21.4 C
São Paulo
domingo, 21 de julho de 2024

Projeto de mobilização socioeducativa do Barco Pirata recebe Colégio Cecam

Barco Escola – Expedição do Igarapé, projeto de conscientização ambiental, realizado pelo Barco Pirata recebeu, na última quinta-feira (1º/6), alunos do Ensino Médio do Colégio Cecam, de Camboriú (SC). A iniciativa vem ao encontro da Semana Mundial do Meio Ambiente, em que ações pelo mundo todo promovem a conscientização sobre a proteção e os cuidados com a preservação da natureza.

Sabe-se que as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú possuem centenas de locais de descarte irregular de lixo e entulho, especialmente ao longo das margens do Rio Camboriú. São móveis velhos, eletrodomésticos, colchões, pedaços de metal, madeira e entulhos dos mais diversos, que são depositados no rio todos os dias. Com isso, a equipe do Barco Escola – Expedição do Igarapé realiza um trabalho de conscientização com crianças de escolas públicas e particulares da região, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância do Rio Camboriú para as cidades do entorno. “Durante a expedição pelo rio, fala-se sobre a necessidade de descartar o lixo em locais apropriados, de forma a não poluir ainda mais o Rio Camboriú e todo o meio ambiente”, detalha Caroline Luz, engenheira ambiental do Parque Unipraias.

De acordo com a professora e bióloga Carla dos Santos Rosário, a iniciativa uniu-se ao encerramento de um módulo do ensino de Biologia, em que – por meio dos Projetos Integradores “Ecologia, a Casa não é só Nossa” e “Despertando a Consciência Sustentável” – se faz necessário um debate contextualizado dos mais diversos ecossistemas e da importância de sua preservação. “Juntando o conteúdo todo dos eixos temáticos, eu entendi a necessidade de fazer com que esses alunos fossem conhecer o Rio Camboriú com o projeto Barco Escola – Expedição do Igarapé”, conta. “Quando subimos o Rio Camboriú, foi possível relacionar os assuntos discutidos na disciplina e fechar com chave de ouro o projeto desse trimestre”, pontua Carla. “É um projeto transformador, porque desperta nos alunos a responsabilidade de cuidar do meio ambiente e relaciona, de forma dinâmica, o que está sendo estudado na sala de aula”, sinaliza.

Além do referido projeto, o Barco Pirata também atua junto a entidades de classe e ao poder público, promovendo algumas ações pontuais de limpeza do rio, conforme indica Domingos Casemiro Pinheiro, sócio-proprietário do Barco Pirata. “Trabalhamos na ação Juntos pelo Rio Camboriú que, na sua quarta edição, em maio deste ano, coletou mais de 30 metros cúbicos de lixo”, relata. “O descarte indevido de plásticos, como garrafas pet poluem o rio por 200, 300 anos, por isso é preciso um trabalho intenso na conscientização, especialmente com as crianças da nossa comunidade para que, no futuro, tenhamos um rio menos poluído”, destaca.

Roteiro
A expedição é dividida em duas etapas. Na primeira, alunos e professores são conduzidos de barco, com os devidos equipamentos de segurança, ao longo do Rio Camboriú, e profissionais capacitados explicam sobre a importância do rio, sua conservação, descarte correto do lixo e outras informações. Em seguida, há uma parada para desembarque no Parque Natural Raimundo Gonçalez Malta, onde os alunos passeiam por trilhas e recebem orientações sobre o ecossistema local.

Escolas que queiram conhecer o projeto podem entrar em contato pelo telefone (47) 34047600 ou enviar e-mail para barcoescola@barcopirata.com.br.

Sobre o Barco Pirata
O Barco Pirata foi, recentemente, considerado o primeiro atrativo turístico de Balneário Camboriú (SC), título este recebido pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município (SECTURBC). A empresa está situada na Barra Sul, onde, desde 1983, fica o píer para embarque em passeios a bordo de escunas piratas.

O passeio tem saída da Barra Sul, navega por toda a orla central de Balneário Camboriú, passa pela Ilha das Cabras e segue até a Praia de Laranjeiras. Sem cobranças adicionais, é possível desembarcar na praia e retornar ao ponto de origem com a embarcação seguinte. O atendimento ocorre todos os dias: na baixa temporada, as saídas são às 10h, 12h, 14h e 16h.

Autora:

Andreia Dalla Colletta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio