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quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Programa inovador espanhol que vai além do ensino bilíngue chega ao Brasil

Grupo Base Educación apresenta sistema de complementação curricular 100% em espanhol e que transforma colégios parceiros em um sistema internacional plurilingue

Considerado uma das principais referências na área de educação e inovação pedagógica na Espanha, o Grupo Base Educación, com 60 anos de experiência no sistema educacional espanhol e 8 colégios particulares no território ibérico, escolheu o Brasil para o lançamento mundial de uma metodologia inovadora de desenvolver a língua espanhola com alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas particulares. Trata-se do Programa B.E. (Bachillerato Espanã), um sistema de complementação curricular que transforma o colégio parceiro em um complexo internacional plurilingue de duplo currículo.

Desenvolvido a partir de itinerários de aprendizagem que contemplam situações e problemáticas do mundo globalizado, tratados sob a perspectiva local, o Programa B.E. é resultado da parceria do Base Educación com outras instituições de ensino espanholas, como a Vicens Vives, editora líder na Espanha de livros didáticos. O lançamento do programa no ensino brasileiro marca a expansão dos negócios do Grupo Base Educación e acontece em parceria com o Colégio Oshiman, tradicional escola localizada no bairro da Vila Mariana, na capital paulista. 

O Programa B.E. contempla jovens do sexto ou sétimo ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio, e é inovador porque possibilita aos alunos aprender a língua espanhola por meio de experiências reais e explorando recursos de Design Thinking, um método que estimula o desenvolvimento de um pensamento crítico e mais criativo.

“O programa é estruturado por uma sequência de itinerários de aprendizagem. Em outras palavras, são seções temáticas baseadas nos interesses e inquietudes dos estudantes. Para isso, são explorados assuntos sociais e globais do século 21, como a questão da sustentabilidade e que envolve a governança ambiental, social e corporativa, proporcionando aos alunos oportunidades de desenvolver competências importantes para sua formação como cidadão e profissional”, explica Felipe Goldschmidt, coordenador do projeto. 

Ao concluir o Programa B.E. o aluno recebe um diploma emitido pelo Grupo Base Educación. Além disso, inicia-se o movimento de homologação do diploma para que o formando, se desejar, possa entrar no processo de seleção das universidades espanholas.

De acordo com Goldschmidt, a proposta é de um programa internacional inovador, plurilíngue e com duplo currículo que prepare os estudantes brasileiros para entrarem com mais facilidade nas universidades espanholas e europeias, em busca de maior qualificação para o competitivo mercado de trabalho globalizado. “Proporcionamos aos alunos total imersão na cultura maker, bem como oferecemos ambiente estimulante ao desenvolvimento de novas lideranças, familiarizadas às diretrizes dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU”, conclui.

A escolha para lançar o Programa B.E. no Brasil é estratégica porque pesquisas recentes realizadas pelo Instituto Cervantes no Brasil apontam que existem hoje mais de seis milhões de estudantes em cursos de espanhol e mais de 51% dos alunos que prestaram o ENEM em 2020, optaram pela língua espanhola para responder às questões de língua estrangeira do vestibular.

Modelo de Negócios – Se para pais e alunos os benefícios do Programa B.E. ficam claros, para gestores de escolas de pequeno e médio portes as vantagens são ainda mais tangíveis. “Estamos, ao mesmo tempo, exportando o modelo de ensino europeu, oferecendo às instituições de ensino uma alternativa para inovar e internacionalizar seus projetos educacionais, com condições bastante favoráveis tanto tempo de implementação, quanto valor de investimento, similar ao de outros programas focados nas atividades extracurriculares”, ressalta Goldschmidt.

Nesse sentido, a proposta vai muito além da solidificação do aprendizado de um segundo idioma. “Trata-se de uma proposta que pode ser transformadora para o modelo de negócios das escolas, conferindo possibilidade única com chancela de organizações da educação do governo espanhol, tornando as escolas parceiras mais competitivas para o mercado. Com a iniciativa, literalmente, tiramos a escola, seus professores e alunos da zona de conforto, elevando a experiência educacional a um novo patamar”, conclui o coordenador do Projeto.

Autora:

LF&Cia Comunicação

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