O intuito é ser uma rede de apoio e atenção a mulheres e mães solo que estão quase sempre sozinhas nessa jornada que é a maternidade, assim se deparando com incontáveis dificuldades cotidianas, que abrangem desde questões de autoestima e autoconhecimento como relacionamentos familiares, interpessoais e profissionais.
Com o desejo de ser referência nas comunidades e constituir efetivamente uma rede consistente para mães solo e capacitá-las para o seu novo papel acadêmico, profissional e cidadã atuante em sua comunidade.
O Projeto visa atuar de forma próxima e direta com as denominadas Maria’s. Atuamos com rodas de conversas realizadas quinzenalmente e realizando acolhimentos individuais, acolhendo suas reais necessidades. Visto a vulnerabilidade social das comunidades menos favorecidas atuamos com apoio de alimentos que compõem a cesta básica, orientações preventivas, educacionais, psicológicas e advocatícias, serviços esses que vêm sendo oferecidos graças aos nossos apoiadores.
Quem somos? Somos um grupo de mulheres que ajudam outras mulheres. Sabemos que às vezes tudo o que é preciso para mudar o mundo é um pouco de apoio. Com esta iniciativa nosso objetivo é oferecer acolhimento, conforto, justiça, graça e amor a toda e qualquer mulher, independente de cor, raça, etnia e religião. Nossa busca está em ser um elo entre o Estado e as mulheres e mães desfavorecidas economicamente e com famílias muitas vezes disfuncionais.
A meta é atingir um grande número de mães solo ourinhenses e promover a afirmação de que quando uma mãe solo descobre seu poder e força NADA é capaz de PARÁ-LA!
___
Definição de mãe solo: Mãe que assume de forma exclusiva todas as responsabilidades pela criação do filho, tanto financeiras quanto afetivas, em uma família monoparental. [A denominação mãe solo indica uma forma de parentalidade, desvinculada do estado civil.]
Diretora e idealizadora do projeto: Ana Carolina Anunciação.
Atividades do Projeto: Orientação e assistência.
Público Alvo: Mulheres entre 15 a 45 anos- mães e gestantes solteiras com filhos menores de 18 anos- mãe solo.
Ato principal de cada encontro: Presença de um profissional de grande demanda na comunidade.
Proposta de encontros: Reuniões quinzenais, preferencialmente às sextas-feiras, a partir das 20 h.
Local: Salão da paróquia do Jd Itamaraty em Ourinhos-SP.
Autor:
Diego Gimenez Machado