25.6 C
São Paulo
sábado, 1 de março de 2025

Como a Inteligência Artificial pode ajudar a impulsionar e escalar sua produção criativa?

Não é novidade que a Inteligência Artificial (IA) é considerada uma das grandes tendências para os próximos anos. De acordo com última pesquisa de Deloitte, 70% das empresas brasileiras devem investir em Inteligência Artificial em 2023, a maioria delas nas áreas de marketing e atendimento ao cliente, com o objetivo de gerar mais proximidade, engajamento e agilidade em processos do dia a dia. 

Para que as companhias possam implementar a IA como uma aliada para alavancar os resultados, Leandro Alvarenga, CEO da Flashvolve, uma Enterprise Tech que tem como objetivo potencializar o engajamento entre as empresas e seus colaboradores, clientes ou parceiros por meio de experiências personalizadas e entregues pelos principais meios de comunicação, lista algumas dicas. Confira:

  1. Trace quais são seus objetivos: saber para onde quer ir e aonde quer chegar é essencial para o crescimento do seu negócio. Por isso, liste quais serão suas metas e estabeleça objetivos claros para alcançá-las; 

2.            Identifique as soluções de IA adequadas: nem todas as soluções digitais que estão em alta vão ter o mesmo perfil das empresas. Por isso, faça uma análise criteriosa do que vai de fato maximizar os seus resultados para que o investimento seja assertivo;

3.            Crie uma equipe multidisciplinar: para inovar é preciso pensar fora da caixa. Quanto mais profissionais com expertises diferentes, melhor. Considere construir uma equipe composta por especialistas nas áreas de tecnologia da informação, como por exemplo: programador, engenheiro da computação, analista de sistemas, desenvolvedores, entre outros e marketing: designer gráfico, analista ou gerente de marketing etc. 

4.            Realizar coleta de dados é imprescindível: veja o que será necessário para todas as áreas da empresa e a partir disso, implemente a tecnologia de IA para que ela possa coletar todos os dados essenciais para impulsionar seu negócio;

5.            Treine e teste algoritmos: treinar e testar nunca é demais, porque a partir disso, é possível mapear o que funciona e o que não é efetivo para a sua empresa;

6.            Integre a IA aos sistemas existentes: dentro da estrutura de sua empresa, avalie como integrar a IA a partir do que você já tem para otimizar custos e processos;

7.            Faça um monitoramento:  uma vez implementada, a IA precisa ser monitorada de forma constante para evitar problemas e se manter atualizada, porque com as mudanças tecnológicas constantes, tudo pode ficar obsoleto rapidamente. Esteja atento para evitar prejuízos;

8.            Não se apegue!: Avalie, reavalie e ajuste as estratégias sempre quando necessário para se manter relevante no mercado. 

Autora:

Kelly Mantovani 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio