André Freitas, segundo melhor jogador de Padel do País acredita que em dois ou três anos tenha 1 milhão de adeptos do esporte
Embora ainda não seja tão conhecido e jogado no Brasil, o padel tem crescido expressivamente em número de adeptos no País e conquistado figuras importantes do futebol, como Cristiano Ronaldo, Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, Ronaldo, Neymar e Kaká.
Existe mais de uma versão a respeito da origem dessa modalidade que é disputada por duplas em quadras fechadas com parede de vidro. Há quem diga que surgiu no mar, por volta de 1890, quando passageiros de navios ingleses adaptaram a prática do tênis ao espaço de bordo. Outros contam que o esporte passou a ser praticado em terra em 1924, quando o americano Frank Beal improvisou algumas quadras nos parques municipais de Nova York e nomeou o esporte de padel-tênis.
Fato é que a Federação Internacional de Padel (FIP), fundada em 1991, atribui a invenção do esporte ao mexicano Enrique Corcuera, que construiu a primeira quadra em um hotel de Acapulco. Foi Corcuera quem definiu as dimensões de quadra e o regulamento que rege o esporte mundialmente até hoje.
Segundo André Freitas, segundo melhor jogador de Padel do País atualmente, o esporte é praticado por aproximadamente 60 mil pessoas – amadoras ou profissionais – no Brasil. Mais de 50 mil jogam no Sul do País, onde chegou primeiro a modalidade por meio de argentinos, uma vez que o esporte é o segundo mais jogado na Argentina, com 4 milhões de jogadores, atrás somente do futebol. O atleta paranaense deseja popularizar o esporte no Brasil e enxerga positivamente esse número de personagens importantes do futebol praticando o Padel. “Sinceramente, o esporte vai ter uma crescente mais lenta que o beach tênis, por exemplo, mas creio que vai deslanchar de 60 mil para 1 milhão em dois ou três anos quando algum famoso, como o Ronaldo e o Neymar, que estão jogando agora, abrir um clube ou uma academia no Brasil”, acredita André Freitas.
O padel tem muitas semelhanças com o tênis: é um esporte de raquete, disputado em quadra com uma rede no meio e a contagem dos pontos é a mesma. Mas é sempre jogado em duplas e as dimensões são bem menores comparadas ao tênis – 20 metros de comprimento por 10 metros de largura, o que dá um terço do tamanho de uma quadra de tênis.
O jogo consiste basicamente em passar a bola para o outro lado da rede. O saque é executado sempre por baixo da cintura, uma vez que a quadra é pequena. Ela é fechada, com paredes de concreto ou de vidro e telas de proteção nas laterais.
Influenciado pela mãe, “Sagui” começou a jogar aos 11 anos em Francisco Beltrão, Município do Paraná, de onde é. Trocou o futsal pelo padel e viu sua escolha lhe render frutos. O atleta de 35 anos é convocado para a seleção brasileira profissional desde 2005 e foi bicampeão mundial sub-18 e sub-20 e tricampeão pan-americano.
Autora:
Danielle Campos