18.9 C
São Paulo
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Relações simplesmente complexas

O homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher

e eles se tornarão uma só carne.

Gênesis, 2:24

Bóson, físico teórico e Lenimarx, ativista política, casaram-se através de arranjo familiar. Os pais entendiam que o raciocínio lógico e a formação humanística eram complementares. A união preservaria o patrimônio e geraria netos lindos e inteligentes. Tudo muito maravilhoso!

O enlace civil foi celebrado por procuração, pois Bóson tinha um congresso de Física Quântica e Lenimarx um debate sobre a Coletivização da Propriedade dos Meios de Produção na Sociedade Pós-Industrial Alternativa, tudo no mesmo dia e hora. A festa foi reservada e os noivos pouco permaneceram. A banda era tão ruim que quando alguém apertou o botão da descarga do banheiro, 2 casais começaram a dançar. Na lua de mel, ele queria visitar parques científicos e ela fazendas coletivas. Para evitar briga, cada um foi sozinho ao seu destino preferido.

Convivência tensa. Se discutiam a relação, para cada problema que ela apresentava ele oferecia inúmeras soluções, todas recusadas. Dormiam em quartos separados e faziam as refeições em horários diferentes. Ele é caseiro, planejador, ermitão, analítico, sem amigos e cultua hábitos diurnos. Ela é caótica, socializada, estridente, confusa e adora a vida noturna. Jamais fizeram algo juntos. A coisa mais íntima que compartilhavam era a declaração de Imposto de Renda. Por conta disso, não deveriam brigar, mas toda DR terminava em baixaria. As queixas nas reuniões do condomínio eram constantes. O sonho dos seus pais tinha ido para o brejo.

Após mais uma briga seguida de baixaria, o síndico e 2 condôminos, um delegado e um juiz de direito, pediram para o padre Bento aceitar ambos no Encontro de Casais da paróquia no fim de semana, pois na esfera jurídica e policial não havia mais o que fazer pela paz no condomínio. Bóson e Lenimarx recusaram, o juiz ameaçou enquadra-los como condômino antissocial e por fim aceitaram. O líder do Encontro enviou o programa e as leituras preparatórias. Na noite da sexta-feira, o casal partiu para o evento e o condomínio viveu um fim de semana de paz.

Pela a primeira vez o casal concordou em alguma coisa, mas por motivos distintos. Segundo a tradição judaico-cristã, Moisés é o autor do livro do Gênesis, palavra que significa princípio, origem, criação e integra a Torá e o Pentateuco, os 5 primeiros livros da bíblia. Nasceu em 1.560 A.C. e morreu aos 120 anos. É no Gênesis que se encontra a citação do início desta crônica. Bóson acha difícil que Moisés tenha escrito aquilo. Naquele tempo não existia Wikipedia, Wi-Fi, Google e editor de texto. Como pesquisar tais coisas? Quem revisou? Por que ele não registrou os direitos autorais? Para Lenimarx, Moisés é só um ditador antidemocrático. Nenhum dos seus livros contém notas de rodapé ou referências bibliográficas. Ele abriu caminho no mar? Qual é! As ONGs ambientalistas ficaram caladas? Tudo muito estranho!

Bóson e Lenimarx fizeram dezenas de perguntas e apartes aos palestrantes e criticaram tudo. Conquistaram vários adeptos e o questionamento aumentou. Os oradores eram bem preparados, mas as perguntas não se baseavam nos estudos teológicos ou nas leituras. Eram críticas por falta de evidência científica ou afronta às questões políticas e filosóficas do universo LGBTQIA+.

Após 2 casais abandonarem o Encontro, o padre Bento, preocupado com a situação, cortou o café preto e caprichou nos chás: Camomila, Erva Doce e Maracujá – o top 3 da calma – e preveniu os palestrantes do último dia: um casal com 25 anos de união, uma taróloga, uma influencer, um Coach de autoajuda e uma mãe de santo. Todos os flancos estavam cobertos.

O foco mudou, dos preceitos do Gênesis para o dia a dia dos casais. Se a coisa não descambou de vez, pelo menos os danos colaterais foram aparentemente menores. Bóson compreendeu que a função da DR é só discutir problemas e não soluciona-los. Lenimarx admitiu que para poder comer, beber e consumir é preciso trabalhar, produzir e ganhar dinheiro. Bóson aceitou sair para passeios noturnos – uma volta no quarteirão antes das 21 horas – e aumentar o rol de amigos para 3. Lenimarx topou reduzir os incensos e o volume da música Zen, aboliu a execução diária do hino da Internacional Socialista e levou a produção de panfletos para outro lugar. O casal pensou até em gerar um filho ou adotar uma tartaruga, talvez em uns 8 anos.

A paz e a harmonia voltaram ao condomínio, mas nem tudo era felicidade. Padre Bento louvou a reconciliação entre Bóson e Lenimarx, mas o estrago na Paróquia foi muito grande. Após o Evento foram protocolados 8 pedidos de divórcio e dezenas de inscrições para o curso de noivos foram canceladas. O Encontro de Casais do mês seguinte foi adiado pela recusa de palestrantes e falta de interessados. A Paróquia sofreu intervenção da Diocese, o padre Bento foi afastado e uma ONG pró diversidade e inclusão propôs a revisão e modernização do Livro do Gênesis. Sobrou até para Moisés!

Laerte Temple
Laerte Temple
Administrador, advogado, mestre, doutor, professor universitário aposentado. Autor de Humor na Quarentena (Kindle) e Todos a Bordo (Kindle)

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

A nova desordem mundial

Beba, durma e coma!

Velhos amigos, idosos e perigosos

Patrocínio