13 C
São Paulo
terça-feira, 23 de julho de 2024

Compliance Ambiental: dicas para implantá-lo no dia a dia das organizações

Nos últimos anos, práticas de responsabilidade ambiental tem se tornado um requisito tão importante quanto a ética e a transparência dentro do ambiente corporativo. Segundo estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis.

Neste sentido, a implementação de procedimentos que estejam em conformidade com as legislações ambientais vigentes pode ser a chave para o negócio ir para a frente. “As organizações que não estão priorizando assuntos como este, podem acabar ficando para trás diante da concorrência”, comenta Eduardo Tardelli, CEO da upLexis, empresa de tecnologia especializada em mineração de dados. 

Com o intuito de ajudar empresas, o executivo listou algumas dicas sobre a implementação de práticas de compliance ambiental. Confira! 

Contrate especialistas na área: um bom primeiro passo seria reunir uma equipe de profissionais que tenha conhecimento sobre as legislações ambientais. Eles serão capazes de garantir a adoção das melhores práticas ambientais para seu negócio. 

Faça uma análise dos riscos ambientais: que tal avaliar se o cenário de regulamentação ambiental é pertinente à atuação da sua empresa? Dessa forma será possível entender a quais leis ela precisa atender, quais são os seus impactos e priorizar quais atividades serão importantes para o setor de compliance ambiental. 

Introduza um treinamento interno: ao investir em treinamentos é possível fazer com que todos os colaboradores estejam na mesma página. Dessa forma, as novas práticas ambientais passarão a fazer parte do dia a dia de todos os funcionários e até mesmo terceirizados. 

Autora:

Juliana Oliveira

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio