16.2 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de julho de 2024

Léa Garcia se emociona em noite de autógrafos com homenagens em Maricá

A atriz Léa Garcia foi mais que reverenciada e se emocionou durante a noite de autógrafos do livro “Entre mira, Serafina, Rosa e Tia Neguita: A Trajetória e o Protagonismo de Léa Garcia”, de Julio Claudio da Silva, realizada nesta terça-feira, 8 de agosto, pela secretaria de Cultura de Maricá, no Cine Teatro Henfil, no Centro da cidade.

Além do bate-papo animado e da distribuição de autógrafos de Léa e Julio Claudio para fãs, amigos, escritores, personalidades e autoridades, como o Secretário de Cultura de Maricá, Leandro DaSilva e a pioneira jornalista Anna Davies, que estiveram presentes ao evento, houve também a exibição do filme “Eu Sou Tereza de Benguela’, com direção de Wavá de Carvalho.

Em seguida, foi exibido um documentário que aborda a trajetória da artista, com depoimentos de artistas consagrados, como Antônio Pitanga, Glória Pires e Milton Gonçalves. Feliz, Léa agradeceu as homenagens. “Gostei demais do evento, de tudo. Fui tudo muito tranquilo…. e quanto carinho! A emoção é grande. Revi algumas pessoas queridas e conheci muita gente talentosa em Maricá. Aliás, gosto demais da cidade, pelo trabalho em relação à Cultura, Educação e Meio Ambiente…E já revelei a vontade de viver aqui!”, afirmou.

O autor Julio Claudio da Silva também era só alegria com a receptividade positiva que o livro sobre a pioneira atriz tem alcançado. “É uma honra homenagear uma artista da magnitude de dona Léa e criar uma obra documental, que sublinhe não só a importância artística, mas também política de sua trajetória. Uma mulher negra precursora, que rompeu barreiras e abriu caminhos”, afirmou o escritor e professor da UEA (Universidade do Estado do Amazonas).

O livro “Entre mira, Serafina, Rosa e Tia Neguita: A Trajetória e o Protagonismo de Léa Garcia”, publicado pela Editora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), aborda a história de Léa Garcia, que aos 90 anos, que já contabiliza 70 anos de carreira. A obraanalisa as memórias públicas sobre a trajetória profissional da atriz através dos registros acerca das montagens dos espetáculos do Teatro Experimental do Negro e de tantos outros trabalhos em que a artista atuou.

Fotos: Clarildo Menezes

Autora:

Claudia Mastrange

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio