30.8 C
São Paulo
terça-feira, 3 de setembro de 2024

Desafios e soluções para os apartamentos pequenos

Tendência do morar, principalmente em grandes cidades como São Paulo, uma metragem compacta não é mais ser uma barreira para se instalar bem;

A arquiteta Cristiane Schiavoni destaca os desafios e aponta respostas eficazes que resultam no conforto de um lar completo, ainda que com metragens reduzidas

Há quem diga que, atualmente, 30 m² é sim uma metragem interessante de um imóvel para se morar. Entre os adeptos dessa tendência no mercado imobiliário brasileiro, grande parcela é representada por jovens que começam uma vida a solo ou que buscam esses ‘micro apartamentos’ a fim de otimizar tempo na agenda de compromissos e economizar nas despesas mensais. De acordo com a arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva seu nome, esse panorama está conectado com uma mudança comportamental, principalmente da geração Z, e um perceptível número de famílias reduzidas. “Viver em um apartamento pequeno implica em uma visão mais prática no perfil de estilo das pessoas. Não ser um acumulador é uma das prerrogativas e saber que é possível adotar um way of life mais enxuto e não perder o conforto”, analisa.

De acordo com ela, muito além de focar na decoração em si, o estudo da planta e os anseios de cada morador são imprescindíveis para a realização de um projeto eficiente que atenda as demandas e que, sobretudo, expresse um atmosfera aconchegante, elegante e com o jeito único que cada pessoa tem. “Essas transformações exprimem a essência que temos em nos adaptar e abrem espaço para o novo mundo e estilo de arquitetura que estamos vivendo”, enfatiza.

Ao projetar, recentemente, um apto estúdio com apenas 28 m², ela detalha o processo cuidadoso e as respostas que encontrou para um melhor aproveitamento dos espaços. Acompanhe!

Ambientes interligados e multifuncionais

Se a tendência de integração dos espaços já se efetivou em apartamentos maiores, essa leitura também se adequa como uma luva nos aptos compactos. Com a ligação entre os ambientes e sem a existência de divisões com paredes, sala de estar, cozinha e até mesmo varanda gourmet podem parecer maiores do que são realizados. Para Cristiane, não há uma regra, mas essa percepção abre muitas possibilidades.

Desde o início do projeto, a arquiteta Cristiane Schiavoni enfatizou a necessidade de criar ambientes flexíveis e funcionais. No apto com 28m², o dormitório com a varanda gourmet cumpriram essas demandas | Foto: Carlos Piratininga

Com área social e de descanso integradas, os espaços compactos parecem muito maiores – o mix entre cores vívidas e mais claras também contribuem para isso. Na combinação, a parede foi revestida com um papel de parede preto e branco, valorizando o colorido das almofadas e o gradiente de bege que marca presença no piso, paredes e teto. “No mobiliário, nos pautamos em desenhos arredondados e orgânicos, tendência na Semana de Design de Milão em 2023. Eles contribuíram para reforçar o sentimento de novos ares e acolhimento no ambiente”, pontua a profissional.

Eleito como um dos ambientes mais queridinhos, o dormitório é conectado à varanda, com direito a uma pequena área de jantar e um sofá curvo, que recepciona os convidados. Neste espaço, chama a atenção também o Viva Magenta, eleita a cor do ano de 2023 pela Pantone, que marca presença nos móveis em móveis soltos.

Oi, como vai?
Além de ser uma tendência incrível e que tem ganhado cada vez mais espaço na arquitetura, os apartamentos pequenos, assim como qualquer outro, podem embelezar o morar e também precisam de cuidados para que sejam confortáveis e não prejudiquem a boa circulação. Sendo assim, a arquiteta Cristiane Schiavoni separou uma série de dicas para ajudar na projeção e décor desses ambientes.
Para acessar as fotos, por favor, use este link: https://we.tl/t-2jJVHF7EAL
Mais informações estão no release abaixo!
Muito obrigada,Vitória Messias – DC33 Comunicação(12) 98409 – 8306Desafios e soluções para os apartamentos pequenos Tendência do morar, principalmente em grandes cidades como São Paulo, uma metragem compacta não é mais ser uma barreira para se instalar bem; A arquiteta Cristiane Schiavoni destaca os desafios e aponta respostas eficazes que resultam no conforto de um lar completo, ainda que com metragens reduzidas
Com apenas 28m², o layout compacto fez com que a arquiteta Cristiane Schiavoni investisse no conceito de multifuncionalidade. No projeto, o dormitório se transforma em um espaço multiuso, onde a moradora e seus convidados podem sentar-se na cama para ver TV ou conversar | Foto: Carlos Piratininga Há quem diga que, atualmente, 30 m² é sim uma metragem interessante de um imóvel para se morar. Entre os adeptos dessa tendência no mercado imobiliário brasileiro, grande parcela é representada por jovens que começam uma vida a solo ou que buscam esses ‘micro apartamentos’ a fim de otimizar tempo na agenda de compromissos e economizar nas despesas mensais. De acordo com a arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva seu nome, esse panorama está conectado com uma mudança comportamental, principalmente da geração Z, e um perceptível número de famílias reduzidas. “Viver em um apartamento pequeno implica em uma visão mais prática no perfil de estilo das pessoas. Não ser um acumulador é uma das prerrogativas e saber que é possível adotar um way of life mais enxuto e não perder o conforto”, analisa.
De acordo com ela, muito além de focar na decoração em si, o estudo da planta e os anseios de cada morador são imprescindíveis para a realização de um projeto eficiente que atenda as demandas e que, sobretudo, expresse um atmosfera aconchegante, elegante e com o jeito único que cada pessoa tem. “Essas transformações exprimem a essência que temos em nos adaptar e abrem espaço para o novo mundo e estilo de arquitetura que estamos vivendo”, enfatiza.
Ao projetar, recentemente, um apto estúdio com apenas 28 m², ela detalha o processo cuidadoso e as respostas que encontrou para um melhor aproveitamento dos espaços. Acompanhe!
Ambientes interligados e multifuncionais Se a tendência de integração dos espaços já se efetivou em apartamentos maiores, essa leitura também se adequa como uma luva nos aptos compactos. Com a ligação entre os ambientes e sem a existência de divisões com paredes, sala de estar, cozinha e até mesmo varanda gourmet podem parecer maiores do que são realizados. Para Cristiane, não há uma regra, mas essa percepção abre muitas possibilidades.
Desde o início do projeto, a arquiteta Cristiane Schiavoni enfatizou a necessidade de criar ambientes flexíveis e funcionais. No apto com 28m², o dormitório com a varanda gourmet cumpriram essas demandas | Foto: Carlos Piratininga Com área social e de descanso integradas, os espaços compactos parecem muito maiores – o mix entre cores vívidas e mais claras também contribuem para isso. Na combinação, a parede foi revestida com um papel de parede preto e branco, valorizando o colorido das almofadas e o gradiente de bege que marca presença no piso, paredes e teto. “No mobiliário, nos pautamos em desenhos arredondados e orgânicos, tendência na Semana de Design de Milão em 2023. Eles contribuíram para reforçar o sentimento de novos ares e acolhimento no ambiente”, pontua a profissional.
Eleito como um dos ambientes mais queridinhos, o dormitório é conectado à varanda, com direito a uma pequena área de jantar e um sofá curvo, que recepciona os convidados. Neste espaço, chama a atenção também o Viva Magenta, eleita a cor do ano de 2023 pela Pantone, que marca presença nos móveis em móveis soltos.
Na pequena varanda executada pela arquiteta Cristiane Schiavoni, essa área permite que a moradora receba seus amigos com muito estilo. Na disposição, foi possível até incluir um home bar no apto estúdio de apenas 28m² | Foto: Carlos Piratininga

Ainda explorando a varanda, a proposta de um visual instragamável junto com a penteadeira e o jardim vertical, realizado com plantas preservadas, foi uma decisão acertada tanto no intuito da arquiteta de entregar um pouquinho da conexão com a natureza, como também o de gerar um visual perfeito para tirar fotos e gravar vídeos. “Essa pegada urban jungle com os espelhos redondos ficou simplesmente incrível. São os detalhes que mais gosto” entrega Cristiane. Outro ponto a ressaltar é a iluminação de LED inserida nos espelhos, que contribui o adição da luz necessária para os conteúdos voltados para as redes sociais.

