25 C
São Paulo
sábado, 22 de fevereiro de 2025

Como organizar o fluxo de caixa na construção civil? Executivo lista 5 dicas simples

Não é de hoje que a indústria da construção civil vem sofrendo uma série de contratempos que ocorrem por dois motivos: a persistência de processos desatualizados excessivamente manuais e burocráticos e os atrasos nos pagamentos. Por isso, em meio aos rumores de uma possível recessão, o setor imobiliário tem investido em novas tecnologias não apenas no canteiro de obras, como também nos processos de back-office e pagamentos digitais.

De acordo com o estudo americano “B2B And Digital Payments Tracker”, os atrasos nos pagamentos ameaçam, principalmente, o fluxo de caixa. Em 2022, houve um aumento de 53% no total de pagamentos atrasados ??de salários e faturas em todo o segmento de construção nos EUA, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. E justamente por isso, ainda segundo o mapeamento, 37% das empresas americanas tiveram que interromper ou atrasar projetos, o que representa um crescimento de 28% em relação a 2021.

Diante deste cenário, é fundamental que a indústria da construção faça do rastreamento e recebimento de pagamentos uma prioridade máxima, evitando assim possíveis dores de cabeça para empreiteiros, subempreiteiros e bancos, além de tornar a gestão do fluxo de caixa mais ágil e eficaz.

Pensando nisso, Thiago Campaz, CEO do VExpenses, plataforma especializada na gestão de despesas corporativas, listou abaixo algumas dicas para solucionar esse desafio. Confira:

Aposte no planejamento: um bom planejamento é a chave para economizar tempo e dinheiro. Afinal, é por meio dele que uma empresa consegue estabelecer metas de faturamento e limite de gastos, além de evitar possíveis imprevistos que podem surgir no meio do caminho.

Estabeleça um fluxo de caixa: faça um controle geral sobre as entradas e saídas financeiras do negócio e entenda o que está funcionando ou não. Mas atenção para a dica: esse monitoramento precisa ser feito diariamente!

Aposte em ferramentas de pagamentos e controle inteligentes: manter os dados financeiros atualizados pode ser bastante trabalhoso, ainda mais para empresas com grande volume de transações. Uma outra dica valiosa para manter o fluxo de caixa sempre atualizado é usar cartões corporativos e empresariais inteligentes. Estes cartões permitem que os líderes de obras tenham mais autonomia nas compras de periféricos necessários para destravar o canteiro de obras, e também mantém a eficiência e segurança do monitoramento financeiro. Isso porque assim que um gasto é feito com um desses cartões, a despesa já é automaticamente conciliada dentro da plataforma de gestão de despesas e pode ser monitorada em tempo real pela equipe de compras e financeira.

Faça orçamento: documente todas as finanças da empresa, seus gastos, projeção de recebíveis e o cenário geral para os próximos meses. Isto permitirá que você se organize financeiramente.

Otimize o processo de fechamento mensal: contar com um processo de fechamento mensal bem definido, economiza dinheiro e aumenta a produtividade do negócio, ao passo que uma boa plataforma de gestão fiscal e contábil, realiza o procedimento em poucos cliques, reunindo todos os documentos necessários de forma automática, sem a necessidade de conferências manuais e minimizando erros.

Sobre o VExpenses – Fundada em 2016 pelos empreendedores Thiago Campaz, Bruno Pain, Leandro Martins e Káliman Borges, o VExpenses, plataforma que automatiza a gestão de despesas de equipes e funcionários, tem como objetivo tornar a gestão dos gastos corporativos mais fácil, menos burocrática e sem falhas. Dessa forma, as empresas conseguem economizar tempo, ter mais organização e segurança com os dados dos colaboradores e reduzir os valores das despesas, assim como evitar possíveis desvios de conduta. Recentemente, comemoraram um marco importante em sua trajetória ao conquistar o primeiro lugar na categoria Fintech do ranking 100 Open Startups.

Autora:

Juliana Gusmão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio