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terça-feira, 23 de julho de 2024

Mais produtividade: como a Inteligência Artificial pode auxiliar as pessoas no trabalho

Podendo ser vista como uma aliada das organizações, a Inteligência Artificial pode impulsionar a produtividade, agilizar os processos internos e ainda otimizar o tempo das equipes

São Paulo, agosto de 2023 – A Inteligência Artificial já é uma realidade nas nossas vidas e tem sido cada vez mais implementada nas empresas. Acredita-se que a IA, como também é chamada, está destinada a criar um jeito completamente novo de trabalhar. 

A substituição da mão de obra é uma questão delicada que a implementação desse tipo de tecnologia traz há muitos anos para a discussão. Porém, embora esse ponto mereça atenção, diversos estudos têm mostrado que a Inteligência Artificial pode contribuir com inúmeras melhorias no dia a dia de trabalho – tanto para as empresas quanto para os colaboradores. 

Aderindo a esse tipo de recurso, organizações ganham produtividade e colaboradores ganham tempo, por exemplo. Esse combo permite o desenvolvimento de estratégias cada vez mais efetivas e, consequentemente, a conquista de resultados cada vez mais promissores.

Um levantamento feito pela Microsoft indicou que 64% das pessoas afirmam não ter tempo ou energia para trabalhar. Nesse sentido, a IA vem para agilizar esse processo, permitindo que o profissional dedique mais tempo para as tarefas criativas. Nessa mesma linha, a pesquisa mostra que 82% dos líderes afirmam que os colaboradores precisam desenvolver novas habilidades para acompanhar a Inteligência Artificial. Isso prova que tão importante quanto ter boas ferramentas é contar com equipes preparadas para fazer um bom uso delas.

Para Hugo Godinho, CEO da Dialog, startup que lidera o setor de Comunicação Interna no Brasil, essa junção entre tecnologia e estratégia pode ser bastante positiva para as empresas. “A Inteligência Artificial permite que os esforços destinados a atividades operacionais sejam reduzidos, pois ela é capaz de conduzir essas tarefas. Isso pode funcionar de diferentes formas, tudo depende da área em que a IA for implementada e dos recursos que ela oferecerá”, explica.

Na Comunicação Interna, por exemplo, a Inteligência Artificial tem ocupado cada vez mais espaço. A Dialog foi a HRTech pioneira no país a realizar a integração desse recurso à plataforma multicanal de CI que oferece a grandes empresas. O CEO ressalta que essa tecnologia precisa ajudar as organizações a solucionar alguma dor latente nos processos das áreas. 

“Entendemos que, muitas vezes, as equipes de Comunicação Interna nas empresas são pequenas. Com isso, os poucos profissionais que atuam no setor costumam ter a agenda apertada diante da necessidade de executar tantas atividades. Dessa forma, a Inteligência Artificial pode ser uma importante aliada. Com a Dialog, esse recurso visa otimizar o tempo dessas equipes e ajudá-las a produzir o conteúdo que será publicado na plataforma, garantindo uma experiência de comunicação ágil, intuitiva e personalizada”, explica Hugo. 

Além da produção de conteúdo em si, outra novidade tecnológica que a startup incluiu na plataforma foi a possibilidade de analisar o sentimento dos colaboradores por meio de um termômetro. Assim, as empresas conseguem identificar como a comunicação está sendo absorvida na jornada do colaborador. “É como existir uma pesquisa de satisfação ou de clima em tempo real”, comenta o CEO. 

Ao que tudo indica, a Inteligência Artificial promete impulsionar o desenvolvimento das pessoas, estimulando a criatividade e dando ferramentas que apoiam a execução de tarefas cotidianas. “Entendemos que a Inteligência Artificial pode absorver a realização de atividades que minam a nossa criatividade e dinamizar os processos, independente do tipo de empresa, permitindo que os profissionais se dediquem – efetivamente – ao crescimento do negócio”, finaliza Hugo Godinho.

Sobre a Dialog

A Dialog é a startup líder em Comunicação Interna no Brasil que oferece uma plataforma multicanal (mobile, desktop e e-mail) para empresas. Ela deu uma guinada estratégica em meio à pandemia, crescendo 200% em 2021, e visa alcançar 1 milhão de colaboradores conectados em 2023. Além disso, a Dialog já atraiu clientes como Via Varejo, ArcelorMittal, PepsiCo, Livelo, SBT e Ri Happy, estando presente em diversos segmentos de mercado. 

Autora:

Maria Rossi

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