A pandemia da COVID-19 resultou em uma série de impactos nas diferentes áreas, em relação ao contexto educacional fez com que ocorresse a implementação do ensino remoto emergencial, para que fosse possível a continuidade das aulas, entretanto, essa modalidade se estendeu ainda por mais tempo.
Desta forma, a comunidade escolar que não se resume apenas aos alunos, mas inclui professores, corpo administrativo, serviços gerais, entre outros, teve que se adaptar as novas modalidades de ensino impostas, onde ocorreu a reconfiguração perante uma tela de computador ou outro equipamento. As posições de professores e estudantes foram encarregadas a remodelar as práticas para a continuidade da oferta escolar por meio do ensino remoto. Diferentes problemas acabaram se apresentando decorrentes da desigualdade de acesso e condições para a inclusão digital, a ausência de formação, em especial dos docentes, para o domínio das diferentes práticas digitais.
Nesta perspectiva, não existem razões para negar que o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) está a cada dia mais adentrando ao ambiente escolar e possuem um grande potencial para transformar o processo de ensino-aprendizagem, sendo papel dos docentes fazerem o uso destes recursos.
Como vantagens do uso de TDIC, pode-se destacar o acesso a recursos educacionais online, pois a internet oferece uma infinidade de instrumentos educacionais, como vídeos, áudios, livros eletrônicos, jogos educacionais e entre outros. A popularização da internet estabeleceu novos processos que são reconfigurados a cada novidade no meio do acesso ao conhecimento e permeou influências que estão além de seus usuários.
Além disso, como o uso da TDIC aumenta a possibilidade da colaboração e comunicação entre alunos e professores, independentemente de sua localização geográfica. As ferramentas de colaboração, como fóruns de discussão e redes sociais, permitem que os alunos trabalhem em grupo e compartilhem informações
Esses recursos podem ser utilizados para enriquecer as aulas e ajudar os alunos a aprender de maneira mais eficaz. Como destacado por alguns estudiosos, acredita-se que está nas mãos dos educadores o compromisso de orientar os discentes para que, em seu cotidiano, tenham oportunidades que lhes permitam o desenvolvimento de capacidades relevantes para o convívio social na sociedade digital, utilizando esses instrumentos tecnológicos no ambiente escolar de forma responsável, ética e legal.
Outro ponto crucial a se considerar é que o professor deve possuir um conhecimento aprofundado das tecnologias disponíveis e saber utilizá-las em sua prática. Para tanto, é fundamental que o docente receba uma formação acadêmica adequada e que a escola conte com uma infraestrutura física e material apropriada para a utilização dessas tecnologias em sala de aula.
Entretanto, para avançar em rumo a uma educação digital é necessário que fossem oferecidas condições básicas para todos os estudantes, pois pesquisam mostraram que no ano de 2021, 84% dos alunos residentes em áreas urbanas não possuíam dispositivos ou acesso à internet em seus domicílios. Na área rural, este número alcançou o índice de 92%. Ou seja, ainda existem deficiências significativas que precisam ser superadas para atingir os resultados esperados. No entanto, é importante que os educadores estejam preparados para integrar essas tecnologias ao currículo escolar de maneira efetiva.
Autor:
Mario Marcos Lopes. Especialista em Educação. Docente do Centro Universitário Barão de Mauá; Faculdade São Luís; Tutor do Curso de Pedagogia – UFTM; Professor da Rede Municipal de Ribeirão Preto.