O Ministro da Educação Camilo Santana anunciou na quinta-feira (16 de fevereiro), o reajuste nas bolsas de pós-graduação em todo o Brasil. Serão 40% de reajuste para as bolsas de mestrado e doutorado para as bolsas do CNPq e da Capes além de outros reajustes tanto para pós-doutorado e projeto de iniciação científica nas Universidades, quanto para formação de professores e Bolsa Permanência para alunos em situação vulnerável.
De acordo com dados divulgados nos últimos anos pelo MEC, o Brasil têm mais de 120 mil estudantes de pós-graduação, cursando doutorado e mestrado (profissional e acadêmico). Apesar de uma queda devido à pandemia, projeções indicam que o número de alunos de pós-graduação aumente nos próximos anos.
Outra alternativa de financiamento às iniciativas de pesquisa, além dos recursos garantidos pelos órgãos do governo federal é a disponibilização de verbas pela própria Universidade, que geralmente reserva uma parte de seu orçamento para essa finalidade. Mas apesar do apoio de diferentes instituições de apoio à pesquisa; a sensação geral é que ainda há muito o que avançar em termos de incentivo ao conhecimento científico no Brasil.
É importante que a imprensa em geral, assim como os canais que o governo usa para se comunicar com o cidadão; promova debates e discussões para conscientizar o público em geral sobre os benefícios do desenvolvimento de pesquisa científica nas Universidades de todo o Brasil e a formação de acadêmicos, cientistas e pesquisadores.
As pesquisas realizadas em Universidades nas mais diversas áreas, sempre foi transformadora na sociedade, tanto para os meios tecnológicos quanto nas ciências humanas e em âmbito cultural. Além disso a iniciação científica para alunos ainda na graduação amplia o conhecimento e desenvolve o interesse pela área de estudo e forma futuros pesquisadores.
Fontes:
http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/180-estudantes- 108009469/pos-graduacao-500454045/2583-sp-2021081601
https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-11/brasil/pos-graduacao/
Autora:
Anna Flávia Lopes – jornalista e pesquisadora na área de história da imprensa