A collab entre as duas marcas será conhecida no mês de junho, na ocasião das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Mundial dos Oceanos
Inspirar mais pessoas a adotarem o conceito lixo zero no dia a dia e a priorizar escolhas que contribuam com a sustentabilidade são alguns dos propósitos do Coletivo Joinville Lixo Zero, que em 2023 completa 10 anos de atuação na cidade. E foi aliado a esses propósitos que o grupo se uniu à Oceano Surfwear para lançar a coleção de camisetas Oceano Lixo Zero, produzidas especialmente para vestir quem quer viver em um mundo mais sustentável.
Com apoio do Instituto Lixo Zero Brasil, o resultado dessa collab poderá ser conhecido no mês de junho, como parte das comemorações do mês do Meio Ambiente. O lançamento da coleção ocorre no próximo dia 7 de junho, a partir das 19h, no Venice Surf & Bar, um dia antes do Dia Mundial dos Oceanos. Serão apresentados quatro modelos de camisetas, com estampas sugeridas pelo Coletivo Joinville Lixo Zero e aprovado pela equipe de produção da Oceano Surfwear.
“Estamos bem ansiosos com esse lançamento, pois acreditamos que por meio do que vestimos podemos levar reflexão e possibilitar diálogos com outras pessoas. E para isso nada melhor que uma parceria com a Oceano, que tem a sustentabilidade e a preservação ambiental como foco da marca”, comenta Gustavo Ritzmann, um dos fundadores do Coletivo Joinville Lixo Zero.
As camisetas podem ser adquiridas pelos valores que variam de R$89,90 e R$109,90, conforme o modelo, e parte da renda será destinada ao Coletivo Joinville Lixo Zero/Instituto Lixo Zero Brasil. Acesse o e-commerce da Oceano Surfwear (as camisetas estarão disponíveis para venda a partir de segunda, dia 5) ou o Instagram do @joinville.lixozero.
Produção sustentável conectada com o movimento Lixo Zero
A sócia-diretora da Oceano Surfwear, Sabrina Eggert, destaca que as camisetas são confeccionadas em malha produzida a partir de resíduos têxteis, possibilitando a diminuição do consumo de água. Para garantir estabilidade da fibra, o fio recebe em sua composição poliéster fabricado a partir da reciclagem de garrafas PETs.
“Para a Oceano, é uma honra estar com o movimento Lixo Zero, atingindo novos públicos e unindo forças a uma causa tão linda. Nesta coleção, adotamos a máxima de que nada se perde, tudo se transforma. A malha feita de PET reduz o descarte e ressignifica o que muitos ainda acreditam ser lixo. Na verdade, esse material garante valor para resíduos gerados no dia a dia e impedem que uma grande quantidade de garrafas PET vá parar nos oceanos”, diz, acrescentando que cada camiseta utiliza cinco garrafas PET recicladas.
Sustentabilidade conectada com a arte e a criatividade
Além da sustentabilidade e conexão com o conceito lixo zero, outros dois pilares que não poderiam ficar de fora da collab entre Coletivo Joinville Lixo Zero e Oceano Surfwear são a arte e a criatividade como norteadores para a ação. Por isso, foram convidados o artista visual Fox Malinoski e a designer Daisy Dalberto para pensarem as estampas dos quatro modelos de camisetas.
Paranaense, Fox, que além de artista visual é músico e grafiteiro, idealizou uma estampa conectada com a preservação dos oceanos. A imagem de uma baleia segue a linha do que ele costuma usar em seus trabalhos, marcado por figuras enigmáticas, que remetem à vida física e espiritual, resultando em animais pictóricos e criados com um traço peculiar que vem chamando a atenção de apreciadores de arte.
“Poder contribuir com a minha arte para essa campanha do Coletivo Joinville Lixo Zero é bem gratificante. A arte se manifesta para cada pessoa de um jeito e essa imagem mostra que o oceano tem uma beleza singular, nos pequenos detalhes. Precisamos ter consciência e atitude para preservá-lo”, comenta.
Já a designer e consultora de Branding Daisy Dalberto se inspirou nas mensagens com as quais ela já é familiarizada por ter sido responsável pela identidade visual de várias ações desenvolvidas pelo Coletivo, como a Semana Lixo Zero Joinville. Natural de Joinville, ela explica que a preocupação com a preservação ambiental e a produção de resíduos nortearam a criação das estampas.
“Fazer parte do movimento Lixo Zero é uma oportunidade de poder me conectar com pessoas incríveis, com o mesmo olhar para o meio ambiente, e com grande força de vontade para lutar pela causa. Pensar nessas estampas foi motivador, construtivo e inspirador em diversos aspectos”, destaca.
Quem veste a camisa para divulgar a coleção
As fotos usadas para divulgar a coleção Oceano Lixo Zero foram feitas em Joinville/SC pelo fotógrafo Renan Bett. Os modelos são pessoas que moram na cidade e estão conectadas com o movimento Lixo Zero. Confira ?
Camiseta 5Rs: Ana Carolina de Liz, proprietária da Funcionárias – empresa especialista em ressignificar materiais têxteis industriais que seriam descartados, gerando impacto socioambiental através do feito à mão. “Participar desta ação é uma honra, pois eu trabalho com isso e sou parceira do Joinville Lixo Zero há alguns anos. Quero incentivar mais pessoas para que estejam conosco.”
Camiseta Baleia, do Fox: Daniel dos Santos de Moura, proprietário do restaurante Casa de Moura, fundado em 2015, tem como propósito a gastronomia autoral e com autenticidade. “Foi uma grata surpresa o convite para participar da campanha, pois são temas que permeiam toda a sociedade e as empresas precisam ter um olhar e ação que contribuam para causar menos impacto no meio ambiente.”
Camiseta Faça amor, não faça lixo: Gustavo Ritzmann é co-fundador e membro diretor do Coletivo Joinville Lixo Zero, Engenheiro de Produção, Permacultor e Educador. Além disso, é co-fundador da Rastro Sustentabilidade e embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil. Desde 2013 atua com causas ambientais, projetos de sustentabilidade/ESG e educação ambiental.
Camiseta Composto, logo crio vida: Taísa Rodrigues é jornalista, mãe, embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil, membro da diretoria e assessora de imprensa do Coletivo Joinville Lixo Zero e atua há 20 anos com comunicação. “Contribuir com esta collab, desde a semente e agora ver brotar, é muito gratificante. Que esses frutos se espalhem para que mais pessoas possam contribuir com o meio ambiente, com a natureza da qual somos parte.”
Serviço
O quê: Lançamento das camisetas Oceano Lixo Zero, da Collab entre Coletivo Joinville Lixo Zero e Oceano Surfwear
Quando: 7 de junho, às 19h.
Onde: Venice Surf & Bar. Rua Max Colin, 2520, Glória – entrada gratuita.
Vendas: para todo o Brasil via e-commerce da Oceano Surfwear ou Instagram do @joinville.lixozero
Autora:
Carla Lins