O mercado automobilístico em Santa Catarina tem se destacado como um ambiente favorável para a compra de carros zero, oferecendo vantagens comerciais significativas em relação aos estados vizinhos, Paraná e Rio Grande do Sul. O interesse por modelos híbridos e elétricos também vem crescendo entre os catarinenses. Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) apontam que mais de quatro carros elétricos já são vendidos diariamente no estado.
A chegada da marca chinesa Great Wall Motors comprova a tendência. Antes mesmo da inauguração de lojas físicas no estado, a GWM comercializou 193 unidades do seu lançamento Haval H6 em Santa Catarina, entre os meses de abril e junho; sendo 142 somente pela concessionária Dimas GWM, que é representante exclusiva da marca na Grande Florianópolis e nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville. O modelo, aliás, bateu recordes no mês de maio e junho, tornando-se o veículo híbrido mais vendido e emplacado por dois meses consecutivos em todo o país.
Catarinenses em vantagem
Santa Catarina se destaca em vários aspectos que proporcionam benefícios aos compradores de carros zero. A infraestrutura rodoviária bem desenvolvida e a localização geográfica estratégica do estado contribuem para um transporte eficiente dos veículos, reduzindo custos logísticos e prazos de entrega. Além disso, oferece incentivos fiscais atrativos, resultando em uma carga tributária menor em comparação com os vizinhos, o que se traduz em preços mais competitivos para os consumidores.
“A alíquota do IPVA é um bom exemplo de vantagem para os carros emplacados em Santa Catarina. Veículos particulares, de passeio, caminhonetes e utilitários são taxados em 2% no estado, enquanto Paraná tem alíquota de 3,5% e Rio Grande do Sul de 3%”, reforça o diretor da Dimas Automóveis, Ricardo Dimas.
Outro fator que torna Santa Catarina um destino atraente para a compra de carros zero é o mercado automobilístico aquecido e equilibrado. Com uma demanda crescente por veículos novos, os consumidores têm uma variedade de marcas e modelos disponíveis, promovendo uma concorrência saudável entre as montadoras. Essa competição resulta em mais opções para os compradores, além de possíveis negociações favoráveis.
“Com o mercado aquecido, o diferencial também pode ir além do preço. Empresas consolidadas e que oferecem um excelente pós-venda, serviços de oficina de alta qualidade e que verdadeiramente se dedicam ao relacionamento com o cliente têm mais chances de fidelizar compradores, receber indicações e atrair novos consumidores, uma vez que a exigência com o atendimento e a garantia de segurança são pontos importantes na hora de fechar o negócio”, reforça Dimas.
Fotos: Dimas Automóveis/Divulgação
Autor:
Rafael Vieira de Araujo