A comunidade jurídica foi muito impactada pela pandemia de Covid-19 em 2020 e ainda está vendo os efeitos. Muitos escritórios de advocacia foram forçados a enviar seus advogados para casa para quarentena, e os advogados tiveram que lidar com a criação de seus escritórios em casa enquanto continuavam seu trabalho em um ambiente remoto. Mas depois de um ano e meio, a comunidade jurídica abraçou muitas das mudanças impulsionadas pela pandemia.
Trabalho Remoto
Um dos resultados mais significativos da pandemia é o trabalho totalmente remoto. Junto com quase todas as outras profissões, os advogados foram forçados a arrumar seus escritórios e transferir o trabalho para suas casas. Com essa mudança, os advogados tiveram que se adaptar a videoconferências com clientes e trabalhar com colegas de trabalho em projetos sem a facilidade de estar no mesmo escritório. Além desses desafios, as pessoas muitas vezes tinham que trabalhar com a presença de suas famílias.
A quarentena em casa foi um grande ajuste para os profissionais acostumados a separar seu trabalho de sua vida pessoal. Embora a mudança do trabalho remoto tenha criado uma curva de aprendizado para alguns, a comunidade jurídica como um todo conseguiu navegar por essa mudança e muitos advogados perceberam que trabalhar em casa era possível e, de muitas maneiras, preferido ao trabalho no escritório.
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
A pandemia que obriga os advogados a trabalhar remotamente na verdade expôs uma oportunidade de ter um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Os advogados são conhecidos por terem carreiras de alto estresse e alta demanda que vêm com longas horas no escritório. Mas cortar o tempo de deslocamento para o trabalho e ter a facilidade de trabalhar em um escritório em casa deixou claro que os advogados podem equilibrar melhor suas carreiras com suas vidas pessoais.
Antes da pandemia, um advogado trabalhando remotamente era incrivelmente raro porque não parecia eficaz ou eficiente. Mas depois de quase um ano e meio de trabalho remoto, muitos advogados estão percebendo que trabalhar remotamente é possível e pode até permitir um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional. De fato, tenho visto grande interesse entre os advogados que querem continuar a trabalhar remotamente, mesmo quando os escritórios de advocacia estão se abrindo de volta para o trabalho presencial.
Aumento da demanda por advogados
Agora que a comunidade jurídica reconheceu que o trabalho remoto pode ser feito de forma eficaz e os advogados estão vendo os benefícios pessoais de um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, muitos querem continuar trabalhando em casa, pelo menos em parte do tempo. Quando os escritórios de advocacia começaram a anunciar seus planos de retorno ao trabalho, aqueles que disseram que haverá uma exigência de retornar ao escritório em tempo integral receberam uma grande reação de seus funcionários.
Enquanto muitos advogados estão ansiosos para retornar ao escritório, outros querem pelo menos ter um horário de trabalho híbrido. Sei que tenho visto um aumento notável de advogados que chegam à minha empresa em resposta a colocações de emprego que oferecem trabalho remoto ou um horário de trabalho híbrido. Esse fluxo no mercado de trabalho, aliado a uma forte recuperação econômica, resultou em uma alta demanda por advogados em todo o país.
Requisitos do Office
A pandemia levou os empregadores a avaliar suas necessidades para que os funcionários voltem ao escritório. A pandemia custou quase 5 milhões de vidas até agora em todo o mundo e tem sido uma experiência traumática para muitas comunidades e famílias. Embora vacinas eficazes tenham sido desenvolvidas e estejam amplamente disponíveis, tem havido alguma resistência à vacina de pessoas que não querem recebê-la. Isso causou problemas com os planos de retorno ao trabalho, porque os escritórios de advocacia tiveram que decidir se exigiriam que seus funcionários fossem vacinados para voltar ao escritório.
A política que cerca os requisitos de vacina são complicadas, mas a maioria dos escritórios de advocacia já deixou claro que quer um ambiente seguro para os funcionários que trabalham no escritório. Algumas empresas adicionaram um asterisco aos requisitos de vacina, dizendo que avaliarão cada situação caso a caso se houver uma preocupação legítima. Independentemente de cada situação, todos os escritórios de advocacia tiveram que revisar as regras para acomodar aqueles que não estão totalmente vacinados, e muitos exigem que os funcionários usem máscaras no escritório e façam testes regulares de Covid-19 se não forem vacinados, para que tenham menos probabilidade de espalhar a doença para aqueles dentro do escritório.
Requisitos para novas contratações
Em uma tendência em todos os setores, a última mudança que estamos vendo é que muitas listas de empregos de escritórios de advocacia agora estão exigindo que os novos contratados tenham recebido a vacina contra a Covid-19. Os escritórios de advocacia adicionaram uma condição às suas listas de empregos de que todos os novos contratados serão obrigados a mostrar prova de sua vacinação completa. As empresas estão esclarecendo que cumprirão todas as leis aplicáveis em relação à acomodação razoável de indivíduos com deficiências e / ou crenças religiosas fortemente mantidas. Os líderes de escritórios de advocacia estão justificando esse requisito afirmando que estão garantindo a saúde e o bem-estar de seus funcionários atuais e da comunidade em geral, apoiando os esforços de saúde pública.
Mudança sem precedentes
Embora tenha havido grandes mudanças na comunidade jurídica por causa da pandemia, houve algumas mudanças positivas que não teriam vindo à tona sem a quarentena. Existem agora oportunidades que, em grande escala, os funcionários nunca pensaram ou foram considerados implausíveis. Por exemplo, trabalhar remotamente e em um horário híbrido tornou-se a solução lógica para corrigir o problema de equilíbrio entre vida pessoal e profissional da comunidade jurídica.
Os advogados estão defendendo um horário de trabalho híbrido e fazendo mudanças para corresponder à carreira que se alinha mais de perto com seus objetivos profissionais e pessoais. Embora os efeitos da pandemia tenham impactado muito a comunidade jurídica de maneiras dramáticas, os advogados estão gradualmente trabalhando para retornar ao trabalho com segurança e fazer mudanças no setor que não teriam ocorrido de outra forma.
Autor:
Dr. Pedro Paulo Araújo Pereira Costa
Advogado e Consultor empresarial e tributário desde 2010. Membro titular da Ordem dos Advogados do Brasil, Membro titular da Academia Brasileira de Direito Civil e Membro convidado da American Bar Association nos Estados Unidos da América.
Muito bom artigo!
Artigo sensational, o autor tem toda razao!