao volume de transações com cartões que um estabelecimento recebe por dia. Só no F360 Finanças são realizadas cerca de 319 mil transações diariamente, considerando operações com cartão de crédito à vista, crédito parcelado e débito.
A partir desse diagnóstico automático do F360 Finanças, o varejista segue o mesmo caminho com a adquirente, utilizando dados confiáveis, gerados de forma prática e detalhada, para posteriormente resgatar os valores devidos. Só em 2022, o “recuperômetro”, como é chamado esse recurso, contabilizou R$ 96,5 milhões ressarcidos pelos varejistas. Alguns clientes da F360 comemoram os resultados.
Foi justamente a ferramenta de conciliação de cartão que fez o curitibano Fernando Rehme, franqueado da Mr. Cat, interessar-se pelo F360 Finanças. “Nunca imaginei que poderia haver diferença entre o que era cobrado e o que de fato eu recebia. Quando puxei o relatório de contas no Finanças, notei uma diferença de R$ 3.6 mil em uma loja e R$ 1.4 mil em outra, devido às taxas que estavam sendo cobradas de forma incorreta”, relata Rehme.
A franqueada da Chilli Beans, Adriana Godoy, também comemora a quantia que conseguiu recuperar ao identificar cobranças indevidas em uma de suas lojas. Ela destaca: “É muito difícil ter a visibilidade de quanto a adquirente está descontando da taxa de cartão, mas com a F360 ficou muito mais fácil; a ferramenta permitiu-me analisar as alterações e recuperar R$ 12 mil”.
À frente da gestão de 22 franquias da Adidas, o paranaense Raul Marchiotti, expressa satisfação com os resultados obtidos ao usar a plataforma de gestão financeira. “Com o F360 Finanças, eu consigo ter maior visibilidade do fluxo de cartões e das taxas que são cobradas pelas adquirentes. Recentemente, consegui recuperar R$ 14 mil que estavam sendo cobrados incorretamente.”
Henrique Carbonell, CEO da F360, destaca a importância de um software adequado para a conciliação de cartões. “É quase impossível um varejista fazer a conferência sem ajuda de um software adequado para isso. Nos dá muita satisfação saber que, além de facilitar o dia a dia do nosso cliente, nossa ferramenta também ajuda os empresários a recuperarem dinheiro por meio da conciliação de cartão do F360 Finanças”, comenta.
Autora:
Marcia Fonseca