Este ano comemorado no dia 14 de maio, o Dia das Mães é uma ótima ocasião para reunir a família e celebrar a existência de uma de suas figuras mais importantes. Normalmente, as confraternizações são definidas pelos almoços em família e presentes feitos pelas crianças. Dado o contexto, a Scanntech produziu um estudo para analisar o potencial de alavancagem da semana do Dia das Mães nas vendas do Varejo Alimentar.
Nesse período, as categorias que compõem a cesta representam um crescimento de 22% nas vendas quando comparadas às semanas equivalentes dos demais meses do ano. A importância da data também pode ser vista a partir do crescimento das demais categorias no período, de 3%. Considerando ainda o total das categorias do varejo alimentar, o crescimento foi de 4%.
Este ano comemorado no dia 14 de maio, o Dia das Mães é uma ótima ocasião para reunir a família e celebrar a existência de uma de suas figuras mais importantes. Normalmente, as confraternizações são definidas pelos almoços em família e presentes feitos pelas crianças. Dado o contexto, a Scanntech produziu um estudo para analisar o potencial de alavancagem da semana do Dia das Mães nas vendas do Varejo Alimentar.
Nesse período, as categorias que compõem a cesta representam um crescimento de 22% nas vendas quando comparadas às semanas equivalentes dos demais meses do ano. A importância da data também pode ser vista a partir do crescimento das demais categorias no período, de 3%. Considerando ainda o total das categorias do varejo alimentar, o crescimento foi de 4%.
Ao compararmos as demais semanas de maio com as semanas de mesma posição relativa no mês, observou-se uma queda de 4% da cesta de Dia das Mães, de 9% das demais categorias excluindo-se a Cesta das Mães e ainda uma redução de 8% do total das vendas. Outro indicador da força da data é que as vendas da Cesta das Mães elevaram a média de vendas do mês de maio de 2022 em relação à média dos outros meses do ano, com crescimento de 4%.
Dentre as categorias mais vendidas na semana do Dia das Mães se destacam os produtos de linha branca e marrom, com crescimento de 74%, objetos relacionados a cama mesa e banho (+68%), acessórios de casa (+63%) e cozinha (+46%).
Autor:
Gabriel Godoi