11.8 C
São Paulo
sábado, 20 de julho de 2024

“Pentecostais, mulheres e negras”

   Pentecostais, mulheres e negras são a face das mulheres evangélicas no Brasil. No dia 08 de março, comemoramos o Dia Internacional das Mulheres, que lutam por condições igualitárias e uma sociedade justa. Decidi falar sobre as mulheres evangélicas e porque o movimento pentecostal se tornou o maior expoente da etnia negra e das mulheres evangélicas no Brasil. Foi em Jerusalém, há mais de dois mil anos, que o Espírito de Deus desceu sobre as mulheres e sobre os cristãos perseguidos. Mulheres que não tinham voz naquela sociedade passaram a ser portadoras do próprio Deus, “assim como Maria”, mãe de Jesus.

   O pentecostalismo é o principal movimento evangélico no mundo. Eles acreditam nessa experiência metafísica e acreditam que o Espírito de Deus age no mundo ainda hoje, usando mulheres, negros e marginalizados. Em uma sociedade onde a mulher é vista como inferior ao homem, as mulheres negras precisam lutar ainda mais, primeiro por causa do racismo estrutural na sociedade e depois pelo fato de serem mulheres que são tidas como inferiores ao homem. São nas igrejas pentecostais que as mulheres podem pegar um microfone para serem ouvidas e exercer cargos de liderança, e elas se sentem portadoras de um chamado divino, uma missão especial dadas a elas pelo próprio Deus. Poderíamos nos perguntar por que as igrejas evangélicas dentro de comunidades são pentecostais e, em sua maioria, formadas por mulheres negras? O movimento pentecostal tornou-se um mecanismo de proteção para as mulheres, pois proporciona algo que outros movimentos sociais não oferecem: igualdade entre os pares.

   Não que o pentecostalismo seja perfeito, de fato, creio que possua muitas deficiências e um longo caminho a trilhar em temas como direitos, portanto, tem feito muito mais pelas mulheres do que muitos segmentos sociais e religiosos ao longo das últimas décadas. No entanto, nessa data tão especial, um parlamentar evangélico do segmento pentecostal foi à tribuna da Câmara dos Deputados com uma peruca para atacar pessoas que se identificam como mulheres, diversos meios de comunicação deram a entender que todos os evangélicos pentecostais são ignorantes e preconceituosos como o parlamentar, se esquecendo que o movimento foi pioneiro no valor a mulher e principalmente a mulher negra. Venho exaltar o movimento evangélico pentecostal por fazer há séculos o que a sociedade tem lutado para que seus cidadãos o façam: que as mulheres sejam ouvidas e tratadas com respeito e igualdade. Parabéns a todas as mulheres e, em especial, às mulheres negras!

Autor:

Rafael Ribeiro

6 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela iniciativa. É sempre importante reconhecer o valor das mulheres. Ainda mais diante desse acontecimento que desejou não apenas desmerecer as mulheres, mas também demonstrar uma visão errada do posicionamento dos cristãos. Jesus sempre evidenciou as mulheres, mesmo naquela sociedade na qual o sexo feminino não tinha voz e direitos.

  2. Palavra edificante e que tenha principalmente o amor,para se ter o respeito com todos, não fazendo acepção entre raças , brancos e negros, porque todos são iguais.

  3. Boa reflexão que nos trás um um ponto de reflexão, no que se refere a igualdade racial e de gênero, incentivando a busca de um relacionamento social justo e igualitário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio