O BID – BALÃO INTRAGÁSTRICO DEGLUTÍVEL é uma cápsula
O balão intragástrico deglutível – ALLURIUN é a grande novidade no Brasil. Utilizado em diversos países, recebeu a aprovação da ANVISA. A tecnologia inovadora permite que ele seja deglutido na presença do médico e verificada a sua posição, radiologicamente.
Sem a necessidade de endoscopia ele é insulflado com um líquido especialmente desenvolvido para um permitir um esvaziamento programado entre o 4-6 mês. Desta forma, não precisa ser retirado e é eliminado espontaneamente. Em diversos estudos a perda de peso média é de 15%, quando associado a equipe multidisciplinares. Os sinais e sintomas são semelhantes aos dos balões convencionais, com náuseas, episódios de vômitos, desconforto e dor abdominal, principalmente. A fase de adaptação é de 3-5 dias, mas não pode ser prevista pela equipe multidisciplinar ou pelo próprio paciente.
O tratamento com balão intragástrico não é isolado da necessidade de medidas e mudanças comportamentais e do estilo de vida. Uma dieta balanceada, orientada e personalizada pela nutricionista associada a abordagem psicológica ativa aumentam a chance de sucesso e diminuem a possibilidade de reganho de peso.
As atividades físicas devem ser implementadas ou reiniciadas a partir do sétimo dia. Alguns pacientes vão se sentir mais fracos nesta fase, dieta líquida restrita e líquida completa.
VANTAGENS
Indicado para o tratamento do sobrepeso e obesidade;
Não precisa de endoscopia digestiva para a sua colocação ou retirada. As indicações de realizar endoscopia são baseadas na história clínica, sinais e sintomas, e não para a colocação ou retirada do balão;
Fácil deglutição da cápsula e visualização no estômago por Rx;
Tratamento simples e eficaz, com média de perda de peso de 15%;
Média de tratamento de 4-6 meses com esvaziamento programado.
O médico endoscopista é o responsável pela colocação e orientações do tratamento. Mesmo não sendo colocado por endoscopia, a importância de uma consulta médica e multidisciplinar é fundamental para uma boa evolução e tratamento de possíveis eventos colaterais ou complicações. O balão pode ser retirado em qualquer fase do tratamento, embora ele seja projetado para permanecer no organismo entre 4-6 meses.
Autor:
Dr. Thiago F. de Souza: Endoscopia Digestiva Diagnóstica e Terapêutica do Instituto EndoVitta