Você Estimula Seus Funcionários a Alcançarem a Excelência? Eles se Incomodam Com Isso? Seus Colaboradores Aceitam a Excelência Naturalmente?
Fazer com que os colaboradores de uma organização alcancem a excelência não é uma tarefa muito simples, principalmente se esses funcionários estiverem acostumados a realizar trabalhos medíocres.
Se os colaboradores de uma empresa estiverem perfeitamente satisfeitos – ou pelo menos pensarem estar – agindo da velha maneira, certamente o Gerente terá enormes dificuldades em guiá-los rumo à excelência.
Quando não existir esforços ou exigências e um novo gestor chegar esperando esforço redobrado, produção triplicada e amplas melhorias da qualidade, algumas vezes poderão existir “sabotagem” por parte dos funcionários.
As pessoas ficarão contaminadas pela ideia de que esse novo “chefe” irá desmontar a equipe, o que lhes parece estar funcionando perfeitamente bem há muito tempo.
Hoje já se sabe que os seres humanos simplesmente detestam as mudanças e, na maioria das vezes, elas lutam contra isso o tempo todo. Sendo assim, quando os colaboradores têm de se desdobrar e fazer coisas que não estão acostumadas, elas se sentem profundamente incomodadas.
Isso ocorre porque elas terão que exercitar seus músculos e seus córtices cerebrais, os quais não se exercitam há muito tempo – se é que alguma vez o fizeram. Em muitos casos os funcionários não acreditam que os novos padrões estabelecidos pelo novo Gerente serão sequer alcançáveis.
Se o forem, os colaboradores acharão que é desumano solicitar a alguém que os satisfaça e, provavelmente, acusarão esse novo gestor de crueldade e insensibilidade.
Entretanto, ao encontrar esse tipo de reação o Gerente deve se lembrar de que isso é perfeitamente normal; ou seja, faz parte do processo. Desde que os padrões de excelência sejam elevados, mas realistas, será apenas uma questão de tempo – e paciência – alcançá-los.
Dessa forma, o Gerente não deve esperar que seus colaboradores passem da mediocridade à excelência da noite para o dia e, além disso, deve lembrar-se de que muitos não sabem o que é ter essa experiência.
A função de um Gerente moderno é levá-los passo a passo à excelência, de maneira quase imperceptível, ao ponto em que possam atender aos padrões e se orgulharem disso.
Além disso, as pessoas precisam ser motivadas a executar um trabalho de qualidade superior não pelo fato de poderem ser repreendidas, mas sim pelo fato de se sentirem bem consigo mesmas realizando esse trabalho.
Porém, fazer com que as pessoas assumam compromissos com a excelência não é uma tarefa fácil, pois o Gerente estará solicitando que os colaboradores mudem radicalmente sua forma de pensar em relação a si próprios e ao seu trabalho.
O gestor estará pedindo para que eles mudem de comportamento e, dependendo da idade e da experiência anterior dos colaboradores, o Gerente terá que dedicar muito tempo a reverter os padrões arraigados de raciocínio dos seus funcionários. Mas, isso é possível se o Gerente:
- Cumprimentar as pessoas na frente dos colegas, quando alcançarem os padrões de excelência exigidos.
- Verificar se eles – os funcionários – estão recebendo o treinamento adequado aos novos padrões.
- Deixar que eles conheçam as recompensas que farão jus se alcançarem tais padrões.
- Lembrá-los constantemente a contribuição que prestam ao departamento e à organização.
- Deixar que os colaboradores saibam que é através do desempenho, e não da política, que eles progredirão.
- Reconhecer quaisquer dificuldades que eles possam enfrentar, incentivando-os constantemente.
Fonte: Tracy, Diane. “Dez Passos Para o Empowerment” Rio de Janeiro, Ed. Campus, 1994