 
Com uma varanda ampla, a arquiteta Cristiane Schiavoni planejou diferentes momentos e espaços de convivência para a moradora aproveitar sozinha ou acompanhada pelos amigos | Foto: Carlos Piratininga

Espelhos, para que te quero?

No décor de interiores, espelhos são sinônimos de amplitude! Assim, o elemento se faz presente no estúdio por meio da marcenaria em que a arquiteta uniu o guarda-roupas, TV e um pequeno home bar. A mesma estratégia foi adotada nos armários da cozinha, entregando a percepção de uma área maior – além do charme.


 O uso dos espelhos cooperou para a aguardada sensação de um imóvel mais espaçoso, facilitando também a circulação entre os ambientes | Projeto Cristiane Schiavoni Arquitetura | Fotos: Carlos Piratininga

Móveis planejados e soluções de marcenaria

Com a instalação logo na entrada, a cozinha ganhou uma marcenaria sob medida que se enquadra com a sua pluralidade de soluções na pequena área. Vista de fora, a geladeira parece camuflada, como se fosse mais uma parte do armário. Outro detalhe interessante é o uso do blackspash em toda a área da cozinha, facilitando a rotina e higienização.

Aproveitando a integração de todos os espaços, a atemporalidade de cada elemento do décor unifica os ambientes de forma única. Escolhidas a dedo pela arquiteta Cristiane Schiavoni, as peças expressam a personalidade da cliente em cada detalhe | Foto: Carlos Piratininga

Organização

A pequena metragem do apartamento permitiu soluções que otimizaram a planta baixa com muita versatilidade e uma delas foi transformar os nichos inferiores que acompanham a lateral da cama se tornaram vãos multiuso para acomodar livros e como um grande banco que atende a área da mesa de refeições.

 
Na hora de escolher os objetos para constituir o dormitório, a arquiteta Cristiane Schiavoni deu preferência para peças femininas e versáteis adicionaram ainda mais presença com a base amadeirada do piso, teto, cabeceira e parede | Foto: Carlos Piratininga

Cama versátil

Ao invés de “quebrar a cabeça” para incluir um sofá na área social (que também é a de descanso!), a arquiteta Cristiane Schiavoni optou por utilizar um estilo de cama que serviria perfeitamente como uma outra sugestão de assento para receber os amigos e familiares da moradora.

Um mundo de possibilidades

Analisando outros trabalhos da arquiteta, outras resoluções também merecem o destaque como possibilidades a serem executadas. Na contagem de cada centímetro do projeto, muitas vezes existe a oportunidade de criar cantinhos estratégicos com um bom aproveitamento! Entre a parede da TV, a estrutura de drywall abriu uma pequena despensa é possível acomodar uma série de objetos que não ficariam encaixados no layout ou nos espaços de armazenamentos disponíveis. “Sem contar que a abertura é extremamente discreta, resolvendo super bem a vida de quem precisa de um pouquinho a mais de área livre”, analisa Cristiane.

 
Com uma matemática e a experiência arquitetônica na mente e na ponta da lapiseira da arquiteta Cristiane Schiavoni, um espacinho, até então, sem utilidade, tornou-se uma despensa indispensável para os moradores | Foto: Luis Gomes

Elementos da decoração na medida certa

Engana-se quem pensa que apartamentos pequenos podem dispor de uma ambientação pensada para o home office. Mas como incluir, sem ocupar um fixo no projeto? A estante multifuncional oferece uma base que se transforma em mesa… ao terminar as atividades, é só fechar e usufruir, novamente, da plenitude idealizada para a sala de estar.

 
Em um primeiro momento, a marcenaria desenhada pela arquiteta Cristiane Schiavoni aparenta ser apenas como uma estante, mas é só puxar a base móvel para ter o suporte de apoio para o notebook | Foto: Luis Gomes

Sobre?a arquiteta Cristiane Schiavoni 

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de?projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores. 

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente. 

Autora:

Vitória Messias 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio