20.1 C
São Paulo
sábado, 12 de outubro de 2024

Mostra “Water Walk, uma ode ao corpo do imigrante”, da artista visual Jessica Fertonani Cooke, aborda questões políticas no Canteiro 

Ao evocar mitologias interpessoais a cada barreira transposta, a artista envolve-se mais profundamente nas revoluções do Deserto de Sonora

A artista visual Jessica Fertonani Cooke abre a exposição “Water Walk, uma ode ao corpo do imigrante”, a partir do dia 01 de outubro de 2023 (domingo), das 12 às 18h, no Canteiro – Campo de Produção em Arte Contemporânea, na Vila Madalena, em São Paulo. Com texto crítico de Marcio Harum, a mostra problematiza os enfrentamentos da vida no deserto de Sonora, território fronteiriço entre Estados Unidos e México. 

Serão apresentados 3 sessões do documentário Me corra de volta ao Mar (1h10), que discute os efeitos da separação internacional e colonial sobre o povo originário do deserto – os Tohono O’odham (pessoa do deserto). 

A exposição tem como intuito expandir a noção de fronteira pensando para além da política, e no que o ‘atravessador de fronteira’ precisa alcançar para chegar vivo do outro lado. Movida pela urgência de possibilidades, esta figura simboliza um sacrifício extremo e muita coragem na busca por um novo ideal de vida e pela urgência. Neste sentido, o atravessador de fronteiras é a aliança política entre o mundo material e espiritual, o pragmático e o simbólico e as próprias barreiras internas do indivíduo. O imigrante que cruza clandestinamente a fronteira EUA/México ‘rompe’ a divisa entre dois países extremamente diferentes,  aproximando-os. Este é um ato político concretizado a partir de suas próprias consequências culturais e sensibilizações imediatas. 

Sobre a artista 
Jessica Fertonani Cooke trabalha com instalações, vídeos e pinturas no campo expandido da performance. Através de suas vivências no Arizona, Estados Unidos, enquanto mulher brasileira, é que suas práticas artísticas passam a englobar o corpo e o estar entre mundos. Com formação em artes visuais pela Universität der Künste de Berlim, e mestrado pelo San Francisco Art Institute, ao debater os epistemicídios, a expropriação e o extrativismo desenfreado, Jessica se movimenta na interseção da arte e do ativismo.

Participou de exposições coletivas, como o Festival Internacional de Arte de São Francisco (SFIAF), a Discovery Art Fair em Frankfurt, o projeto 55 em Miami e a Nars Foundation no Brooklyn. Como co-criadora e performer participou de coletivos para o Blacklash performance festival em Zurique com Jorge Raka, o Taos Paseo Festival com La Pocha Nostra, The Lab em San Francisco com Cristobal Martinez e Guillermo Galindo e para Agora Collective for the Month of Performance Festival de arte no L’Atelie Kunst Spiele Raum, Berlim, Alemanha. https://jessicafertonanicooke.com

Sobre o Canteiro – Campo de Produção em Arte Contemporânea
Com o início das suas atividades em agosto de 2022, o Canteiro é um espaço cultural gerido pelo artista Ivan Padovani, e tem sua atuação voltada para a ampliação de iniciativas autônomas de produção e circulação de arte contemporânea na cidade de São Paulo.

O Canteiro conta com seis ateliês, sala de exposições, residência artística e promove ações formativas em artes visuais. Também abriga um estúdio multimídia de 65 metros quadrados, que sedia projetos de exibição de vídeo arte, instalações sonoras e performances. Seu espaço expositivo guarda uma forte identidade arquitetônica, o que faz dele um contexto propício para criação de site specifics, promovendo projetos que fogem da passividade de um cubo branco.

Atualmente os artistas residentes são: Ana Clara Muner, Christian Bittencourt, Davide Mari, Gustavo Aragoni, Guta Galli, Ivan Padovani, Mariana Guardani, Thiago Navas. https://canteiro.art.br

SERVIÇO RÁPIDO
mostra “Water Walk, uma ode ao corpo do imigrante” de Jessica Fertonani Cooke
texto crítico: Marcio Harum
abertura: 01 de outubro de 2023 (domingo), 12h – 18h
período: de 02 a 08 de outubro de 2023, 12h – 18h 

projeção do documentário Me corra de volta ao Mar (duração. 1h10)
sessão 1: 1 de outubro, domingo, 18h10 
sessão 2: 4 de outubro, quarta-feira, 18h10 
(19h45 conversa aberta com artista e curador Marcio Harum)
sessão 3: 8 de outubro, domingo, 18h10

local: Canteiro – Campo de Produção em Arte Contemporânea
rua purpurina, 434
vila madalena – são paulo – 05435-030
valor: gratuito
faixa etária: livre
site: https://canteiro.art.br

redes sociais
Jessica Fertonani Cooke @jessicafertonanicooke
Marcio Harum @marcioharum
Canteiro @canteiro___

Autor:

Erico Marmiroli 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio