17 C
São Paulo
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

André Paixão transforma poema de Thiago Cervan em música no single e clipe “Litoral”

Texto foi publicado na revista Piauí e inspirou o artista

André Paixão continua conhecido como Nervoso, integrante de bandas como Tripa Seca e Nervoso e Os Calmantes. Mas agora o músico carioca abraça a calmaria no novo single, “Litoral”, uma composição que surgiu de um poema de Thiago Cervan encontrado na revista Piauí – e agora se torna canção, já disponível para streaming nas principais plataformas de música, além de ganhar uma interpretação visual com um clipe.

Ouça “Litoral”: https://ingrv.es/litoral-c18-a

Assista ao clipe “Litoral”: https://youtu.be/3UK1Hct0sys 

“Litoral” se tornou uma daquelas colaborações improváveis, já que parte existia como poesia e, mais tarde, ganhou música, outra cadência, um novo ritmo, nos acordes de André Paixão. O cantor e o poeta não se conheciam, mas uma aproximação via internet fez tudo acontecer – não sem alguns percalços. 

“Estava lendo a revista Piauí, quando me deparei com poemas do Thiago Cervan, um educador popular, autor do livro ‘Não existem rotas conciliatórias de fuga’ (Editora Urutau, 2016). O poema ‘Litoral’ me emocionou de forma a despertar pensamentos sobre nosso caminhar, nossas idas e vindas, nossa resistência em lutar pela nossa arte, o bater da água na pedra até rachar. Entrei em contato com ele por uma rede social. Perguntei se ele curtia a ideia de musicar o poema e ele gostou. Só que quando voltei com a música pronta, ele já tinha desaparecido das redes sociais”, recorda André, bem humorado. 

Uma nova ponte surgiu com a ajuda de Guilherme, filho do músico carioca, que por sua vez reside no interior de São Paulo e conseguiu rastrear o contato de Thiago Cervan por meio de amigos em comum, em uma grande rede poética-musical.

“Ele adorou o resultado e fechamos a parceria. Chamei o Lucas Freitas, da Orquestra de Rua, para executar o arranjo de violoncelo e ficou do jeito que eu queria. Simples como a vida deveria ser. Gravamos o clipe na Pedra do Arpoador com direção do Markão Oliveira, completa Paixão.

A música abre uma nova perspectiva na carreira solo de André. A alcunha de Nervoso é um reflexo da sua versatilidade em pular de projeto em projeto, cada um com suas personalidades próprias. Paixão acumula muitos títulos, como compositor, produtor e designer de áudio, além de cantor e músico, tendo feito parte de bandas como Acabou La Tequila, Autoramas, Matanza, Nervoso e os Calmantes, Beach Lizards, Lafayette e os Tremendões, Getúlio Côrtes e Tripa Seca.

Além de sua atuação como músico, André Paixão também trabalhou como produtor, diretor musical, compositor e arranjador de música para filmes, peças de teatro e séries. Ele colaborou com renomados criadores referências neste mercado, incluindo Felipe Hirsch, Gilberto Gawronski, Pedro Brício, Marco Nanini, Guta Stresser, Ivan Sugahara, entre outros.

André Paixão é sócio diretor da Areia Produções Artísticas, que abriga o SuperStudio, um local onde grava, produz e distribui música através do selo Super Discos. Ele traz na bagagem uma discografia com várias bandas e projetos, além de trilhas sonoras originais para filmes, como “Medea en Promenade”, “Sade em Sodoma”, “Chess Game” e “O Casamento de Gorete”. Ele continua ativo na indústria musical, lançando trilhas sonoras originais e trabalhando com outros artistas.

Com “Litoral”, André Paixão mergulha fundo em uma verve mais intimista, porém não menos intensa de seu trabalho como artista solo. O single já está disponível para audição nas principais plataformas e o clipe, em seu canal oficial no YouTube.

Ficha técnica:

Letra: Thiago Cervan

Música: André Paixão

Gravado, mixado e masterizado no SuperStudio – março de 2023

Lucas Freitas – violoncelo

André Paixão – voz, violão

Crédito: Pino Gomes

Letra:

Em Cima Do Rochedo

Onde Não Há Faixa De Praia

A Onda Cava O Enredo

O Sal Ajunta Na Falha

No Vai E Vem Que Não Cessa

Aumenta A Arrebentação

Cata Força A Remessa

Para Entalhar O Costão

Talha Sulcos Na Terra

Choque De Conta-Gotas

A Água No Solo Emperra

E A Pedra Não Esgota

A Maré Sobe À Noite

No Calar Do Negrume

Na Luta Sem Açoite

Amola Mais O Gume

E Com Causa A Onda Avança

Toma Parte Da Pedra

Novas Formas Hão De Formar

O Balanço Não A Nega

Ao Topar Com A Rocha

Rebenta Sem Descanso

Pedra Também Arrocha

As Águas E Seu Avanço

Acompanhe André Paixão:

https://linktr.ee/apaixaomusic

Autor:

Daniel Pandeló Corrêa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio