21.1 C
São Paulo
sexta-feira, 22 de novembro de 2024


Carnaval e prevenção: especialista alerta para aumento de sífilis e HIV

Casos de infecções sexualmente transmissíveis antes estáveis costumam aumentar após o Carnaval

O carnaval é festa, alegria e diversão garantida. Em todo o País, as pessoas costumam aproveitar os dias de folia para sair com os amigos, os crushes e, por vezes, fazer novos ‘contatinhos’. Tudo isso é bom e fica ainda melhor se, numa relação mais íntima, houver consciência e prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
O alerta vale para a vida inteira, mas é nesse período do ano que as campanhas de prevenção se intensificam e os médicos reforçam a necessidade dos preservativos.

Joana Bion, responsável pelo setor de análise clínica do laboratório Lach, afirma que nesse período as pessoas acabam “relaxando” no quesito prevenção, o que traz como resultado um aumento na incidência de doenças que anteriormente tinham números estáveis, como a sífilis.

“O número de exames laboratoriais para detecção de ISTs aumenta um pouco depois do carnaval, uma vez que elas se desenvolvem de sete a 15 dias após o contato. Isso seria um indício de que as infecções podem se espalhar mais facilmente nessa época festiva”, destaca Joana Bion, do Lach.

Autora:

Danielle Campos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio