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terça-feira, 19 de novembro de 2024

GERENTE Saiba Como Contratar Novos Colaboradores

Quais os Passos Iniciais Para Contratar Funcionários? O Que Perguntar Numa Entrevista? Qual o Formato Ideal de Uma Entrevista?

Os Gerentes que contratam e orientam novos funcionários com eficácia, aumentam suas possibilidades de sucesso, pois essas duas atividades são úteis na maximização da produtividade, na moral dos funcionários e na minimização do turnover do pessoal.

Para isso, o Gerente deve preparar uma “descrição do cargo” para o qual vai contratar, resumindo a escolaridade mínima exigida, o treinamento, a experiência requerida, as habilidades especiais e outras características.

Dessa forma, ele deve analisar as exigências do cargo e compará-las com os currículos recebidos. Os que não apresentam qualificação necessária são eliminados nesse ponto e os que parecem adequados podem ser chamados para futuras entrevistas. 

Roteiro Básico da Entrevista:

  • Liste os tópicos que quer abordar ou as áreas que precisam ser esclarecidas, baseadas no currículo.
  • Escolha um local confortável, livre de telefones, visitas e outras interrupções.
  • Coloque o (a) candidato (a) à vontade com uma pequena conversa inicial; sendo cordial e informal.
  • Responda às perguntas sobre o trabalho a ser realizado e sua empresa.
  • Seja objetivo. Previna-se contra julgamentos baseados na personalidade, aparência ou informação pessoal do candidato. Concentre-se na avaliação das qualificações para o trabalho.
  • Ouça mais do que fale. As perguntas indiretas ou abertas (as que não podem ser respondidas “sim” ou “não”) incentivam o (a) candidato (a) a expressar suas verdadeiras opiniões.
  • Ouça criticamente; anote mentalmente os tópicos resultantes de respostas evasivas, voláteis, entusiásticas, inconsistentes, emocionais ou de alguma forma dignas de destaque.
  • Conclua agradecendo-lhe pelo seu tempo e informe-o (a) que ficará ciente de sua decisão. Não o (a) deixe aguardando muito tempo.
  • Registre em arquivo as respostas às perguntas chaves e informações sobre tópicos que você queira abordar após a entrevista. 

Formato da Entrevista:

Uma entrevista orientada segue uma lista padronizada de perguntas. Embora o formato seja inflexível, coloca o Gerente no controle da conversa e garante a abordagem dos tópicos mais importantes, num espaço mínimo de tempo.

A entrevista orientadora é preferida por entrevistadores experientes, embora a “lista de verificação” possa parecer um interrogatório; e os próprios candidatos não têm muita chance de adicionar informações que possam afetar sua decisão.

Uma entrevista não orientada é flexível, usa questões abertas em vez do formato preparado antecipadamente. O Gerente deve começar com uma ideia geral do perfil da empresa a fim de criar bom relacionamento, revelar atitudes, fazer surgir opiniões e respostas que possam mostrar mais qualificações do candidato.

Conduzir essa entrevista requer experiência, pois precisa reconduzir a conversa de volta ao seu curso, quando os candidatos saem pela tangente. Dessa forma, uma entrevista combinada deve usar ambas as técnicas, as quais serão úteis para abordar as informações básicas do candidato:

  • “Por que você saiu da empresa anterior? ”.
  • “Que programas de informática você está familiarizado? ”
  • “Vejo que você está estudando, quando concluirá o curso? ” O Gerente pode alternar a fim de avaliar as metas profissionais, a comunicação verbal do candidato, seu poder de persuasão, sua segurança, seu temperamento, sua ambição, automotivação e habilidades interpessoais como por exemplo:
  • “Por que você quer trabalhar aqui? ”
  • “Como você descreveria o trabalho ideal? ”
  • “Se você terminar uma tarefa mais cedo, como usará o tempo restante? ”
  • “Como você reagiria se pedisse informações a algum outro departamento e lhe dissessem para não perturbar? ”
  • “Você pode dar um exemplo de um erro inesquecível que tenha cometido no seu trabalho anterior? ”
  • “E o que você que aprendeu com esse erro? ”
  • “O que você se vê fazendo daqui a 3 ou 4 anos? ”

https://www.facebook.com/profigestao

Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

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