Maior cidade do país é a preferência de 15,6% dos viajantes que optaram por destinos nacionais para curtir a folia
Não foi a praia, mas a terra da garoa, o destino queridinho dos brasileiros para curtir o Carnaval de 2023. De acordo com o ViajaNet, agência online de viagens, que analisou até o dia 25 de janeiro o volume de compras de passagens aéreas para o feriado, mostra que São Paulo lidera, com 15,6%, o interesse dos viajantes para aproveitar o período carnavalesco. Segundo a prefeitura de SP, são esperadas mais de 14 milhões de pessoas para as comemorações deste ano.
Segundo o recente levantamento da agência, completaram ainda o Top 3 as cidades do Rio de Janeiro, com 11,44% dos turistas e Salvador, escolhido por 6,3% deles.
Destino (Doméstico) | Volume (%) |
1 – São Paulo | 15,60% |
2 – Rio de Janeiro | 11,44% |
3 – Salvador | 6,30% |
4 – Recife | 5,02% |
5 – Brasília | 4,65% |
6 – Porto Alegre | 3,33% |
7 – Fortaleza | 3,33% |
8 – Porto Seguro | 3,17% |
9 – Florianópolis | 3,05% |
10 – Goiânia | 2,72% |
11 – Vitória | 2,63% |
12 – Curitiba | 2,47% |
13 – Belo Horizonte | 2,22% |
14 – Belém | 1,89% |
15 – Maceió | 1,85% |
(Fonte: ViajaNet, com dados de janeiro/2023)
Representando o Nordeste, entre as 10 cidades mais procuradas aparecem Recife (PE), Fortaleza (CE) e Porto Seguro, também na Bahia.
Quem optou pela região Sul estará indo para Porto Alegre e Florianópolis. Brasília completa a lista representando o centro-oeste entre os destinos mais desejados para o Carnaval.
Perfil dos foliões
De acordo com o Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, turistas de outros estados representam 5,1% do total dos foliões que comemoram a festa na cidade, sendo Minas Gerais quem lidera o ranking de visitantes (1,2%). Com base em 1,2 mil entrevistas, o estudo apontou ainda que 56,5% dos participantes do evento são do gênero feminino, 43,2% são homens e 0,3% se identificaram como “outros”.
Já em relação à faixa etária, a maior parte tem entre 25 e 29 anos (32,4%). Em seguida, vem o grupo com idade entre 18 e 24 (29,6%) e o que tem entre 30 e 39 anos (26,9%).
Nada de última hora
A pesquisa do ViajaNet apurou ainda a média de antecipação das compras, ou seja, com quantos dias de antecedência às datas das viagens os viajantes compraram suas passagens.
Porto Seguro foi o destino para o qual os brasileiros mais se planejaram, garantindo sua passagem com quase dois meses de antecedência. Depois, surge RJ, com 47 dias de antecipação e Salvador, com 46.
Quem ficou entre as opções ‘de última hora’ foram as cidades de Fortaleza (CE), Vitória (ES) e Belém (PA), com uma média de 37 dias de antecedência nas compras.
Europa lidera procura por destinos internacionais no Carnaval
Para quem optou por curtir o período da folia fora do país, Lisboa foi a cidade mais procurada, com 12,11%. A capital portuguesa, apesar de fora do Brasil, também comemora o Carnaval com um jeitinho brasileiro. Um dos blocos mais tradicionais da cidade, o Colombina Clandestina, chegou a reunir 10 mil pessoas em 2022 e promete um número ainda maior este ano.
Em Portugal também está o destino para o qual os viajantes mais se programam com antecedência, com uma média de 78 dias antes da viagem: a cidade de Porto, escolhida por 4% dos viajantes.
Segue atrás de Lisboa a cidade de Buenos Aires (8,02%), na Argentina, e Paris (4,87%), na França. Dentre os continentes mais representados, a Europa lidera a lista ainda com Londres, no Reino Unido, e Madrid, na Espanha. As cidades norte-americanas de Orlando e Nova York também foram umas das mais procuradas pelos brasileiros no período.
Destino (Internacional) | Volume (%) | Qntd. dias de antecipação |
1 – Lisboa, Portugal | 12,11% | 69 |
2 – Buenos Aires, Argentina | 8,02% | 55 |
3 – Paris, França | 4,87% | 70 |
4 – Santiago, Chile | 3,93% | 46 |
5 – Orlando, EUA | 3,93% | 67 |
6 – Londres, Reino Unido | 3,93% | 66 |
7 – Porto, Portugal | 3,77% | 78 |
8 – Nova York, EUA | 3,30% | 71 |
9 – Madrid, Espanha | 3,30% | 74 |
(Fonte: ViajaNet, com dados de janeiro/2023)
Sobre ViajaNet
ViajaNet é uma agência de viagens digital brasileira, criada em 2009. Atua no segmento de turismo, ou seja, vende passagens áreas, pacotes de viagens nacionais e internacionais, hotéis, casas de temporada, ingressos, seguro-viagem e aluguel de carros. Tornou-se referência no mercado de viagens on-line e embarcou mais de 5 milhões de passageiros. Em 2022, foi adquirida pelo Grupo Decolar, empresa líder de viagens na América Latina.
Autora:
Amanda Mathias