23.1 C
São Paulo
sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Os Quatorze Pontos de Woodrow Wilson

Em janeiro de 1918, após quase quatro anos de um intenso conflito que devastou a Europa inteira, a Primeira Guerra Mundial se aproximava de seu fim. Antecipando este desfecho, o presidente norte-americano Woodrow Wilson criou Quatorze Pontos elaborados para encerrar a guerra, e criar uma política internacional pacifista e balanceada. Para Wilson, era mais importante estabelecer uma paz frutífera do que apontar responsáveis, perdedores e vencedores.

Wilson apresentou o programa de paz em um discurso no Congresso no dia 8 de janeiro de 1918, o projeto consistia nos seguintes pontos:

  1. – Tratados e pactos de paz a serem feitos abertamente, sem acordos secretos.
  2. – Total liberdade de navegação marítima além das águas territoriais, exceto quando os mares forem fechados por ação de cumprimento dos convênios internacionais.
  3. – A remoção de todas a barreiras e sanções econômicas e estabelecimento de condições igualitárias de livre comércio consentindo com a paz.
  4. – Garantias adequadas dadas e tomadas de que os armamentos nacionais serão reduzidos apenas para a defesa nacional.
  5. – Um ajuste livre e imparcial de todas as reivindicações coloniais, baseado na estrita observância do princípio de que, ao determinar todas essas questões de soberania, os interesses das populações envolvidas devem ter peso igual com as reivindicações equitativas do governo cujo título deve ser determinado.
  6. – A evacuação de todo o território russo e a resolução de todas as questões que afetam a Rússia, assegurarão a melhor e mais livre cooperação das outras nações do mundo, obtendo para ela uma oportunidade sem entraves e sem constrangimento para a determinação independente de seu próprio desenvolvimento político e assegurá-la de uma recepção sincera a sociedade de nações livres sob instituições de sua própria escolha; e, mais do que bem-vinda, assistência também de todo tipo que ela possa necessitar e desejar.
  7. – A Bélgica, o mundo inteiro concordará, deve ser evacuada e restaurada sem qualquer tentativa de limitar a soberania que ela desfruta em comum com todas as outras nações livres. Nenhum outro ato único servirá, pois isso servirá para restaurar a confiança entre as nações nas leis que eles próprios estabeleceram e determinaram para o governo de suas relações mútuas. Sem esse ato de cura, toda a estrutura e validade do direito internacional estão prejudicadas para sempre.
  8. – Todo o território francês deveria ser libertado e as porções invadidas restauradas e o mal-feito a França pela Prússia em 1871 na questão Alsácia-Lorena, que perturbou a paz do mundo por quase cinquenta anos, deveria ser corrigido, a fim de que a paz possa mais uma vez ser assegurada ao interesse de todos.
  9. – Um reajuste das fronteiras da Itália deve ser efetuado ao longo das linhas de nacionalidade claramente reconhecíveis.
  10. – Os povos da Áustria-Hungria, cujo lugar entre as nações que queremos ver salvaguardados e assegurados, devem receber a mais livre oportunidade de desenvolvimento autônomo.
  11. – Romênia, Servia e Montenegro devem ser evacuados; territórios ocupados restaurados; A Sérvia concedeu acesso livre e seguro ao mar; e as relações dos vários estados dos Bálcãs entre si determinadas por um conselho amigável ao longo de linhas historicamente estabelecidas de lealdade e nacionalidade; e as garantias internacionais da independência política e econômica e da integridade territorial dos diversos estados dos Balcãs devem ser assumidas.
  12. – As porções turcas do atual Império Otomano devem ter assegurada uma soberania segura, mas as outras nacionalidades que estão agora sob domínio turco devem ter certeza de uma segurança indubitável de vida e uma oportunidade absolutamente inalterada de desenvolvimento autônomo, e os Dardanelos devem ser permanentemente abertos como uma passagem livre para os navios e comércio de todas as nações sob garantias internacionais.
  13. – Deve-se erigir um Estado polonês independente que deve incluir os territórios habitados por populações indiscutivelmente polonesas, que devem ter acesso livre e seguro ao mar, e cuja independência política e econômica e integridade territorial devem ser garantidas pelo pacto internacional.
  14. – Uma associação geral de nações deve ser formada sob convênios específicos com o propósito de oferecer garantias mútuas de independência política e integridade territorial a estados grandes e pequenos.

Como é possível notar, o presidente americano sugeriu a criação de uma política internacional de boa vizinhança, tentando impedir possíveis confrontos e revanchismos. As ideias de Wilson foram a base chave para a criação da Liga das Nações (posteriormente, Wilson ganhou o prêmio Nobel da paz em 1919).

Infelizmente, apenas quatro das quatorze propostas foram acolhidas durante o Tratado de Versalhes (documento que encerrou definitivamente a Primeira Guerra), os líderes das potências europeias como Vittorio Orlando (Itália), Lloyd George (Reino Unido) e Georges Clemenceau (França) exigiam medidas de tratamento mais severas e punitivas para com os países derrotados, e Wilson, buscando apoio destes aliados para a criação da Liga das Nações, decide por abrir mão da maior parte de suas propostas para assegurar a colaboração destes governos. O governo francês se mostrava como o mais exigente em especial, pois grande parte do conflito ocorreu em seu território, gerando alto abalo na economia e no bem-estar da nação.

Por fim, o Tratado de Versalhes culpabilizou integralmente a Alemanha pela guerra (como previsto no artigo 231 do tratado) sendo assim, foi considerada responsável por todos os prejuízos de guerra, a forçando a pagar uma pesada indenização aos países vencedores, França e Reino Unido principalmente, (como previsto no artigo 232 do tratado). O documento também inseriu imposições territoriais e militares. A Alemanha recebe o tratado como uma enorme afronta e lida com as consequências de suas imposições, como a hiperinflação, descredibilidade politica e surgimento de diversos grupos paramilitares de origens e ideais radicais.

Grupos estes que por fim gerariam a criação do próprio Partido Nazista, culminando na rápida ascensão de Adolf Hitler ao poder, mobilizando por fim, a cadeia de acontecimentos que eclodiria na Segunda Guerra Mundial.

A apreciação integral dos Quatorze Pontos de Woodrow Wilson, que previam penalidades e punições leves aos países derrotados, junto com sua inclusão no cenário politico internacional e ajuda econômica, possivelmente teria evitado os desdobramentos revanchistas e extremistas que resultaram no auge nazista, na Segunda Guerra Mundial e na perca de milhões de vidas.

Autor:

Rodrigo Santana

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio