11.8 C
São Paulo
sábado, 20 de julho de 2024

Projeto de Lei municipal n° 026/2022 e o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Ibirité/MG; arapongagem em Garibaldi/RS e a Resolução 381/2022 e   Resolução 1.224/2022 e as Eleições Suplementares em Divisa Alegre/MG. 

As dissertações, ora mencionada possui o escopo de  aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos no Curso de Graduação em Ciências do Estado, matrícula n° 2020430791, ministrado na Faculdade de Direito da UFMG, ofertado pelos departamentos: DINC (Direito e Processo Civil e comercial); DINC (Direito e Processo Penal); DIP (Direito Público) e DIT (Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito). Constam as disciplinas na grade curricular do curso: Introdução à Política, ementa: centralidade do Político na experiência humana. Política, ideologia e visões de mundo. Cultura política e democracia. Agir político e sua dimensão ética. Retórica, Oratória e Argumentação: retórica e estilística. Recursos retóricos e argumentativos. Politicidade e pós-politicidade: o desafio do politizar. Cidadania Cultural, ementa: Identidade, tradição e reconhecimento. Direitos culturais. Proteção jurídica da cultura e da diversidade. Introdução à Governança Social, ementa: Formas de Governança. Crise e reforma do Estado e Governança Social. Governança Social como estratégia de Estado. Governança Social e Terceiro Setor. Governança Social e Organizações/Movimentos da Sociedade Civil.

Autor:

Paulo César de Souza – Acadêmico de Ciências do Estado – UFMG

Download:

1 COMENTÁRIO

  1. Rui Barbosa (1919, p. 41)

    Ali, senhores, ali mesmo, no discurso esquadrinhado para a ignóbil adulteração, ali mesmo, antes e depois do tópico eleito para a escroquerie, para o estelionato, ali, repito, ali é que eu advogava, para o soldado e o marinheiro, o aumento do soldo; ali é que eu, com o pão do corpo, implorava lhes dessem o do espírito, a instrução; ali é que eu reivindicava, para um e outro, o direito de não ser rebaixados à condição de fâmulos dos seus superiores, cozinheiros, copeiros, mensageiros de leva e traz; ali é que me indignava eu contra a incongruência, que, numa democracia, levanta hoje muralhas à carreira do soldado, quando Osório se elevou de praça rasa ao marechalato, e Almeida Barreto subiu de recruta a marechal; ali, enfim, é que eu reclamava, pelos filhos dos sargentos, contra a sua exclusão das escolas militares. Toda essa oração minha, pois, era um hino aos direitos do marinheiro e do soldado, um grito vibrante pelo respeito às leis democráticas na essência da vida militar, uma afirmação calorosa da urgência de elevar as aspirações do soldado brasileiro, as suas condições de humanidade, as perspectivas do seu futuro, as garantias do seu merecimento.

    Referência
    BARBOSA, Rui. Obras completas de Rui Barbosa Volume XLIX. Campanha presidencial. Rio de Janeiro: catilina, 1919.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio