20.8 C
São Paulo
terça-feira, 23 de julho de 2024

Sobrancelhas caíram? Saiba quais procedimentos que os especialistas recomendam 

As sobrancelhas são uma das partes que mais se destacam no rosto e, muitas vezes, são consideradas um dos traços mais distintivos de uma pessoa. 

No entanto, com o tempo e o envelhecimento, as sobrancelhas tendem a perder sua forma e posição natural, o que pode causar uma aparência cansada ou caída.

Muitas pessoas recorrem a esses procedimentos por vários motivos, incluindo melhorar a aparência geral do rosto, parecer mais jovem, melhorar a autoestima e aumentar a confiança. Além disso, elas também procuram esses procedimentos para corrigir assimetrias faciais ou para melhorar a aparência das sobrancelhas após a perda de peso ou gravidez.

A coluna entrevistou o Prof. Titular de cirurgia plástica UNIRIO, membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica, Eduardo Teixeira e a médica oftalmologista oculoplástica Luiza Paulo Filho para falar quais procedimentos indicados para quem precisa dar um Up nas sobrancelhas caídas.

Segundo o Prof. Eduardo Teixeira, os fios de tração são também alternativas para elevação da cauda das sobrancelhas, sem necessidade de cirurgia, mas os resultados costumam durar menos. Mais uma vez, vai depender da avaliação de cada caso. Muitas vezes a toxina botulínica, famoso Botox, poderá propiciar este resultado, e seu efeito dura entre 4 e 6 meses, sendo uma opção também viável.

O “Mini Lifting Temporal” é um procedimento cirúrgico, ambulatorial,  realizado sob anestesia local. O objetivo é elevar a região temporal, incluindo a cauda da sobrancelha, através da ressecção de uma elipse de pele no limite da implantação do cabelo ou já dentro do couro cabeludo (de forma a “esconder” a cicatriz). O pós operatório costuma ser tranquilo, sem dor e com um edema discreto, que cede em poucos dias. O principal cuidado é a colocação de gelo e o repouso nas primeiras horas, para reduzir este edema e acelerar a recuperação. Mas é possível levar uma vida normal após 48 horas, apenas evitando exposição ao sol, afirmou o professor Eduardo Teixeira.

Para o Prof. Eduardo Teixeira, a associação do minilifting com a Blefaroplastia, que é a cirurgia para a retirada do excesso de pele das pálpebras inferiores e/ou superiores, é possível, e vai depender da avaliação de cada paciente. O minilifting pode até atenuar um excesso de pele discreto na pálpebra superior, na medida em que eleva as sobrancelhas, mas não substitui a Blefaroplastia quando este excesso é significativo. Cada um dos procedimentos tem, portanto, a sua indicação.

A cirurgia de Castanhares consiste na retirada de uma faixa de pele logo acima da sobrancelha, reposicionando-a. Ela é indicada não apenas para arqueamento de sobrancelhas, mas também para corrigir assimetrias, ou seja, uma sobrancelha mais baixa que a outra que precisa ser levantada. A anestesia é local e os pontos são retirados com 2 semanas. A cicatriz localiza-se logo acima da sobrancelha, ficando “camuflada” entre os pelos. Se ainda assim ficar um pouco evidente, a sugestão é fazer micropigmentação.

Portanto, é importante consultar um profissional experiente e certificado antes de se submeter a qualquer procedimento estético, finalizou Luiza Paulo Filho.

Autora:

Viviane Alexandre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio